Variedades

CURTAS DC MAIS | 08/07

CURTAS DC MAIS | 08/07
Crédito: Freepik

Brinquedo educativo

Amanhã, às 10h, o Instituto Ramacrisna irá realizar uma live de construção de brinquedo educativo com a contadora de histórias Nana (@nanaencanta). A iniciativa busca desenvolver habilidades motoras, concentração, atenção, equilíbrio, noção espacial, consciência ecológica, percepção visual e tátil nas crianças, sendo uma alternativa às atividades presenciais que eram realizadas pela organização antes da pandemia do novo coronavírus. A live faz parte do projeto “Construindo o Futuro”. “Essa é uma forma de chegarmos até as crianças que tiveram suas atividades complementares interrompidas com a pandemia”, destaca a vice-presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro. Para auxiliar na montagem do brinquedo e tornar o momento ainda mais divertido, duas crianças participarão da oficina: Bernardo Barroso, de 4 anos, e Otto Figueiredo, de 6 anos. A live será transmitida pelo Facebook e pelo YouTube do Ramacrisna.

“Contagem do Tempo”

Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é conhecida pelo parque industrial. Entretanto, a cidade abriga belos lugares, pessoas, arte e cultura. Grande parte dessa riqueza é revelada na série documental “Contagem do Tempo”, de Rafael Aquino. Dividido em sete episódios, a obra é exibida na íntegra, pela primeira vez na TV, na Faixa de Cinema, da Rede Minas, amanhã, às 23h. Idealizada pela Associação Move Cultura, que realiza projetos culturais e sociais, “Contagem do Tempo” nasceu do olhar afetivo sobre a cidade. O diretor Rafael Aquino, um dos fundadores da associação e também cientista social, fala sobre o patrimônio e as belezas do município. As histórias e os lugares que aparecem na série convidam o público a conhecer Contagem através de perspectivas diferentes. O público também pode conferir o programa, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

Peça radiofônica do Grupo Galpão

No tempo dos nossos avós, a casa permanecia em silêncio para a família acompanhar as intrigas, os casos de amor e as situações hilariantes dos personagens das radionovelas. Os diálogos ganharam a atenção dos ouvintes que, depois, se voltaram para os dramas transmitidos pela televisão. Com os teatros fechados e as novelas reprisadas devido ao confinamento, a dramaturgia se reinventa e se adequa a uma nova realidade. Para permitir essa façanha empreendedora, dois grupos que entendem do assunto se uniram: a rádio Inconfidência, que completa 85 anos, e o Grupo Galpão, uma das mais renomadas companhias de teatro. Juntos, eles levam a peça radiofônica “Quer ver escuta” para o público. No próximo sábado, às 21h, a série estreia em todo o País, com exclusividade, pela emissora mineira. A peça terá mais cinco episódios, também transmitidos aos sábados e domingos subsequentes, sempre às 21h, pela O público pode conferir pela rádio FM 100,9 na Região Metropolitana de Belo Horizonte, pela AM 880, em Minas Gerais, ou no site da emissora: inconfidencia.com.br.

Mercado Popular da Lagoinha

O tradicional Mercado Popular da Lagoinha, localizado no bairro de mesmo nome, na região Noroeste, está passando por uma obra de readequação das fachadas e em breve terá aparência semelhante à original. Inaugurado em 1949 como um centro de comercialização de produtos agrícolas, o local é referência na história da economia e cultura de Belo Horizonte. Desde o ano 2000 o Mercado Popular da Lagoinha tornou-se um espaço de cultura, arte, promoção da saúde e qualificação profissional, com cursos e programas voltados a formação de mão-de-obra para padarias, pizzarias, restaurantes e outras atividades de produção e atendimento ao consumidor. O escopo da obra contempla a remoção e recomposição de reboco, remoção de cerâmicas e pintura atual, execução de barrado, pintura de diversas estruturas, execução de revestimento, execução de peitoril conforme foto de fachada original, aplicação de verniz nas fachadas com tijolos transparentes e instalação de cerca elétrica.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas