CURTAS DC MAIS | 10/01

Nota de repúdio da AML
A Academia Mineira de Letras (AML) divulgou uma nota oficial de repúdio aos ataques terroristas realizados por um grupo de radicais na Praça dos Três Poderes, no último domingo, em Brasília, que resultou na depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). “Fiel à sua história em favor dos valores civilizatórios, a Academia Mineira de Letras manifesta sua mais veemente repulsa aos atos terroristas praticados em Brasília contra o Estado Democrático de Direito, na firme expectativa de que seus instigadores, autores e financiadores sejam punidos com os rigores da lei. A democracia é para sempre!”, afirma o presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares.
Exposição de Miró e Alberti
A exposição “O Jardim das Maravilhas de Miró”, em cartaz no Pátio Savassi, será prorrogada até 12 de fevereiro. A mostra, inspirada nas criações do artista espanhol Joan Miró e também nos poemas de Rafael Alberti, tem atraído centenas de famílias, caindo nas graças especialmente das crianças, por ser uma exposição imersiva e lúdica, dividida em sete ambientes: Observatório das Obras, Horto das Formas, Fonte das Cores, Sintonia com o Cosmos, Infinito Criativo e Farol do Mundo, cada uma dessas áreas estimula uma sensação e proporciona diferentes reflexões e vivências. A mostra fica no piso L3 do Pátio Savassi e a venda dos ingressos é feita pelo superapp Multi, Sympla ou pelo balcão de vendas dentro do shopping. “O Jardim das Maravilhas de Miró” tem curadoria assinada por Karina Israel, Aline Sultani e Paulo Solano e foi livremente inspirada na coleção literária de Alberti, pertencente ao grupo andaluz da geração de 1927, em homenagem a Miró e sua esposa Pilar, memorando uma viagem a um jardim imaginário.
Férias no Memorial Vale
Janeiro no Memorial Vale é época de férias divertidas para crianças e pessoas de todas as idades. A partir de hoje há oficinas educativas e também atividades para brincar e divertir. Todo o material é fornecido pelo Memorial Vale, é só fazer a inscrição e chegar para participar. Haverá 15 minutos de tolerância para a chegada do participante. Após esse tempo, a vaga será liberada para outros interessados já presentes no local. No caso de menores de 14 anos, os responsáveis devem permanecer no Memorial durante todo o período da oficina. É bom vir com roupas que podem sujar, para o caso das oficinas que trabalham com as cores. Todas as oficinas e apresentações são gratuitas. A oficina de desenho com Isaura Pena será realizada hoje, amanhã e nos dias 12, 13, 17, 18, 19 e 20 de janeiro. O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.
Poesia e música em ocupação
Um casarão antigo localizado na esquina das ruas Bernardo Guimarães e Espírito Santo, no coração do bairro Funcionários, em Belo Horizonte. É nesse ponto nobre da capital mineira que se instalou a ocupação Vida Nova, formada por famílias que ajudam a manter a integridade do local. O multiartista Cândido Guerreiro é um dos moradores. No programa Favela Versa, da Rede Minas, ele guia o público, com música e poesia, à sua realidade. A atração vai ao ar nesta hoje, às 20h, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e pela plataforma de streaming EMCplay.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Guias culturais de Itatiaiuçu e de Igarapé
A Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil, por meio da Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC) lançou dois guias culturais que contam, a partir do olhar de jovens participantes, um pouco da história de Itatiaiuçu e Igarapé, além de destacar as principais referências, pontos turísticos e outras particularidades dos municípios. O projeto foi patrocinado pela Mineração Usiminas, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa contou com a participação de alunos da Escola Estadual Manoel Dias Corrêa, em Itatiaiuçu, e da Escola Estadual Santa Chiara, em Igarapé. Durante as atividades de criação dos materiais, os jovens selecionaram os elementos que compõem a publicação para serem organizados e apresentados em forma de ilustrações, fotos, entrevistas, mapa interativo e poemas. Os guias culturais mostram as tradições e práticas cotidianas da população de Itatiaiuçu e Igarapé, seus saberes e sua arte. Versões impressas foram distribuídas durante o lançamento dos catálogos, que estão disponíveis também on-line, para acesso gratuito, no site do projeto: igarape.rededecultura.org.br.
Ouça a rádio de Minas