CURTAS DC MAIS | 08/12 a 09/12

“Minas – Vertentes, Mistério, Celebração”
A famosíssima Quinta Sinfonia de Tchaikovsky marca o encerramento das séries “Allegro” e “Vivace” da Filarmônica de Minas Gerais, nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9), às 20h30, na Sala Minas Gerais. Em contraponto à dramaticidade desta peça, a orquestra apresenta a obra “Minas – Vertentes, Mistério, Celebração”, encomendada ao compositor mineiro Oiliam Lanna. Também no programa das duas noites um balé da primeira fase do célebre compositor francês Henri Dutilleux, Le Loup. A regência é do maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais. O concerto terá transmissão ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube. De acordo com as orientações da Prefeitura de Belo Horizonte para a prevenção da Covid-19 em ambientes fechados, o uso de máscara é recomendado na Sala Minas Gerais.
Humberto Werneck na AML
A cadeira número 5 da Academia Mineira de Letras (AML) passa a ter novo ocupante. O jornalista e escritor Humberto Werneck toma posse como imortal na sexta-feira (9), em cerimônia restrita para convidados, na sede da AML. Na ocasião, o acadêmico será recepcionado por discurso de Angelo Oswaldo. Eleito com 33 votos no dia 11 de outubro de 2021, Werneck é o sexto sucessor da cadeira número 5, cujo Patrono é José Maria Teixeira de Azevedo Junior, sendo o fundador Amanajós de Araujo. A cadeira já foi ocupada também por Zoroastro Passos, Christiano Martins, Francisco Magalhães Gomes, Miguel Augusto Gonçalves de Souza e Carmen Schneider Guimarães. Segundo o presidente da Academia Mineira de Letras, jornalista Rogério Faria Tavares, “a chegada de Humberto Werneck à casa de Alphonsus de Guimaraens e de Henriqueta Lisboa é motivo de honra e alegria. Werneck é um dos principais cronistas do Brasil. Seus textos são envolventes, sedutores e refinados”.
“Sensações Memoráveis”
O artista Rodrigo Mogiz recebe o público no Memorial Vale nesta quinta-feira (8), às 10h30, para bordar, junto com ele, uma grande toalha de mesa, como se estivesse num banquete. A ideia é lembrar que a mineiridade ao redor de uma mesa tem seu lugar de afeto não só pela comida, mas também pelo compartilhar de conversas. O artista lança sobre essa toalha perguntas e palavras assim como riscos e desenhos a serem bordados, refletidos e discutidos sobre a própria tradição do bordado, a memória e como essa linguagem artesanal chega na contemporaneidade por meio da arte. Sabendo bordar ou não, o público poderá experimentar participar da construção da obra do artista e deixar sua contribuição. A atividade integra o projeto “Sensações Memoráveis”, com curadoria de Marco Paulo Rolla. As inscrições prévias e gratuitas podem ser feitas pelo telefone 31 3343-7317. Rodrigo Mogiz é artista visual, graduado pela Escola de Belas Artes da UFMG.
“Tiradentes em Cena”
Integrando a programação do “Tiradentes em Cena”, a edição especial do VII Festival de Cenas Curtas, que acontecerá na quinta-feira (8), terá formato on-line, ao vivo, por meio de live, através do Instagram (@tiradentesemcena) e no Youtube (youtube.com/tiradentesemcena). A proposta é que o evento seja um espaço para experimentações, no qual o teatro e o audiovisual se entrelacem, criando poéticas tecnológicas, possibilitando espaços de diálogos e de reconhecimento para a jovem criação artística. Dentre os selecionados para compor a edição especial do festival, dois trabalhos serão escolhidos como “Destaque da Mostra” e cada um receberá prêmio no valor de R$ 1.000,00). Um espetáculo será escolhido por uma comissão formada por profissionais das artes cênicas e visuais, e a outra obra será eleita através de júri popular. As cenas só poderão ser premiadas uma única vez, sendo o prêmio não acumulativo. Dessa forma, a comissão técnica não poderá premiar a cena eleita pelo júri popular.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Mostra Fama – Recorte BH 2022
Com o intuito de ampliar o alcance das obras vencedoras e trilhar um panorama histórico do trabalho já realizado, a Mostra Fama – Recorte BH 2022 leva para a capital mineira 17 filmes que foram premiados nas suas cinco edições. A exibição começa na quinta-feira (8) e prossegues até domingo (11), no Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes, com sessões às 18h. Os ingressos são gratuitos, disponíveis para retirada na bilheteria com uma hora de antecedência. Além da exibição dos filmes, os espectadores presentes poderão participar de um bate papo com artistas e cineastas, ao final de cada sessão. No domingo (11), o diretor do filme “Frágil” exibirá os bonecos utilizados na realização do filme e a produtora Marília Ribeiro de Almeida fará um compartilhamento de processos e produção sobre a Mostra Fama e o projeto Casarão. A apresentação do evento será realizada por Du Sarto, ator que conduziu as últimas apresentações da Mostra Fama, um festival de cinema que acontece em Fama, no Sul de Minas, nas margens do Lago de Furnas.
Ouça a rádio de Minas