Variedades

CURTAS DC MAIS | 10/09 a 12/09

CURTAS DC MAIS | 10/09 a 12/09
Crédito: Freepik

Encontro de máscaras

Um coletivo de artistas, formado por pesquisadores que estudam o uso das máscaras teatrais e mascaramentos expandidos, realiza, a partir deste sábado (10) e até o próximo dia 17, o “Mascarada – Encontro de Máscaras em Belo Horizonte”, projeto viabilizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Artistas de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul vão ocupar seis regionais da cidade com uma programação gratuita de cunho artístico e formativo, entre espetáculos, oficinas, palestras, aula-espetáculo, rodas de conversa e intervenções urbanas. A iniciativa visa promover encontros entre artistas e o público para investigar, apresentar e difundir artisticamente a máscara enquanto elemento cênico. A programação acontecerá em oito equipamentos culturais de seis regionais da cidade – Pampulha, Venda Nova, Noroeste, Leste, Centro-Sul e Barreiro – e irá oferecer 20 atividades de cunho artístico e formativo, entre espetáculos, oficinas, palestras, aula-espetáculo, rodas de conversa e intervenções urbanas.

“Cem anos de rádio no Brasil”

Em 1922 ocorreu, no Rio de Janeiro, uma das primeiras demonstrações públicas de uma transmissão de rádio no Brasil. Cem anos depois, a Casa Fiat de Cultura vai abordar a trajetória de um dos veículos de comunicação que mais impactou os hábitos e a cultura do País no “Encontros com o Patrimônio”. Para esta edição do evento, que tem como tema “Cem anos de rádio no Brasil”, o convidado é o jornalista, radialista e professor Elias Santos, que participa de um bate-papo virtual com a historiadora e educadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Ana Carolina Ministério. O evento será realizado neste domingo (11), das 11h às 12h30, com participação gratuita e inscrições pela Sympla (https://bit.ly/CentenarioRadio). Ana Carolina Ministério fará um “passeio” pela trajetória do rádio no Brasil. Ela apresentará as evoluções técnicas e científicas que possibilitaram a propagação das ondas radiofônicas, relembrando, inclusive, a importante atuação do padre gaúcho Roberto Landell de Moura por meio de suas pesquisas e inventos.

“Santa Leitura”

Neste domingo (11), a partir das 10h, a praça Duque de Caxias (bairro Santa Tereza), em Belo Horizonte, recebe o projeto “Santa Leitura – Uma Biblioteca a Céu Aberto”. O evento que ocorre tradicionalmente no terceiro domingo de cada mês, foi antecipado a convite de José Mauro da Costa, idealizador do projeto “Livro de Graça na Praça”, que é realizado anualmente também na praça e está completando 20 anos. Portanto, neste domingo, os dois projetos serão parceiros e acontecerão simultaneamente. Na oportunidade, o “Santa Leitura” receberá o grupo “Coletivo Arautos de Poesias”, da cidade de Sabará, coordenado por Aguida Alves de Oliveira, o escritor e contador de histórias, Pierre André, o escritor, jornalista e contador de histórias, Ricardo Albino e o escritor Antônio Galvão, declamando poesias. O evento contará também com a sua tradicional passarela de 60 metros coberta de livros de literatura infantil em português, biblioteca de livros em inglês, contação de histórias e muitas brincadeiras.

“Festival das Infâncias Gerdau”

O Centro Cultural Unimed-BH Minas apresenta, com o patrocínio máster da Gerdau, seu primeiro festival de Teatro. O “Entre – Festival das Infâncias Gerdau” tem como objetivo oferecer oficinas e peças teatrais para o público infantil entre setembro e novembro de 2022. Com a curadoria de Brenda Campos, atriz, pedagoga e fundadora da Insensata Cia. de Teatro, o festival visa levar para o público uma programação de teatro que não tenha rótulos e que seja pautada em criar nos pequenos o pensamento crítico, fomentar o desejo pela expressão artística e fidelizar o público. A primeira edição “Entre – Festival das Infâncias Gerdau” contará com a apresentação de oito trabalhos teatrais e a realização de duas oficinas. Os trabalhos são realizados por grupos que pesquisam novas possibilidades para o teatro infantil, oriundos de diversas regiões do país, incluindo uma atração internacional, o espetáculo “Carta de Niños”, da chilena La Negra María Cia de Teatro, que irá fechar a programação. “Cabelos Arrepiados”, da Buia Companhia de Teatro (Amazonas) será apresentado neste sábado (10) e domingo (11), às 16h. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser adquirido na bilheteria do teatro.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Show de Rodrigo Amarante

Neste sábado (10), às 21h, o Breve Festival apresenta o show de Rodrigo Amarante no Cine Theatro Brasil Vallourec. Produzido pela Box.Bold Xperiences, o cantor traz o lançamento de seu mais recente álbum, “Drama” (2021). No palco, Rodrigo Amarante interpreta as faixas  como o tímido samba “Tara”, as águas pouco mansas de “Maré”, o “Tango” quase literal, “Eu com você”, já conhecida pelos fãs da banda Los Hermanos. E traz, ainda, canções de seu primeiro álbum, “Cavalo”, entre outras composições autorais. O segundo álbum solo da carreira do ex-hermano traz um tom de encenação teatral. Concebido durante a pandemia, o disco é uma reflexão das vozes internas do artista, desde a infância, que ecoam atualmente em seu trabalho. Rodrigo Amarante vive em Los Angeles e o projeto do disco passou por mudanças, devido ao isolamento.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas