Variedades

Curtas DC Mais | 12/10

“Sempre Um Papo” 

O projeto “Sempre Um Papo” receberá o casal de escritores Ruy Castro e Heloisa Seixas para debate e lançamento de seus livros. Ruy lança “A Arte de Querer Bem” (Estação Brasil) e “Trêfego e Peralta: 50 Textos Deliciosamente Incorretos” (Cia das Letras), ambos reunindo textos publicados ao longo da carreira de sua carreira; e Heloisa Seixas, “Agora e na Hora” (Cia das Letras), finalista do Prêmio SP, romance no qual a autora constrói um poderoso embate de vida e morte entre um escritor e seu personagem. O evento será realizado na próxima terça-feira, às 19h30, no auditório da Cemig (rua Alvarenga Peixoto, 1.200, Santo Agostinho), com entrada franca.

Lançamento de livro

O intelectual mineiro Raymundo Nonato Fernandes, nascido em Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha, lança o livro “Nos caminhos da educação – Instituto de Educação de Minas Gerais e outras histórias mais”, no qual compartilha com os leitores sua trajetória de vida e as muitas realizações no campo da educação. O evento acontecerá neste sábado (13 de outubro), às 10 horas na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, que fica na rua dos Guajajaras, 1.268, no Barro Preto.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“O centenário de um poeta”

A Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes) recebe, no dia 19 de outubro, às 19h30, a palestra “Alphonsus de Guimaraens Filho – O centenário de um poeta”, que será ministrada pelo sobrinho-neto do poeta, o escritor Lucas Guimaraens, superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário de Minas Gerais. O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML. Filho do poeta ouro-pretano Alphonsus de Guimaraens e sobrinho-neto do romancista Bernardo Guimarães, o poeta e jornalista Alphonsus de Guimaraes Filho nasceu em Mariana, em 1918.

Cenário de cinema

O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC), da Prefeitura de Belo Horizonte, vai receber no próximo domingo as gravações de um longa-metragem de ficção que fala sobre a chegada da velhice e as consequências de uma doença terminal na vida das pessoas. A história se passa em grande parte dentro de um hospital privado, da saúde suplementar, que tem como público-alvo pessoas de alto poder aquisitivo. Com toques de thriller policial, o filme ‘A Queda’, do diretor Diego Rocha, é um drama construído sob um clima de suspense, que fala de amizade, do relacionamento entre um neto e um avô e, em segundo plano, da relação entre médicos e pacientes.

Gênero e racismo

Nos dias 24 e 25 de outubro, o Instituto Inhotim realiza a 9ª edição do Seminário de Iniciação Científica, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). O evento tem como objetivo discutir e divulgar a produção de conhecimento e pesquisas desenvolvidas no Instituto. Nos dois dias, serão apresentados trabalhos de 11 jovens pesquisadores do Inhotim, com temáticas que vão de arte contemporânea a patrimônio imaterial, passando por gênero e racismo. Uma das pesquisadoras é a bolsista da Fapemig Kelen Caroline de Araújo, aluna do 2º ano do ensino médio da rede pública de Brumadinho, que está pesquisando os motivos pelos quais parte da população brasileira se comporta de forma racista com negros.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas