CURTAS DC MAIS | 12/08

Concerto de Quantz
Celebrando os 325 anos de nascimento de Quantz, a principal flautista da Filarmônica de Minas Gerais, Cássia Lima, apresenta o elegante “Concerto em Sol maior”, do compositor alemão, amanhã, às 18h, na Sala Minas Gerais. O programa traz também a ironia típica de Francis Poulenc, com “As Corças: Suíte”, e a verve melódica de Rachmaninov, em “Vocalise”. A Filarmônica retrata ainda um dos mais célebres poemas sinfônicos do italiano Ottorino Respighi, em “Vitrais de igreja”. A regência é de José Soares, regente associado da orquestra. O concerto integra a série Fora de Série, que, neste ano, traz as inúmeras possibilidades existentes de A a Z no universo dos compositores. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais.
“Jazz no Parque”
Palco para passeios, piqueniques, exercícios físicos, cursos, dentre outras atividades, o Parque Natural Municipal Felisberto Neves, em Betim, se prepara para receber, em agosto, o novo projeto da prefeitura: é o Jazz no Parque – evento cultural com artistas betinenses que tem o objetivo de estimular a visitação a esse importante patrimônio ecológico do município. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), com apoio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Secult). A primeira edição do “Jazz no Parque” será realizada amanhã, às 16h. Para garantir a entrada, o público deve emitir o ingresso, que é gratuito, por meio da plataforma do Sympla (https://www.sympla.com.br/jazz-no-parque__1660575) e entregar, na entrada do evento, 1 quilo de alimento não perecível por ingresso retirado. Importante ressaltar que cada cidadão pode retirar até quatro ingressos.
“Dançando os dias – diário digital”
O Memorial Vale apresenta, dentro do projeto Diversidade Periférica, que tem a curadoria de Patrícia Alencar, a artista Camila Damião, com a performance “Trecho”, amanhã, às 11h, com entrada, sendo necessária a retirada de ingressos uma hora antes do evento, com no máximo um par de ingressos por pessoa, com lugares limitados.“Trecho” é o intervalo da travessia, é o espaço entre dois pontos. A performance “Trecho” é página da obra “Dançando os dias: diário digital”, cujo objetivo neste momento é investigar a performance em dois estados diferentes, físico e digital. Em relação ao material de vídeo performance, existe certa linha do tempo por indicação de datas e lugares onde as pesquisas foram realizadas, que se inicia com o encontro da autora com o artista plástico Paulo Nazareth em Santa Luzia. “Dançando os dias – diário digital” se trata de um material de investigação de escuta do movimento dos sons e experimentação dos mesmos, propondo um diálogo sensorial, em que a performance é projetada para o vídeo.
Minas ao Luar
A 43ª edição do Arraial de Belo Horizonte receberá no próximo domingo uma edição especial do Minas ao Luar, projeto itinerante do Sesc em Minas. A atração será a dupla Di Paullo e Paulino, que fará um show às 22h, na Praça da Estação, marcando o encerramento do tradicional evento. Dupla de cantores e instrumentistas de música sertaneja do Brasil, Di Paullo e Paulino são conhecidos nacionalmente pelas canções “Amor de Primavera”, “Nada Mudou” e “Malú”. Em 2018, apresentaram ao público “Estrelinha”, um dos maiores sucessos na carreira dos artistas, com participação de Marília Mendonça. Reconhecido como um dos maiores e mais antigos projetos de valorização da música brasileira e de difusão das culturas populares em Minas Gerais, o Minas ao Luar é realizado pelo Sesc em Minas desde 1994.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Livro de Max Fercondini
Sucesso nas novelas da Globo nos anos 2000, o ator Max Fercondini deu uma pausa na carreira artística para desbravar outros mares. Nos últimos anos, ele desenvolveu projetos multimídia em que compartilha algumas de suas aventuras como desbravador de belezas naturais ao redor do mundo. O mais recente deles é o livro “Mar calmo não faz bom marinheiro” em que relata os motivos que o levaram a morar em seu veleiro batizado de Eillen e realizar suas expedições. O livro será lançado amanhã na Leitura do Shopping Del Rey (3° piso), às 16h, com a presença do autor. Os fãs que tiverem o exemplar em mãos poderão bater um papo com Max, tirar fotos e receber um autógrafo personalizado. A publicação, que tem belos cenários, grandes histórias e personagens, fala sobre autoconhecimento em um paralelo com o processo pessoal do ator, piloto de aviões e velejador que saiu em busca de um novo sentido para sua vida.
Ouça a rádio de Minas