Variedades

CURTAS DC MAIS | 11/09

CURTAS DC MAIS | 11/09
Crédito: Freepik

“Retrato” de Inhotim

O Carnaval de Salvador, um trator gigante e uma performance inesquecível no Inhotim resultaram em uma obra que aborda a relação do ser humano com a natureza. O próximo episódio da série “Retrato” que vai ao ar nas redes sociais do Instituto Inhotim é sobre a obra “De lama lâmina” (2004-2009), de Matthew Barney. O conteúdo estará disponível no YouTube, Facebook e Instagram do Inhotim a partir de amanhã, às 11 horas. A série foi editada a partir de uma coletânea de DVDs gravados entre 2011 e 2014, e, neste ano, estão sendo disponibilizados on-line pela primeira vez. Os vídeos retratam o processo de criação na arte contemporânea e são uma referência para pesquisas e estudos no campo das artes.

Filarmônica de Minas

No próximo domingo, a Filarmônica de Minas Gerais lança nova série denominada “Filarmônica em Câmara–Digita”l, com concertos gravados diretamente da Sala Minas Gerais e sem a presença do público. Serão seis concertos, transmitidos em setembro e outubro, aos domingos, às 11 horas. As transmissões gratuitas acontecem no canal da Filarmônica no YouTube (fil.mg/youtube). O programa do próximo domingo apresenta as obras “Choros nº 4” e “Duo de violino e viola”, de Villa-Lobos, e a peça “Trio para flautas nº 1 em mi menor, op. 86”, de Friederick Kuhlau. Para o maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais, “a nova série é uma oportunidade de mostrar o talento e competência de nossos músicos numa programação camerística de alta qualidade”.

Contação de histórias

Uma live de contação de histórias é atração nesta semana do #MemorialValeEmCasa. A escritora Júlia Medeiros irá apresentar seu livro “A Avó Amarela”, da Ôzé editora, lançado em 2018, com ilustrações de Elisa Carareto, no próximo domingo, às 11 horas. Júlia é de São João del-Rei; é atriz, dramaturga, compositora e gestora cultural. Recebeu, em 2019, o Prêmio Jabuti na categoria livro infantil e foi selecionada para o catálogo “White Ravens” da Biblioteca Internacional da Juventude de Munique (Internationale Jugendbibliothek). Nesta live ela contará a história do livro e um conto, ainda não editado, sobre sua avó, “A Avó Azul”. Este evento integra o projeto “Eu, Criança, no Museu!”.

Festival do Barreiro

A 3ª edição do Dia da Música Barreiro reúne 25 artistas e bandas em formato inteiramente digital. O aguardado festival que ocupa anualmente a região do Barreiro, em Belo Horizonte, se adaptou ao momento atual e agora o público pode conferir as atrações diretamente em casa. As apresentações acontecem hoje, amanhã, no domingo e próximos dias 19 e 20, com transmissão ao vivo no canal do YouTube do Instituto Macunaíma. Entre os destaques da programação estão a banda de rock Seu Silva, os cantores de rap IG Corporation (D.ZN & CPX) e MC João Paiva, a DJ de afrobeat, Gabi Nas, e o de turntablism, Reinaldo Café. No primeiro dia do evento, hoje, serão realizadas diversas lives que mostram a cultura e o patrimônio da região, com Guarda de Congado Congregação Nossa Senhora do Rosário e Bloco OficinaTambolelê (Maracatu) e show da convidada Núbia Nakimuli.

Mostra de Cinema

A 15ª CineOP, Mostra de Cinema de Ouro Preto, foi on-line neste ano. O ambiente virtual que tratou da sétima arte sob a perspectiva da preservação, história e educação alcançou mais de cem mil acessos em 54 países. O evento acabou no último dia 7, mas continua na Rede Minas. A emissora estreia o “Cinematógrafo especial CineOP”. A atração vai ao ar, aos domingos, durante o mês de setembro, com entrevistas e filmes exibidos na mostra. A estreia é no próximo domingo, às 22h30. Para abrir o programa, o público confere a entrevista do jornalista Fernando Tibúrcio com a coordenadora da CineOP, Raquel Hallak. Ela fala sobre a importância da mostra para a cena audiovisual brasileira. O evento apresentou mais de cem filmes, além de debates, lives, oficinas e outras atividades.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas