Variedades

CURTAS DC MAIS | 11/07

Cidadão Honorário

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará na próxima terça-feira, às 20 horas, uma reunião especial destinada à entrega do título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais ao presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina, Antonio Filosa. Engenheiro de 44 anos nascido em Nápoles, na Itália, Filosa formou-se no Instituto Politécnico de Milão e complementou a formação em gestão na Fundação Dom Cabral, em Nova Lima. Sua carreira na empresa começou em 1999, já tendo atuado nas áreas de manufatura, compras e supply chain, novos produtos, marketing e gestão de projetos. Na fábrica da Fiat em Betim, o executivo exerceu os cargos de gerente de logística interna, de planejamento estratégico e de compras, além de diretor-adjunto de manufatura.

Bom Jesus de Matosinhos

O Museu de Congonhas realiza um bate-papo sobre o tema “Feliciano Mendes e as Origens da Fé e Devoção ao Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas”. O evento contará com a participação do escritor Domingos Costa, que está escrevendo o livro “Congonhas: Da Fé de Feliciano à Genialidade de Aleijadinho”, do produtor do filme “O Ermitão”, Edson Ferreira; e do diretor do Museu de Congonhas, Sérgio Rodrigo Reis. Feliciano foi responsável pelo início da construção do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, e considerado pela Unesco como “Patrimônio Cultural da Humanidade”. O encontro será realizado hoje, às 19h30, com entrada gratuita no Museu de Congonhas. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Sino da Vitória”

Às vezes uma simples atitude serve de motivação para que pessoas possam alcançar um objetivo. Em muitas dessas vezes, o intuito é lutar pela própria vida. Nos corredores do Instituto Felício Rocho de Oncologia, em Belo Horizonte, temos um exemplo tão simples, mas de extrema afetividade, que há dois anos sonoriza vitórias. Trata-se do ritual do sino, tocado por pacientes que realizaram tratamento contra o câncer e aclamam, através das badaladas, por uma nova fase. O “Sino da Vitória” faz jus ao nome que o acompanha. Os sentimentos despertados ao final da quimioterapia, como a sensação de vitória, de conquista e de superação física e emocional, assim como a gratidão, são lembrados ao tocar o sino.

Festival de Inverno

O Festival de Inverno da UFMG é um projeto de referência nacional que ocorre anualmente durante o período das férias de julho. O evento reúne atividades como apresentações musicais, oficinas, minicursos, aulas abertas e residências artísticas, que são ofertadas em diversos espaços da Universidade. O festival começa hoje e prossegue até o próximo dia 21, com o tema Memória: arte e patrimônio. A programação acontece no Espaço do Conhecimento UFMG, no Centro Cultural UFMG, no Conservatório UFMG e no campus Pampulha, em Belo Horizonte, assim como no Campus Cultural UFMG em Tiradentes.

Laboratório no museu

Desde março deste ano, a exposição “Energia em Movimento” é palco de reflexões sobre latência, força, atração e ritmo no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários). No próximo domingo, às 15 horas, a mostra se transformará em um grande laboratório científico para que a garotada aprenda mais sobre esses conceitos, que se relacionam com a física. “Experimentando a Energia em Movimento” aborda questões como calor latente, magnetismo e energia potencial. Os pequenos farão experimentos científicos com materiais simples como palitos de picolé, fita isolante e imãs. Gratuita, a oficina é voltada para crianças maiores de seis anos. Para participar, basta retirar uma senha na recepção do museu.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas