Variedades

CURTAS DC MAIS | 10/08

CURTAS DC MAIS | 10/08
Crédito: Freepik

Posse de J.D. Vital na AML

O acadêmico J.D. Vital tomará posse na cadeira nº 10 da Academia Mineira de Letras (AML) no próximo dia 26, às 20h. Restrita aos convidados, a cerimônia será realizada no Auditório Vivaldi Moreira, no anexo da AML (rua da Bahia, 1.466, Lourdes). J.D. Vital nasceu em 1947, em Barão de Cocais. É formado em filosofia e em comunicação social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalhou como jornalista no Diário de Minas, O Estado de S. Paulo e O Globo. Também foi comentarista de rádio, nas emissoras Antena Um e Alvorada, e apresentou, na TV Manchete, o programa de entrevistas Gente de Opinião. Na vida pública, Vital chefiou a Assessoria de Imprensa e Relações Públicas dos governadores Tancredo Neves e Hélio Garcia. Voltou à iniciativa privada como gerente de Comunicação e chefe do escritório da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), em Belo Horizonte.

Centenário de Craveirinha

A Academia Mineira de Letras (AML) presta uma homenagem ao poeta José Craveirinha, que em maio deste ano completaria 100 anos. A professora Luciana Brandão Leal apresenta a palestra “José Craveirinha: voz e performance”, em vídeo disponível a partir das 11h de amanhã no canal de YouTube da AML. A palestra apresenta feições sobre a poética de Craveirinha, abordando temas e especificidades de sua voz e da performance. “José Craveirinha é, sem dúvida, uma referência fundamental nas literaturas de língua portuguesa e que deve ecoar, repetidamente, em diversos espaços de discussão e análises sobre a literatura moçambicana e seus efeitos”, ressalta a professora. Luciana Brandão Leal é doutora em letras – literaturas de língua portuguesa, pela PUC Minas, pesquisadora das literaturas africanas de língua portuguesa, bolsista de produtividade PQ 2 pelo CNPq e professora da Universidade Federal de Viçosa, no campus Florestal.

Mostra na Galeria Delas

Após a realização do evento presencial na Funarte, o Elas Festival segue com uma programação extra que se estende nos próximos meses. O projeto inaugurou a Galeria Delas com a sua primeira Mostra de Artes Visuais, na Casa Botanicar (rua Antônio Dias, 300, Santo Antônio). A exposição vai até o dia 3 de setembro, de 16h às 21h, e apresenta ao público a diversidade artística produzida por mulheres da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com curadoria da artista visual Efe Godoy, indicada ao prêmio Pipa 2022, a mostra traz o trabalho de 13 artistas mineiras: Diu, Carolina Santana, Marta Neves, Iaci, Gabrielle Curi, Julia Baumfeld, Tiffany Maria, Bárbara Macedo, Mônica Maria, Izabela Marcolino, Lazara dos Anjos, Diel Morais e Ana Clara Ligeiro.

Aulas de mergulho livre

A recordista sul-americana Carolina Schrappe dará aulas de apneia (mergulho livre) em Belo Horizonte a partir de amanhã e até o próximo domingo. Fisioterapeuta, ela começou a mergulhar no fim de 1999, em uma passagem rápida por Fernando de Noronha (PE) e não parou mais. “Apaixonei pelo mergulho, comecei a estudar. Resolvi, literalmente, mergulhar de cabeça no mar, aperfeiçoar até me tornar profissional”, conta a recordista sul-americana em várias categorias diferentes, de lastro variável a lastro constante sem nadadeiras. Carol vê nos treinos, na busca por conhecimento e no foco as razões de chegar onde está. As aulas em Belo Horizonte acontecem na Mar A Mar Escola de Mergulho. Perguntada se há limite de idade para mergulhar, a recordista responde: “Precisa apenas ter boa saúde, não importa se você tem 21 ou 70 anos.”

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Expresso do Brincar

Nos próximos sábado e domingo, o Parque Jacques Cousteau, em Belo Horizonte, das 10 às 16h30, recebe o Expresso do Brincar, projeto itinerante que leva o brincar espontâneo como forma de aprendizado para as crianças. Parte da campanha global “Construa o Mundo do Brincar”, a iniciativa é realizada pelo movimento “Unidos Pelo Brincar”, com apoio institucional da Urban95, Fundação Bernard van Leer e Instituto Alana. O projeto já passou por seis municípios do Brasil para promover a aprendizagem lúdica entre pais e cuidadores a fim de que valorizem o brincar como fator de desenvolvimento integral das crianças e apliquem essas atividades nas rotinas dos pequenos. Cenografado como um trem, o trailer do Expresso do Brincar começou seu roteiro na cidade de São Paulo, seguindo para o Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes (SP) e São José dos Campos (SP), Juiz de Fora e São João del-Rei. O projeto ainda passará por Serra Grande, (BA), Uruçuca (BA), Mata de São João (BA) e Salvador .

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas