CURTAS DC MAIS | 10/11

Nota de falecimento
Faleceu Guilherme Caldas Emrich, natural de Barão de Cocais, que exerceu liderança empresarial por mais de 30 anos. O funeral foi realizado no fim da tarde de ontem no Memorial Zelo, em Belo Horizonte, onde a família recebeu as condolências. Formado em engenharia, realizou diversos cursos de pós-graduação em administração de empresas nos EUA e na Europa. Emrich é ex-aluno emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi fundador, CEO e posteriormente presidente do Conselho de Administração da Biobrás S/A, empresa que, sob a sua administração, saiu do estágio startup para se tornar a quarta maior empresa produtora de insulina no mundo. Emrich ainda é sócio fundador da Fir Capital Partners (Gestão de Investimentos S/A), gestora de fundos de venture capital para empresas de base tecnológica, Foi presidente do Conselho Curador da Fundação Biominas, o maior cluster de biotecnologia da América Latina e membro do Conselho Científico Consultivo sobre Cooperação Internacional, criado no âmbito do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Palácio das Artes
Devido ao sucesso, a Fundação Clóvis Salgado prorroga até o dia 28 de novembro de 2021 a exposição “Palácio das Artes: 50 anos em 5 atos”, que ocupa a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, e que já foi vista por mais de 6 mil pessoas. Inaugurada no dia 14 de agosto em celebração às cinco décadas do Palácio das Artes, a exposição conta parte da história do complexo cultural por meio de uma perspectiva contemporânea, abrindo espaço para a arte-tecnologia e todos os seus artifícios. Para dar vida à exposição, o Estúdio MIR foi contratado, trazendo sua expertise em tecnologia, numa abordagem sensorial e imersiva. São utilizados recursos de inteligência artificial e softwares de última geração, aplicados em algumas das principais histórias desses 50 anos, divididas em cinco ambientes. Para o artista Brayhan Hawryliszyn, diretor da MIR, “a exposição é uma forma contemporânea de ler essa história do Palácio das Artes, que sempre acolheu projetos de vanguarda da arte e da cultura do Brasil e do exterior”.
Prêmio BDMG Instrumental
O BDMG Cultural apresenta hoje o segundo espetáculo da série de shows com os músicos vencedores do 20º Prêmio BDMG Instrumental. Desta vez, quem sobe ao palco é o baixista Pedro Gomes e o acordeonista paulista Toninho Ferragutti. Com ingressos gratuitos, a apresentação será realizada às 20h, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB BH), integrante do Circuito Liberdade. O baixista, arranjador e produtor musical Pedro Gomes apresenta um show com composições jazzísticas influenciadas pela música brasileira. O músico já foi vencedor do concurso Jovem Instrumentista BDMG e semifinalista do 19º Prêmio BDMG Instrumental. Agora, consagra-se como um dos quatro vencedores da vigésima edição da premiação. Seu primeiro disco autoral está em fase de produção, com músicas influenciadas por baião, samba e congado mineiro, além de referências do jazz.
Praça Sete Instrumental
Hoje, às 20h, no canal do YouTube do Cine Theatro Brasil Vallourec, o público poderá assistir a décima transmissão do projeto Praça Sete Instrumental Live com o cantor, poeta, violonista, produtor cultural e compositor brasileiro Makely Ka. O músico apresenta, na transmissão, seu novo disco “Rio Aberto”, um show instrumental de violas e vielas que integra a “Trilogia dos Sertões”, iniciada com o álbum “Cavalo Motor” e finalizada com o disco “Triste Entrópico”. São 12 faixas autorais que, segundo o artista, é um dos seus projetos mais delicados. Durante o show, Makely Ka conta com participações especiais, em algumas músicas, do violonista Gustavo Souza, do contrabaixista Rodrigo Quintela, do violinista Paulo Sergio Thomaz e da cantora Maísa Moura. Algumas faixas também apresentam paisagens sonoras, registros de sons ambientes captados nas margens das águas dos rios homenageados.
“Fora do Normal”
O encontro da música popular com as orquestras e a importância dessa união para o público é o tema da série “Fora do Normal”, da Rede Minas, hoje, às 20h30. O pianista e apresentador do programa Noturno, Túlio Mourão, recebe o maestro Rodrigo Toffolo, fundador e regente titular da Orquestra Ouro Preto, e o tubista Aldo Bibiano, da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, para o bate-papo. Juntos, conversam sobre a democratização do acesso à música de concerto e a popularização desses espaços, além de comentarem sobre os desafios de se produzir releituras orquestrais para o repertório de música popular. O “Fora do Normal” traz, semanalmente, um bate-papo entre as equipes dos programas da Rede Minas e convidados. O público também pode conferir a série, no mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.
Ouça a rádio de Minas