Variedades

CURTAS DC MAIS | 12/10 e 13/10

CURTAS DC MAIS | 12/10 e 13/10
Crédito: Freepik

Circovolante em Mariana

A arte da palhaçaria volta às praças e centro histórico de Mariana com o Circovolante – 12º Encontro Internacional de Palhaços. A partir de quinta-feira (13) e até o próximo domingo (16), o público recebe 30 atrações e mais de 100 palhaços de várias partes do Brasil e de outros países nas ruas da cidade histórica, onde milhares de pessoas se reúnem para rir, chorar e se emocionar por completo com as apresentações gratuitas do festival.  A homenageada do Circovolante – 12º Encontro de Palhaços é Jojoba, a palhaça de Jô Alves, que iniciou sua carreira com o Grupo Stronzo junto aos fundadores do Circovolante, Xisto Siman e João Pinheiro, em 1992. Os quatro dias de evento contam com a presença de trupes argentinas como Sara Peper, Palhaço Tomate e Laguz; a colombiana Família Barmu e brasileiras de várias localidades como a Turma do Biribinha (AL), Irmãs Cola, Cia Suno, MB Circo, de São Paulo, Duo Morales, Teattro de Anônimo, do Rio de Janeiro, e, claro, várias trupes de Minas Gerais.

Festival de Cultura Popular

A partir desta quarta-feira e até o próximo domingo (16), os municípios de Entre Rios de Minas, Jaceaba e São Brás do Suaçuí recebem o Festival de Cultura Popular, iniciativa pensada para oferecer aos municípios mineiros atividades artísticas e de formação que valorizam a diversidade da cultura brasileira. Com uma programação dedicada à semana das crianças, a primeira edição do evento nas cidades irá ocupar ruas e praças, com apresentações do Grupo Atrás do Pano (MG), da Cia. Pelo Cano (SP) e do Grupo Desembargadores do Furgão (SP). As atrações são gratuitas.  Entre Rios de Minas recebe o Festival de Cultura Popular nesta quarta-feira (12), Dia das Crianças -, quando duas atrações do Grupo Atrás do Pano ocupam a Praça de Eventos: “Rua de Brincar”, das 10h às 16h, e o espetáculo “Estórias Cantantes”, às 16h – inspirado na riqueza e diversidade da cultura popular brasileira, a peça propõe ao público experimentar o jogo rítmico e corporal, através do resgate de mitos folclóricos, parlendas, cantigas e trava-línguas.

“Encontro Marcado”

“O silêncio seria, sempre, o único meio de entendimento perfeito”. A frase compõe o texto de um dos livros mais importantes da literatura brasileira: “O encontro marcado”, de Fernando Sabino. Para dar início às comemorações do centenário do escritor belo-horizontino, que nasceu em 12 de outubro de 1923, a Fundação Clóvis Salgado promove a mostra “Encontro Marcado com Fernando Sabino 99”. A exposição traz painéis, em forma de uma linha do tempo, que apresentam ao público os principais acontecimentos da vida e obra de um dos mais importantes autores de Minas Gerais e do Brasil. Curador da mostra, filho do escritor e presidente do instituto que mantém viva a memória do autor de “O menino no espelho”, Bernardo Sabino assina a curadoria.  A mostra, que vai além das páginas dos livros, conta a história de uma das figuras mais importantes da literatura brasileira. Para Uiara Azevedo, gerente de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado, “Fernando Sabino, valorizando o cotidiano e o humor, é um dos principais escritores do pós-modernismo brasileiro.

“Me Mostra – Cenas Curtas”

A Fundação Clóvis Salgado realiza a sétima edição do “Me Mostra – Cenas Curtas”, do curso técnico de Teatro do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). As atividades acontecem a partir desta quinta-feira (13) e até o próximo domingo (16), de 18h30 às 21h, no Teatro João Ceschiatti. Proposto e criado pelos alunos da Escola do Teatro do Cefart, o evento é uma forma dos estudantes apresentarem os trabalhos autorais e estruturarem todo o fazer artístico, que também envolve os bastidores, como promover editais, desenvolver curadorias e todo o processo de produção. Com o título “Me Mostra 2022 – Corpos em afeto”, esta temporada traz 25 trabalhos inéditos. A mostra ocorre semestralmente, e é produzida em sua totalidade por estudantes dos três anos do curso de Teatro do Cefart. Além das cenas teatrais, a “Me Mostra – Cenas Curtas” conta com uma programação de oficinas de experimentações artísticas ofertadas pelos alunos. O trabalho ainda traz rodas de conversa sobre processos de criação e outros temas transversais à produção teatral. Toda a programação é gratuita.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Clarinete e cordas

O Memorial Vale recebe na quinta-feira (13), às 19 horas e às 20h30 (duas sessões) os músicos Jonatas Bueno (clarinete), Rodrigo de Oliveira, (violino), Gideoni Loamir (violino), Valentina Shmyreva (viola) e Lucas Barros (violoncelo) da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais que interpretarão a obra “Quinteto para clarinete e cordas em si menor”, op. 115, de Brahms. A retirada de ingressos será feita uma hora antes do evento, com no máximo um par de ingressos por pessoa e lugares limitados. Conduzida pelo seu diretor artístico e regente  Fabio Mechetti, a Filarmônica de Minas Gerais foi fundada em 2008 e tornou-se referência no Brasil e no mundo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas