CURTAS DC MAIS | 08/06

Concerto da Filarmônica
Amanhã e na sexta-feira, às 20h30, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais recebe o regente convidado Conrad van Alphen e o violinista Philippe Quint. No repertório, o rigor clássico da música de Schubert serve de contraste à fluidez criativa de Korngold em seu “Concerto para violino”, a ser interpretado por Quint. Completa o programa a romântica “Primeira Sinfonia”, do compositor finlandês Jean Sibelius. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais. O maestro sul-africano Conrad van Alphen é conhecido pela combinação de excepcional sensibilidade, visão e frescor. Como artista membro da Sociedade Filarmônica de Moscou, colaborou estreitamente com a Orquestra Nacional Russa, bem como outras orquestras do país. O violinista norte-americano Philippe Quint traça um caminho raro, ao reinventar trabalhos tradicionais, redescobrir repertórios esquecidos e comissionar obras de compositores contemporâneos. Quint recebeu várias indicações ao Grammy.
“Mátria Língua” de Ana Laíns
O Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas recebe amanhã, às 20h, o show “Mátria Língua”, com a fadista portuguesa Ana Laíns. O show apresenta uma viagem pelas letras dos maiores poetas da língua portuguesa e ritmos tradicionais de Portugal, sem esquecer o poeta maior, o mineiro Carlos Drummond de Andrade. Os ingressos para o show custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou no site eventim. A língua portuguesa e as variadas formas de expressão etnográficas do seu país, além do fado, têm sido a bandeira que a artista transporta por todo o mundo, em concertos que já passaram por países como a Turquia, Tunísia, Holanda, Alemanha, Azerbaijão, Estados Unidos, entre muitos outros. Quando celebrou 20 anos de carreira, Ana Laíns se apresentou em uma das mais emblemáticas salas portuguesas, o Salão Preto e Prata do casino Estoril. Na ocasião, a artista cantou com o brasileiro Ivan Lins, parceiro de vários projetos nos últimos anos, e que se refere a Ana Laíns como uma das mais talentosas cantoras da sua geração.
Gestão de documentos públicos
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promovem amanhã, de 19 às 21h, a mesa redonda “O Papel da Gestão de Documentos para o Fortalecimento Institucional dos Arquivos Municipais”. O encontro é realizado pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), em conjunto com o colegiado do curso de arquivologia e a Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG. O evento, que acontece na Escola de Ciência da Informação da UFMG, sala 1.000 (Campus Pampulha), integra a 6ª Semana Nacional de Arquivos. Não é necessária a inscrição prévia. O uso de máscara é obrigatório na UFMG. O encontro terá a participação de Cintia Aparecida Chagas, professora da UFMG, e de Thaís Nodare, responsável pela Coordenação de Gestão de Documentos do APCBH. A mediação será do professor José Francisco Guelfi Campos, da Escola de Ciência da Informação da UFMG.
“Plugados no Mercado”
A Cidade Universitária Una – da Ânima Educação – vai promover hoje, às 18h, no campus Aimorés, um evento para aproximar o estudante do mundo do trabalho, ampliando as perspectivas de carreira com oportunidades efetivas de colocação no mercado. Focado nas áreas de tecnologia da informação e gestão e negócios, o “Plugados no Mercado” contará com ambientes de palestras dinâmicas, feitas por profissionais consolidados em grandes empresas, como Gama Academy, Sicoob Coopjus, ArcelorMittal, Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e Take Blip.. Entre os temas abordados estarão “O que os Empresários do Varejo Esperam do Empreendedor?”, “O Poder das Conexões”, “Inovações Empresariais”, “Passo a passo completo para investir com pouco dinheiro”, entre outros. O “Plugados no Mercado” marca o encerramento do Hackathon, uma maratona de ideação de negócios que trouxe aos estudantes o desafio de definirem um produto inovador e conectado às tendências de futuro do trabalho.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Aconteceu” no Memorial Vale
O Memorial Vale recebe Henrique Santana e Matheus Braga no show intitulado “Aconteceu”, no qual interpretam música brasileira (voz e violão), com Rafael Canielo na percussão e participação especial de Tavinho Moura. No repertório, composições autorais inéditas e de compositores consagrados da música brasileira. O show será realizado amanhã, às 20h, dentro do projeto Gerais Cultura de Minas. A retirada de ingressos deve ser feita uma hora antes do evento (no máximo um par por pessoa). O show terá interpretação em libras. Henrique Santana é cantor autodidata. Fez sua carreira cantando na noite, participando de grupos vocais como Nós & Voz e Urubu Malandro e tem mais de 100 jingles gravados nos estúdios de BH. Seu encontro com Matheus Braga, violonista, compositor graduado pela UFMG e professor do Núcleo Villa-Lobos, ocorreu na década de 80. Desde então, desenvolveram repertório de canções brasileiras, no tradicional estilo voz e violão.
Ouça a rádio de Minas