CURTAS DC MAIS | 11/02

Semana de Arte Moderna
As quatro entidades centenárias sediadas em Belo Horizonte – Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Academia Mineira de Letras (AML), Instituto de Advogados de Minas Gerais (IAMG) e o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) – se unem em uma agenda conjunta para as celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna e do bicentenário da Independência da República. As entidades já vêm realizando eventos e ações comemorativas a respeito das duas datas e, agora, organizaram uma agenda conjunta para marcar a relevância histórica das duas celebrações. “De fevereiro a dezembro, todos os eventos das instituições integram uma agenda comum”, diz o presidente da ACMinas, José Anchieta da Silva. Segundo Anchieta, celebrar essas datas é muito importante, principalmente, no momento atual pelo qual o Brasil passa, com crise econômica e pandemia da Covid-19.
“Manifesto da poesia pau-brasil”
O 16º Festival de Verão UFMG continua hoje com uma programação inteiramente gratuita e on-line, podendo ser acessada pelo canal Cultura UFMG, no YouTube. Com o tema “Culturas em movimento: olhares da UFMG sobre a Semana de Arte Moderna”, a edição de 2022 comemora o centenário da Semana de Arte Moderna com reflexões sobre as contribuições, contradições e desdobramentos que o movimento proporcionou ao país. O celebre “Manifesto da poesia pau-brasil”, escrito por Oswald de Andrade em 1924, inspirará as discussões do terceiro dia de festival, a fim de se pensar as emergências culturais no contexto sócio-político contemporâneo. Às 19h, acontecerá a palestra “Modernismos: uma questão de memória”, com a poeta, tradutora e professora Vera Casa Nova, da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG. Em seguida, às 20h, acontecerá uma roda de conversa com a pianista e professora Ana Cláudia de Assis, da Escola de Música da UFMG; com o professor Marcos Alexandre, da Fale, e com Gabriela Guerra, artista, pesquisadora e doutoranda em educação pela UFMG.
Casa Sion Sessions
Pensado em um formato mais intimista, com público menor, dada as condições da pandemia, estreia hoje, às 19h, o projeto Casa Sion Sessions, com show de Denize Schneider & Banda. Dona de uma voz inconfundível e afinação perfeita, a pianista e cantora vem se destacando no meio musical por executar com primor suas habilidades musicais, encantando a todos com seu talento singular, realizando sonhos e embalando os corações com sucessos do jazz, blues e soul, além do pop rock e da bossa nova. Ela estará acompanhada por Mike Faria (bateria e voz) e Felipe Fantoni (baixo). Em seguida haverá show de lançamento do novo álbum de “Abou & Os Caras da Terra – Sintonize”. Enaltecendo a qualidade da música brasileira, são 12 faixas inéditas compostas por Michel Abou. O projeto acontece na Casa Sion (rua Grão-Mogol, 980, Sion). Os ingressos custam R$ 25,00 até 21h.
Festival de Arte e Sexualidade
A 2ª edição do Festival de Arte e Sexualidade, realizado pelo “Se Toque”, projeto que explora a arte para dialogar sobre gênero e sexualidade – recebe, até o dia 27 de fevereiro, trabalhos de artistas mulheres e LGBTQIA+ nas áreas de fotografia, ilustração, poesia, slam, performance, interessadas em participar do evento. As propostas devem ser enviadas pelo site www.setoque.art. O segundo Festival de Arte e Sexualidade está previsto para acontecer em abril e maio, e serão oferecidas atividades de apreciação artística, oficinas de arte e experimentação corporal, grupo de estudos poético-literário, sarau de poesia, exposição virtual de fotografia e artes visuais, e seminário prático para educadores e responsáveis por adolescentes. A programação será gratuita, com transmissão on-line no YouTube, nas redes sociais (@setoque.art) e do site (www.setoque.art).
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Testagem para a Covid-19
O UniBH, instituição do Ecossistema Ânima Educação, ampliou a cooperação com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e agrega agora a testagem para a Covid-19 aos serviços gratuitos já prestados à sociedade. O centro universitário aplica os testes a partir de agendamento prévio, no portal da PBH. A campanha de vacinação contra a pandemia também foi retomada no Campus Buritis, para todos os públicos atendidos, incluindo crianças. Alunos dos cursos da saúde atuarão nas duas frentes, em conjunto com docentes do UniBH. As equipes serão responsáveis pela coleta e diagnóstico dos testes. “Além da prestação de serviço à comunidade, nossos estudantes terão a oportunidade de vivenciar a experiência de atendimento que encontrarão no mercado de trabalho”, destaca a coordenadora do curso de Enfermagem do UniBH, Aneilde Brito. Os testes são aplicados das 8h às 16h30, com entrada pela rua Líbero Leoni, 259 (Portaria 2). Já a vacinação ocorrerá das 8h às 17h, seguindo o cronograma da PBH.
Ouça a rádio de Minas