Variedades

CURTAS DC MAIS | 12/01

CURTAS DC MAIS | 12/01
Crédito: Freepik

Doações para as vítimas das chuvas

O Governo de Minas e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo deram início à campanha Circuito Solidário. A partir de hoje, alguns dos equipamentos culturais que integram o Circuito Liberdade, em BH, receberão doações para as vítimas das chuvas. Entre os itens que podem ser encaminhados, estão alimentos não perecíveis, água potável, colchões, roupas de cama e banho, materiais de limpeza e produtos de higiene pessoal, incluindo absorventes, e proteção individual. As doações podem ser entregues até 24 de janeiro nos seguintes espaços: CCBB, Museu Mineiro, Espaço do Conhecimento UFMG, Teatro Feluma, Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Escola de Design UEMG, Museu de Artes e Ofícios, Centro Cultural Sesi Minas, MM Gerdau, Palácio das Artes, Museu dos Brinquedos e Memorial Minas Gerais Vale. Todo o material será destinado ao Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e às entidades e instituições sociais que estão acolhendo as famílias desabrigadas ou desalojadas. Outras informações em www.circuitoliberdade.mg.gov.

Unimed-BH obtém notas máximas

A Umimed-BH conquistou pela quarta vez consecutiva nota máxima em Sustentabilidade do Mercado e Qualidade em Atenção à Saúde, avaliados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no âmbito do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), ano-base 2020, divulgado pela agência na última quinta-feira. “Compartilho esse resultado com cada um dos médicos cooperados, colaboradores e prestadores de serviço que, todos os dias, honram o nosso propósito de cuidar da saúde das pessoas”, afirmou o diretor-presidente da cooperativa, que conta com 1,38 milhão de clientes, Samuel Flam. O IDSS faz parte do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, que visa avaliar e aprimorar o desempenho das operadoras de planos de saúde em quatro dimensões: Qualidade em Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade do Mercado e Gestão de Processos de Regulação.

Novo horário nos centros culturais

Os Centros Culturais municipais de Belo Horizonte começaram a funcionar com novos horários a partir de ontem. Os equipamentos estão abertos ao público de terça à sexta, das 9h às 19h, aos sábados, das 9h às 17h. A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura informam que seguem disponíveis os serviços de acesso às bibliotecas, visita às exposições, uso do Telecentro, ações de formação e difusão cultural, programação de férias para as crianças e agendamento para ensaios. Mais informações sobre o funcionamento estão disponíveis no site pbh.gov.br/. Os 17 centros culturais da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte são equipamentos públicos destinados ao desenvolvimento cultural, ao exercício dos direitos culturais e à promoção da cidadania a partir de iniciativas de formação, fomento, difusão, promoção da leitura, memória e patrimônio cultural, estabelecidas por meio de programas e projetos, em consonância com as diretrizes dos planos Nacional e Municipal de Cultura.

Bate-papo sobre Aleijadinho

Para falar sobre um dos mais importantes nomes do Barroco e do Rococó, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a Casa Fiat de Cultura convida o historiador e professor Liszt Vianna Neto para o bate-papo virtual “Aleijadinho: artista multifacetado”, a ser realizado no dia 18 de janeiro, às 19h. Durante o evento, Liszt, que também é curador da exposição “Aleijadinho, arte revelada: o legado de um restauro na Casa Fiat de Cultura”, irá compartilhar os detalhes e a importância deste projeto que, ao revisitar a obra do Aleijadinho e revelá-la ao público, oferece uma oportunidade para que os contemporâneos possam reconstruir a memória desse grande mestre. O evento será realizado em transmissão ao vivo, com inscrição gratuita pela Sympla no endereço bit.ly/AleijadinhoMultifacetado.

Ateliê de Férias no CCBB

No Ateliê de Férias do CCBB Educativo, a criatividade se torna protagonista das atividades, que unem técnicas e experiências divertidas. Os interessados podem participar no dia 15 de janeiro, às 11h. É necessário fazer inscrição prévia pelo site (www.ccbbeducativo.com). A partir das instruções dos educadores, o público será convidado a desenhar sem tirar o lápis do papel, pintar o que guardamos na memória, colorir os sons, desenhar sabores e outras experiências inusitadas. O Ateliê de Férias é um espaço de experimentação de alguns materiais/técnicas (aquarela, giz pastel, etc) e também de algumas propostas/metodologias: sobreposição, justaposição, movimento, acaso, linha contínua, entre outros processos utilizados na produção de diversos artistas. Com capacidade limitada, seguindo as normas de prevenção contra a Covid-19, a oficina poderá contar com presença de até 15 pessoas, mediante agendamento prévio na internet.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas