Variedades

CURTAS DC MAIS | 11/05

CURTAS DC MAIS | 11/05
Crédito: Freepik

Obra de Caio Fernando Abreu

Na sessão do “Letra em Cena” on-line, hoje, às 20h, a obra do jornalista, dramaturgo e escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948–1996) será analisada pela conterrânea do homenageado, a escritora, aforista, cronista e poeta Martha Medeiros, em conversa com o jornalista e curador do programa literário do Minas, José Eduardo Gonçalves. O bate-papo terá transmissão pelo canal oficial do Minas no YouTube. A leitura de trechos de textos de Caio Fernando Abreu será feita pelo ator Odilon Esteves. Vencedor do Prêmio Jabuti por três vezes, o escritor também foi laureado com o Prêmio Molière, em 1989, e com o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos Teatrais, em 1991. Sua obra é marcada pela linguagem fluida e coloquial, que aborda temas de sua época combinados à angústia e ao medo. Dono de uma escrita cinzenta, Caio era um autor sombrio, de acordo com Martha Medeiros.

“Terça do Bem”

O Corpo de Voluntários da Associação Mineira de Reabilitação (CVAMR) abre o seu calendário de 2021 hoje com a 12ª edição do jantar beneficente, em parceria com o restaurante de comida japonesa Kei. O evento acontecerá de 18h30 às 20h30 e devido à pandemia, o tradicional encontro presencial será substituído pelo modelo take out, para que os convidados possam usufruir do jantar na segurança de suas casas. Diferentemente das edições anteriores, em que o encontro era feito nas segundas-feiras, em 2021 a iniciativa irá ocorrer em uma terça-feira, levando o nome de “Terça do Bem”. A venda dos kits do jantar, que custam R$ 150,00, terá uma parte do lucro revertida para a associação. O cardápio do restaurante Kei pode ser adquirido pelo site www.sympla.com.br/tercadobem-amr. Os participantes poderão retirar os pedidos no endereço do restaurante, na rua Bárbara Heliodora, 54, Lourdes. A entrega do kit será em embalagem própria e individual.

Palestra sobre cooperativismo

Amanhã, das 9 às 12 horas, o Sistema Ocemg promove, em ambiente digital, a palestra “Orientações Básicas sobre Cooperativismo”. A atividade é gratuita e aberta ao público, sendo oferecidas 30 vagas. Os interessados podem se inscrever clicando na aba de cursos do portal do Sistema Ocemg, no endereço: sistemaocemg.coop.br. Os participantes receberão um link por e-mail para acessar a palestra, que será disponibilizada por meio do aplicativo Zoom. Na aula on-line, o participante poderá interagir ao vivo. Mais informações pelo e-mail [email protected]. A palestra tem como objetivo informar a respeito dos fundamentos básicos e da organização de uma cooperativa. O conteúdo programático contempla informações sobre o cooperativismo e os aspectos jurídicos, contábeis e administrativos relativos a essa forma de empreendimento.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Sementes da Diáspora”

Todas as quartas-feiras, às 11 horas, o Educativo do Memorial Vale realiza a instalação “Sementes da Diáspora”. Iniciada em 2019, a ação consiste numa instalação na qual a partir de cards (envelopes com sementes de plantas de origem africana estampados com imagens e informações sobre personalidades-afro) instalados no Baobá construído pelo Educativo, o visitante é convidado a “colher” essas sementes e refletir sobre o apagamento do protagonismo negro na nossa história. Nesses tempos de distanciamento por causa da pandemia, a ação continua de forma virtual, nas redes sociais do Memorial Vale e possui legenda descritiva das imagens.

Batalha de rimas

Fortes nomes do rap reunidos, 14 edições históricas na conta, importante fortalecimento da cena e uma grande comunidade engajada, que somou 17 mil inscritos em um único ano – são nessas características do maior torneio de rap mundial, Red Bull Batalla, que a versão nacional do evento, o Red Bull FrancaMente, se inspira. Adaptado com exclusividade à língua portuguesa, a batalha de rimas chega à sua segunda edição no País e oferece aos fãs de rap a possibilidade de mostrarem sua arte ao Brasil inteiro. Por meio de um aplicativo exclusivo, residentes de Belo Horizonte podem se inscrever na competição e interagir com MCs de diferentes localidades. Com grandes referências do cenário do rap compondo a banca de jurados, os participantes terão a responsabilidade de criar seu melhor improviso para convencer Kamau, Slim e Mamuti que devem avançar de fase. Os 32 melhores MCs que passarem para as qualificatórias, serão avaliados pelos rappers no comando dessa etapa: a mineira Clara Lima e Max B.O.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas