CURTAS DC MAIS | 10/11

Prêmio Jovem Destaque 2022
O núcleo Jovem da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) promove hoje, às 18h30, no Automóvel Clube de Minas Gerais (avenida Afonso Pena, 1.394, Centro), a cerimônia final do Prêmio Jovem Destaque 2022 com dez finalistas. Sucesso na edição de 2019, o evento tem como objetivo mapear e impulsionar as boas lideranças que surgem em Minas Gerais, contribuindo no fortalecimento de novos talentos e empreendedorismo local. Os dez finalistas terão a oportunidade de criar conexões e ampliar o networking, além de celebrar a vitória com os vencedores. Haverá premiação para o primeiro, segundo e terceiro colocado. “A entrega do Prêmio Jovem Destaque é o momento de consagração do ano de 2022. Celebrar com esse grande evento é uma forma de gratidão a todos que contribuíram com cada etapa do projeto, sendo os jurados, inscritos, associados, mas principalmente a cada integrante do Conselho Organizador que foram brilhantes”, destaca Gustavo Figueiroa, presidente da entidade.
“Café com Fé” da ADCE-MG
A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE-MG) realiza amanhã a tradicional celebração eucarística “Café com Fé”. A missa, seguida de café da manhã, será às 8 horas, no Grupo Asamar (rua Paraíba, 1.000, pilotis, bairro Funcionários), com vagas limitadas. Para participar é necessário confirmar presença pelos telefones (31) 3281-0710/ (31) 98988-3079 ou pelo e-mail [email protected]. A ADCE-MG promove, desde 2009, missas e cultos ecumênicos mensais, de forma itinerante, nas instalações das empresas associadas e parceiras da entidade. A finalidade é oferecer aos empresários, funcionários e convidados um momento para um encontro fraterno e para reflexão espiritual. Além de favorecer o fortalecimento da fé e da esperança, o “Café com Fé” permite um maior relacionamento entre as pessoas. Além disso, a empresa que acolhe a celebração ganha um espaço para divulgar suas atividades, seus produtos e se tornar mais conhecida da comunidade.
Festival do Filme Documentário
O forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico, Fórum de Antropologia e Cinema – chega à 26ª edição em 2022. O evento será realizado, a partir de hoje e até o próximo dia 20, no Cine Humberto Mauro e no Cine Santa Tereza. A programação é gratuita e em formato híbrido, com atividades presenciais e on-line. Neste ano, a programação conta com a exibição de 65 filmes, distribuídos em três mostras e sessões de homenagens e a realização do seminário “Imagens Indígenas do Sul e do Norte: cinemas yanomami-inuit”, assim como da masterclass com os diretores Sylvain George, Adirley Queirós e Joana Pimenta sobre os processos de realização de seus trabalhos mais recentes. Também serão realizados os lançamentos dos livros “Sob os tempos do equinócio”, de Eduardo Góes Neves e “O Sorriso de Nanook – Ensaios de Antropologia e Cinema”, de Marco Antônio Gonçalves. A abertura do forumdoc.bh será realizada hoje, às 19h, no Cine Humberto Mauro. Haverá a exibição comentada da obra “Mato Seco em Chamas” (Adirley Queirós e Joana Pimenta, Brasil/Portugal, 2022) com a presença dos diretores e da montadora Cristina Amaral.
Oficinas de colagem
A mostra “Cartografia Imaginária: Rua da Bahia”, em cartaz na Academia Mineira de Letras até o próximo dia 20, propõe aos visitantes um olhar contemporâneo sobre a história literária e urbana da rua da Bahia. A programação também conta com oficinas de colagem que acontecerão nos próximos sábado (12) e domingo (13), no período da manhã e da tarde. A atividade se inspira na obra do artista Marcio Sampaio, especialmente na colagem feita em 1965, baseada no poema “No Meio do Caminho” de Carlos Drummond de Andrade. Com recortes de revistas o artista fez uma “brincadeira” com palavras, utilizando letras de tamanhos, fontes e cores diferentes, homenageando, assim, o poeta. O público é convidado a experimentar a prática da técnica da colagem, criando assim sua própria obra de arte, tendo como ponto de partida a emblemática frase “A minha vida é esta, subir Bahia e descer Floresta”, de autoria do compositor mineiro Rômulo Paes, gravada no monumento em sua homenagem, localizado na esquina da rua da Bahia com a avenida Álvares Cabral.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Pequeno Grande Encontro”
A Estação das Histórias, integrante do projeto Conexão Cultural, retorna a Betim amanhã com o espetáculo gratuito “Pequeno Grande Encontro”. A apresentação acontece na escola municipal Maria da Penha dos Santos Almeida, às 8h. Como em todas as apresentações da Estação das Histórias, o espetáculo é apresentado com tradução para libras e com audiodescrição, promovendo acessibilidade para todos os públicos. Com o espetáculo “Pequeno Grande Encontro”, o projeto Conexão Cultural caminha para o encerramento das atividades em Betim. Elas têm, como ponto alto, o lançamento do site Estação das Histórias, que reúne um time de contadores de histórias e muitas narrativas, O lançamento está previsto para o fim de novembro, momento em que haverá também o encontro de práticas criativas dos territórios trabalhados, que acontecerá no mesmo período no Distrito Criativo Passagem.
Ouça a rádio de Minas