CURTAS DC MAIS | 08/05
Queda de Dilma
Neste mês faz quatro anos que a então presidente Dilma Rousseff foi afastada do cargo com a abertura de um processo de impeachment. O período conturbado que o Brasil viveu de janeiro de 2015 a outubro de 2017 foi acompanhado, de perto, por Bernardo Mello Franco, que na época assinava colunas no jornal “Folha de São Paulo”.
A fase que abalou o País foi registrada no livro “Mil dias de tormenta – A crise que derrubou Dilma e deixou Temer por um fio”, do jornalista. Mello Franco esteve no projeto “Sempre um Papo” em um bate-papo com o jornalista Afonso Borges. Bernardo Mello Franco é colunista do jornal “O Globo”. O público pode rever amanhã, às 21 horas, esse encontro pela Rede Minas. O público também pode conferir a atração pela internet, no site da emissora.
“Curta no Almoço”
A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, exibe a mostra “Curta no Almoço”, disponibilizando todas as sextas-feiras diferentes curtas-metragens, de 12h até 14h, com programação on-line. O programa integra o projeto “Palácio em Sua Companhia”, e tem o objetivo de levar ao público o repertório do Cine Humberto Mauro durante o período de isolamento social, de forma acessível e segura.
As tradicionais sessões ganham a sua versão on-line na página do Facebook da Fundação Clóvis Salgado – com link de acesso também anexado ao site da FCS. A atração de hoje é a comédia “The Railrodder” (1965), dirigida por Gerald Potterton e estrelada por Buster Keaton em um de seus papéis finais no cinema. O curta entra em diálogo com a mostra “Grandes Mestres da Comédia”, disponibilizada também on-line pelo Cine Humberto Mauro.
Faixa de Cinema
A fronteira do Brasil com a União Europeia está bem próxima. Nos confins do Amapá, fica a amazônica Oiapoque, que marca a divisa com a Guiana Francesa através do rio. A cidade e suas peculiaridades vistas sob o olhar de seus habitantes foram registradas por Lucas Bambozzi no documentário “Do outro lado do rio”, que a Rede Minas exibe hoje, às 23h30, na Faixa de Cinema.
O filme traz para a tela uma viagem aos limites do Brasil. Para muitos, essas são as portas para uma nova vida em território francês, com salários pagos em euro ou mesmo em ouro. Através desses personagens reais, o documentário mostra a cidade brasileira e sua realidade, muitas vezes cruel. O trabalho e a cultura convivem lado a lado com problemas como a prostituição, o tráfico de drogas e o garimpo ilegal que marca o espaço limítrofe desses dois países. O filme também pode ser vist0, no mesmo horário, no site da emissora.
Artes visuais
A Casa dos Quadrinhos desenvolveu uma série de atividades e conteúdos on-line gratuitos para o período da quarentena, destinada aos interessados em artes visuais, quadrinhos e cinema. Toda semana serão realizadas lives nas redes sociais da escola com profissionais prestigiados das mais diversas áreas, como HQs, animação, pintura e ilustração, escultura digital, computação gráfica 3D e outras.
A escola também criou um grupo aberto ao público com conteúdos exclusivos, dicas e tutoriais, com curadoria dos professores, além de novidades, acesso antecipado a vídeos do canal, matrículas em curso e promoções. A Casa dos Quadrinhos – Escola Técnica de Artes Visuais foi fundada em dezembro de 1999 e faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade. O acesso às lives pode ser feito pelo Instagram e ao grupo exclusivo.
Libras virtual
O Espaço do Conhecimento UFMG vem realizando, desde 2015, uma série de ações para entreter, engajar e compartilhar saberes com visitantes surdos ou interessados na Língua Brasileira de Sinais (Libras). São oficinas, contação de histórias e mediações realizadas todo sábado, dentro da programação do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu.
Com os protocolos de distanciamento social adotados em função da pandemia do novo coronavírus, os encontros presenciais foram temporariamente suspensos. Para evitar a interrupção do projeto, o Espaço do Conhecimento UFMG passou a realizar o “Sábado com Libras Virtual”, no Instagram, Facebook e Twitter. Por essas redes sociais, os internautas podem assistir à atriz e intérprete Dinalva Andrade contando histórias sobre as cosmogonias.
Ouça a rádio de Minas