Variedades

CURTAS DC MAIS | 12/06 a 14/06

CURTAS DC MAIS | 12/06 a 14/06
Crédito: Freepik

Despedidas de avós

“A avó adormecida” é uma publicação da Editora DSOP, de 2014.  O texto é de Roberto Parmeggianni, com ilustrações de João Vaz de Carvalho. Delicadamente nos ensina a perceber como nossas mães e avós tornam a vida repleta de perfumes, sabores e sonhos, ensinando-nos as várias formas que o amor pode assumir no cotidiano, tornando mais fortes os laços humanos e construindo pessoas melhores.  A avó, que vai se despedindo aos poucos, pontua a vida e um universo de possibilidades poéticas. Então adormece e se despede. Mães e avós são figuras que levamos ao longo da vida e tornam momentos, às vezes adversos, em grandes cambalhotas humanas de superação e construção. Elas são a memória de sermos amados e singulares como elas. Adormecidas numa instância das almas, acordam as nossas forças quando nos falha a fé ou falham os humanos em oferta de grandeza. Um livro que se dirige às crianças, e também aos adultos que, em algum episódio da vida, confronta uma despedida.

Festival Cultura & Cidadania

A 4ª edição do Festival Cultura & Cidadania segue oferecendo atrações teatrais e oficinas gratuitas de forma virtual neste mês. O roteiro de espetáculos começa com o Galpão Cine Horto e sua montagem “Segunda chamada”, neste sábado (12), na sequência “A maré tá cheia” (dia 19), com Alessandra Visentin/MG e “Iu Tubo” (dia 26), com Cia de Inventos/MG. Os espetáculos serão exibidos gratuitamente aos sábados, às 16h, no canal do YouTube. Além das montagens, o festival abre inscrições para mais duas oficinas. “Histórias – muito mais do que palavras”, com Alessandra Visentin, é destinada para os interessados na arte narrativa que podem se inscrever até este domingo (13). E “Viagem Musical”, que recebe inscrições até o próximo dia 17, ministrada por Milena Andrade, para crianças de sete a 12 anos.

Gastronomia social

Para celebrar o Dia dos Namorados, o Corpo de Voluntários da Associação Mineira de Reabilitação (CVAMR) vai realizar mais um evento no formato drive thru. O almoço, em parceria com o restaurante Rullus Buffet, será entregue no restaurante, localizado na rua Turim, 73, no bairro Santa Lúcia, das 10 às 13h, neste sábado (12). O ingresso para adquirir o kit pode ser comprado na sede da Associação Mineira de Reabilitação (AMR), na rua Professor Otávio Coelho de Magalhães, 111, Mangabeiras ou pelo site: www.sympla.com.br/diadosnamoradosamr. Cada kit serve duas pessoas e tem o valor de R$ 200,00, que será destinado para o tratamento das crianças atendidas pela AMR. O cardápio oferecido pelo Rullus Buffet é composto por entrada, prato principal e sobremesa, além de um mimo especial preparado pelo Atelier da Terra.

“Cuir – Filme e Experimento”

A “Cuir – Filme e Experimeto – América Latina” segue com programação on-line e gratuita até o próximo dia 20. Além da exibição de uma seleção de 42 obras criativas que retratam experiências de sexualidade e de gênero, a mostra promove um ciclo de conversas. A série de debates é aberta ao público e tem transmissão ao vivo pelo canal da Cuir no YouTube. As conversas tratam de processos artísticos conduzidos em conjunto e em parceria, de visões autorais em torno de dissidência, experiência e crítica, e da abordagem criativa de imagens, cinefilia e cinema. Neste sábado (15), às 15 h, o tema será “Cuir, documento e revolução, história e fronteira”, com Felipe Rivas San Martín e Nadia Granados e mediação de: JoMaKA, pesquisador e poeta; Luís Fernando Moura, curador da mostra. Serão abordadas histórias e imaginários nacionais, chileno ou colombiano, ibero-americano ou latino-americano, por meio de retomadas iconoclastas e anarquivistas de documentos, culturas e fronteiras.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ateliê Aberto da Casa Fiat

Para celebrar o amor em toda sua diversidade, a Casa Fiat de Cultura preparou uma programação especial para a semana do Dia dos Namorados. Neste sábado (12), será realizado o Ateliê Aberto “Inspirações de Minas – Bandeira para o Amor”. A tradição da colcha de retalhos, embora não seja exclusividade mineira, é muito comum no interior de Minas Gerais. Ainda que algumas de suas técnicas de execução sejam mais recentes e tenham nomes estrangeiros, como kolping, quilting e patchwork, o seu fazer é parte da mineiridade. A partir da adaptação de uma técnica das colchas de retalhos, a bacharel em artes visuais e educadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Flávia Salvador, ensinará a construir um varal com bandeirolas de tecido. O passo a passo poderá ser acompanhado pelo público nos stories do Instagram e do Facebook da Casa Fiat de Cultura.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas