Variedades

CURTAS DC MAIS | 10/08

CURTAS DC MAIS | 10/08
Crédito: Divulgação/PBH

Encontro com Iemenjá

O 2 de fevereiro dos mineiros cai em agosto. Sim, a festa para Iemanjá, em Belo Horizonte, por causa do sincretismo religioso, é realizada todos os anos em agosto, sempre próximo ao dia 15, quando é celebrada Assunção de todas as Nossas Senhoras e de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da capital mineira. Neste ano, a tradição que está completando 61 anos, será festejada no dia 17, a partir das 18h30, na Lagoa da Pampulha, em frente à Estátua de Iemanjá, e terá uma carreata saindo da Praça da Estação, às 17 horas (concentração a partir das 15 horas, em frente ao Centro de Referência da Juventude, rua Guaicurus nº 50).

Ciência e tecnologia

Debater os desafios para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em tempos de crise e discutir caminhos para o mercado tecnológico superá-la. A abordagem dessas questões será feita na abertura do evento “Planeta Inovação”, que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) realiza, a partir desta segunda-feira (12) e até quarta-feira, no campus em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O assunto será tratado pelo professor Ronaldo Pena, que é ex-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos responsáveis pela concepção do Parque Tecnológico de BH. A palestra ocorre nesta segunda-feira (12), às 19 horas.

Literatura e culinária

Em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural – Cozinha e Cultura Alimentar, a Academia Mineira de Letras está preparando, para a próxima quarta-feira, uma programação especial, que inclui palestra da professora Lyslei Nascimento “A literatura e o gozo impuro da comida segundo Maria José de Queiroz”, às 19h30, e uma visita, na mesma data, às dependências do palacete onde a culinária e a convivência em torno da comida se faziam presentes. Para participar da visita será necessário fazer inscrição por meio do site academiamineiradeletras.org.br. O visitante pode mergulhar no ambiente requintado e povoado de memória do Palacete Borges da Costa, onde está instalada a Academia Mineira de Letras. O endereço é rua da Bahia, 1.466, Lourdes.

“Vidas Interrompidas”

Como parte das ações de reintegração de detentos ao convívio social por meio do trabalho, o Museu Mineiro (avenida João Pinheiro, 342, Lourdes) recebe a partir deste sábado (10), às 12h, a exposição “Vidas Interrompidas”. O trabalho, realizado ao longo de cinco meses por 40 custodiados do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Betim, homenageia as vítimas dos rompimentos das barragens da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, e do Fundão, em Mariana. A mostra apresenta mais de 2 mil peças de origami, a secular arte japonesa de dobrar papel, retratando flores, pássaros, peixes, borboletas, entre outros seres vivos que padeceram sob o mar de lama. A exposição é gratuita e fica em cartaz na Sala de Exposições Temporárias II até 29 de setembro.

“Segunda no Cine”

Os apaixonados pelo cinema hollywoodiano não podem perder a programação de agosto do projeto “Segunda no Cine”, promovido pelo Cine Theatro Brasil Vallourec. Heróis e vilões se confundem no jogo de espelhos que marca a ambiguidade dos personagens que habitam as histórias contadas nos filmes que serão exibidos neste mês. Nesta segunda-feira (12), a atração é “Colateral” em sessão comentada com convidado especial. As exibições acontecem no Teatro de Câmara, em formato DCP (Digital Cinema Package), que é o padrão mundial de exibição cinematográfica digital. Os ingressos podem ser comprados por R$10.00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas