CURTAS DC MAIS | 12/10

Feira de orquídeas
Cores, perfumes e belezas raras. É nesse clima que Belo Horizonte vai se transformar novamente na capital nacional das orquídeas. Até domingo (13), a cidade receberá a 40ª edição da Grande Feira e Exposição Nacional de Orquídeas, organizada pela Associação Mineira de Orquidófilos (AMO). Tradicional na capital mineira, a feira, considerada a maior de flores de Minas Gerais, será na Serraria Souza Pinto (avenida. Assis Chateaubriand, 809, Centro). Na edição deste ano, a AMO reúne 30 associações de orquidófilos de várias regiões mineiras e de outros estados, além de 26 estandes de vendas, com materiais para cultivo e plantas que vão diretamente do produtor para a casa dos compradores. A feira é aberta ao público, com entrada gratuita, de 9h às 18h (sábado) e de 9h às 17h (domingo).
Novidades em Inhotim
O Instituto Inhotim fará inaugurações nas áreas de arte e botânica para o próximo mês. Estão entre as novidades: a maior obra já construída de Robert Irwin, localizada em uma nova área aberta à visitação; a exposição “Visão Geral”, com artistas contemporâneos brasileiros na Galeria Mata; uma instalação de Gisela Motta, Leandro Lima e Claudia Andujar; e um novo jardim poético, o maior do Inhotim. Em concreto, aço inox e vidro artesanal, a nova obra permanente de Robert Irwin tem 6,3 metros de altura por 14,6 metros de diâmetro. Ficará no ponto mais alto do terreno da instituição, próximo ao Beam Drop, de Chris Burden, em uma área que até então não era acessível aos visitantes – um bônus é a vista deslumbrante para a Reserva Particular do Patrimônio Cultural (RPPN).
“Fellini em Foco”
Federico Fellini foi um dos cineastas que soube como ninguém mesclar críticas à sociedade italiana a filmes poéticos, líricos e muito mágicos, que fundiam imagens barrocas e fantasia. Mais de 25 anos após a sua morte, ele ainda continua sendo um dos nomes mais influentes do cinema mundial, com seus clássicos“8 e ½” (1963), “Noites de Cabíria” (1957), “La Dolce Vita” (1960), e “Amarcord” (1973). A próxima edição do Quartas Italianas vai discutir a vida e a obra do diretor na palestra “Cinema Nostro – Fellini em Foco”, do especialista em literatura e história italiana e professor da Fundação Torino, Riccardo Cassoli. O bate-papo será realizado na Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade), na próxima quarta feira, das 19h30 às 21h. Haverá tradução simultânea e a entrada é gratuita, com retirada de ingressos pela Sympla. Espaço sujeito a lotação (200 lugares).
Crianças e a cidade
O CCBB Educativo traz para suas atividades a temática da relação das crianças e a cidade. Para abordar o assunto, a mestre em política Fernanda Regaldo é a convidada do projeto Transversalidades, que será realizado na próxima quarta-feira, às 19h, no CCBB (Praça da Liberdade, 450, Funcionários). A atividade é voltada para profissionais da área da educação e conta com intérprete de Libras. No encontro, Fernanda Regaldo busca discutir como as cidades são construídas e como as crianças circulam e se relacionam com elas. O Transversalidades traz cursos para professores e educadores, com temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas. A entrada é gratuita.
Outubro Rosa
No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, celebrado no próximo sábado (19), a Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, vai amanhecer de uma forma diferente. O local receberá diversas atividades gratuitas de conscientização contra a doença. Quem passar pela via entre 9h e 12h vai poder desfrutar de orientações sobre como diagnosticar e prevenir o tumor com oncologistas. Haverá ainda aula de yoga ao ar livre e bate papo com psicóloga e pacientes em tratamento. No evento, promovido pelo Cetus Oncologia, haverá distribuição de água e folders informativos, além de apresentação especial do Grupo Trampulim, que em seus mais de 20 anos de trajetória mistura música, improviso, dança, teatro e circo, tendo como foco a linguagem do palhaço.
Ouça a rádio de Minas