Variedades

CURTAS DC MAIS | 08/02

CURTAS DC MAIS | 08/02
Crédito: Freepik

“Os melhores das ondas curtas”

A Rádio Inconfidência foi apontada como uma das melhores rádios dos cinco continentes. A emissora ficou em sétima posição na pesquisa “Os melhores das ondas curtas”, organizado pelo “DX Clube sem Fronteiras”, da Academia Caruaruense de Ciências e Letras. A “Gigante do Ar” (AM 880) aparece ao lado de outros oito veículos do Brasil, Cuba, Japão, Turquia e Vietnã. A Inconfidência AM mostra que é grande em todo o mundo e se tornou trilha sonora de gerações. “Esse é o resultado de um trabalho desenvolvido há mais de oito décadas e que mostra a missão dos profissionais envolvidos para fazer uma programação de qualidade. A Rádio Inconfidência é um patrimônio de Minas Gerais”, destaca Gustavo Mendicino, presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), instituição que gerencia a Rede Minas e a Rádio Inconfidência. A pesquisa anual homenageia e prestigia as emissoras, locutores e programas pelo trabalho e serviço de radiodifusão. Foram apontados veículos da Argentina, Brasil, Chile, China, Costa Rica, Cuba, Romênia, Peru, Espanha, Estados Unidos, Índia, Indonésia, México, Portugal e Uruguai. O ranking também classificou Regina Palla, do Música & Notícia, como a quinta melhor apresentadora.

“Achados e Perdidos”

Rafael Nolli participa hoje do Sempre Um Papo para falar a respeito da obra “Achados e Perdidos”, sob a mediação da jornalista Jozane Faleiro. Com esse livro, o escritor araxaense venceu o III Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil, em 2021. A conversa, que conta com tradução simultânea em Libras, acontece às 19h de forma on-line, através do canal no YouTube do projeto. Com cerca de 70 páginas, “Achados e Perdidos” (Cepe Editora) é uma espécie de diário, que trafega pela crônica, pelo conto, e, algumas vezes, se aproxima até mesmo do ensaio. “Parte importante da história se desenvolve nas notas de rodapé, usadas como um espaço de fundamental importância no desenvolver da trama. Ali, editores, ilustradores e até mesmo o leitor, se tornam personagens do livro”, explica Nolli. A obra é dividida em três capítulos que se complementam. A primeira parte apresenta as possibilidades existentes no ato de achar coisas, como objetos, ideias e sentimentos. A segunda mostra todas as tramas que envolvem o ato de perder. A terceira trata dos acasos e imprevisibilidades.

“Ritualísticas” no Memorial Vale

O Memorial Vale recebe o show “Ritualísticas” amanhã, às 19h30, para o lançamento da banda feminina de percussão Minas Mineiras, que é uma banda de cortejo formada por mulheres unidas pela força do tambor e da cultura popular, com as artistas Raquel Coutinho, Julia Tizumba, Maíra Baldaia, Vivi Coelho, Danuza Menezes, Beth Leivas, Bela Leite, Alcione, Elisa de Sena e Manu Ranilla. Elas se juntam no espetáculo Ritualísticas, que é o nome do show de estreia do grupo, que traz a força da mulher que canta, toca tambor, compõe reza e transmuta e cura. A apresentação integra o projeto Gerais Cultura de Minas do Memorial Vale. O show é gratuito e a retirada de ingressos deve ser feita uma hora antes do evento. Serão distribuídos no máximo um par de ingressos por pessoa, pois os lugares são limitados. Haverá tradução em libras.

Casé Fortes no  Palavra Cruzada

Em 2008, milhares de pessoas se reuniram em Divinópolis vestidos com uma camisa preta estampada com o letreiro: “Todos contra a pedofilia”. O protesto pela garantia dos direitos da criança e do adolescente ultrapassou a cidade da região centro-oeste de Minas Gerais e alcançou o país. O Palavra Cruzada, da Rede Minas, traz para o estúdio o promotor de Justiça Casé Fortes, idealizador desse movimento. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de exploração sexual de crianças e adolescentes. Dados da Secretaria de Direitos Humanos apontam que, em 2021, foram registradas mais de 119 mil denúncias. Números que assustam e que despertaram o desejo de justiça de Casé Fortes. A jornalista Daniela Murad apresenta quem é esse protagonista em defesa da criança. O Palavra Cruzada vai ao ar hoje, às 20h, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay. O programa ainda conta com a participação da jornalista Valquíria Souza.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Queixinho homenageia a Filarmônica

Pandeiro e tamborim saúdam a música clássica neste Carnaval, em Belo Horizonte. Quem faz as honras é o bloco Unidos do Samba Queixinho, que este ano homenageia a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que completa 15 anos. O programa Agenda, da Rede Minas, foi conferir o ensaio do grupo, que será exibido hoje, às 19h. O repórter Samuel Guimarães conversou com os diretores Gustavo Caetano, do Queixinho, e Agenor Carvalho, do Instituto Cultural Filarmônica, que falaram sobre esse encontro inusitado do erudito com o popular. A reportagem traz, ainda, a bateria a todo volume. Esse é um destaques do Agenda. O programa pode ser visto também, no mesmo horário, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas