Variedades

CURTAS DC MAIS | 09/03

CURTAS DC MAIS | 09/03
Crédito: Freepik

Literatura e patrimônio cultural

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBP-MG), promove mais uma edição do projeto Diálogos com o SEBP-MG. Na edição de março, o convidado é o técnico do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e doutorando em Estudos de Linguagens do Cefet-MG, Breno Fonseca, para a palestra “Literatura e patrimônio cultural”. O evento será realizado em plataforma de videoconferência, hoje, a partir das 14h. As inscrições são gratuitas. O link para acesso à sala virtual é enviado para o e-mail da pessoa inscrita imediatamente após o preenchimento do formulário. Caso o link não seja enviado, é necessário entrar em contato pelo e-mail [email protected]. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificado para as pessoas participantes. A palestra será mediada pela bibliotecária Cleide Fernandes, da equipe do SEBP-MG.

“Dois anos sem Marcello Dolabela”

O escritor e professor Kaio Carmona é convidado da Academia Mineira de Letras para a palestra especial “Dois anos sem Marcelo Dolabela”, uma homenagem ao legado que o profissional deixou para a literatura brasileira. O público poderá conferir o evento a partir das 11h de amanhã, no canal de YouTube da AML. Ele faz uma breve abordagem sobre a importante trajetória do poeta Marcelo Dolabela, poeta, professor, pesquisador, artista multimídia, roteirista e músico brasileiro que faleceu em 2020. Herdeiro do concretismo e da poesia Marginal, Dolabela construiu uma escrita singular, muito própria e, ao mesmo tempo, vária e coletiva. Na videoaula, Carmona lê alguns trechos e analisa alguns dos poemas mais relevantes do escritor. Carmona é escritor, poeta e professor na Universidade Agostinho Neto e no Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA).  Doutor em estudos literários pela UFMG, publicou os livros “Um lírico dos tempos” (Scortecci, 2006), “Compêndios de amor” (Scriptum, 2013),  “Para quando” (Scriptum, 2017), “26 poetas na Belo Horizonte de ontem” (Fino Traço, 2020) e “A casa comum” (Quixote+Do, 2020).

“Educativo na Rede – Africanidades”

A exposição “Educativo na Rede – Africanidades”, em cartaz até 31 de março no Cyber Lounge (1º piso do Memorial Vale), traz uma seleção de ações e projetos realizados no formato on-line pelo Educativo e pela produção cultural do Memorial Vale durante os últimos dois anos (2020 e 2021) de distanciamento social. A proposta, agora, é trazer de volta essas ações ao museu para que os visitantes possam tomar conhecimento da incrível riqueza de reflexões, oficinas e apresentações disponibilizadas nos canais virtuais do Memorial Vale. Essa é a primeira de uma sequência de exposições, em que o objetivo é de refletir sobre a Minas Diaspórica. Questões que afirmam a presença dos negros em Minas e as suas muitas contribuições em diversos setores de sociedade. Todo esse material exposto está disponível também nas redes sociais. O intuito é aproximar museus e pessoas. O passado e o presente. As muitas formas de expressão, às muitas possibilidades de percepção.

“Semana da Mulher”

Empatia, sororidade e empoderamento serão as palavras de ordem neste mês no Shopping Estação BH. Com a campanha “Semana da Mulher – #AbsorvaEssaIdeia”, o empreendimento-coração do Vetor Norte celebra a temporada especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher com uma série de ações pautadas nos valores que, muito mais que novos espaços no dicionário da língua portuguesa, têm representado avanços significativos no que diz respeito à essência dos laços que unem as mulheres, como elementos fundamentais desta integração mundo afora. Em parceria com a ONG Fluxo sem Tabu, durante todo o mês de março o shopping vai somar à luta pelo fim da pobreza menstrual, sendo ponto de coleta e estímulo à arrecadação de itens de higiene íntima para as camadas mais vulneráveis da sociedade.  Todas as doações podem ser feitas até próximo dia 31 no SAC, localizado no Piso L2.

Resposta à Covid-19 no Semiárido

Profissionais da educação das cidades de Buritizeiro, Lassance, Setubinha, Santa Helena de Minas, Cônego Marinho e São João das Missões, em Minas Gerais, poderão participar hoje de uma capacitação on-line e gratuita sobre a importância dos protocolos sanitários para a prevenção da Covid-19 no retorno às aulas presenciais. A ação faz parte da segunda fase do projeto Resposta à Covid-19 no Semiárido brasileiro, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela AVSI Brasil. Os participantes receberão orientações técnicas sobre higiene das mãos, etiqueta respiratória e distanciamento social, limpeza do ambiente escolar, gestão das águas, dos resíduos e esgotos sanitários nas escolas. A capacitação será realizada entre 14h e 17h, no aplicativo Zoom. As inscrições podem ser feitas por meio do link bityli.com/hYrRd. Os profissionais de educação, ou membros da comunidade escolar que quiserem colaborar com o retorno seguro às aulas, podem acessar os materiais pedagógicos disponibilizados na página do Unicef (unicef.org.br/brazil/reabertura-segura-das-escolas).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas