CURTAS DC MAIS | 13/01

David Braga no Conselho de RH da ACMinas
O CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, David Braga, é o novo vice-presidente do Conselho de Recursos Humanos da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), juntamente com a presidente, Eliane Ramos, que também é presidente do Conselho Deliberativo da ABRH Brasil, diretora do PI Brasil e integrante do Grupo Mulheres do Brasil. Braga já era conselheiro de RH na ACMinas e participa ativamente em outras entidades, como conselheiro executivo da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seção Minas Gerais (ABRH-MG); e na ONG ChildFund Brasil. É também colunista da rádio BandNews FM e do DIÁRIO DO COMÉRCIO. Com ampla experiência em recursos humanos, David Braga criou há quase dez anos, ao lado de Bárbara Nogueira, a Prime Talent Executive Search, empresa de busca e seleção de executivos de média e alta gestão, presente hoje em 30 países pela Agilium Group.
Luiz Ruffato no Sempre Um Papo
O escritor Luiz Ruffato é o convidado do Sempre Um Papo hoje, às 19h, para falar sobre o seu novo romance “O antigo futuro” (Cia das Letras). A conversa será mediada pela jornalista Jozane Faleiro, vai ao ar pelo canal do YouTube do Sempre Um Papo, com acesso gratuito e tradução em Libras. De estrutura vertiginosa, dividido em cem breves capítulos, “O antigo futuro” explora em uma prosa direta e requintada a permanência e a transformação de padrões familiares ao longo do tempo, num país que parece não apresentar saídas. A trama se passa nos Estados Unidos. Alex leva a típica vida dos imigrantes: trabalha muito, economiza o quanto pode, desconfia de todos e tem dificuldade para fazer amigos e se integrar. Muda de cidade e emprego o tempo todo, sempre em busca de aluguéis mais baratos e de uma remuneração que lhe permita enviar mais dinheiro ao Brasil. No pouco descanso entre as jornadas exaustivas, rememora episódios de seu passado e o motivo pelo qual foi empurrado a deixar sua vida anterior, num bairro de classe média baixa em São Paulo – o assassinato do irmão e do cunhado num assalto.
“Circuito de Férias nos Centros Culturais”
Pensando em oferecer opções de lazer, cultura e arte para o público infantil e toda a família, o Circuito Municipal de Cultura, em parceria com os centros culturais municipais, oferece programação especial. A partir de hoje e até o próximo dia 28, o “Circuito de Férias nos Centros Culturais” promove uma série de atrações gratuitas que acontecem em nove centros culturais de Belo Horizonte. As atividades incluem teatro, circo e música, além de oficinas, brincadeiras e contação de histórias. As ações ofertadas pelos centros culturais podem ser acessadas no Portal PBH ou nas páginas dos Centros Culturais no Instagram. A programação começa hoje, às 15h, com o espetáculo teatral “Menineça Sabi: Sabor da Infância”, do grupo Makambas Brincantes,no Centro Cultural Zilah Spósito, e tem como pilares a palhaçaria, a cantoria, as brincadeiras e a contação de histórias. Como sugere o nome do projeto – makamba, palavra de origem bantu que significa plural de amigo – a ideia é misturar crianças de todas as idades, criando um ambiente plural onde todos convivam com a diferença e possam ser amigos.
“Lá nas matas tem”
Mestres de comunidades tradicionais de Minas Gerais estão juntos no filme “Lá nas matas tem”, de César Guimarães e Pedro Aspahan. São conhecedores da cultura popular de Contagem, Ubá e Oliveira. O filme nasceu do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG, que trabalha culturas afrodescendentes, indígenas e populares. No documentário, os protagonistas mostram, por meio de depoimentos, cantos e rituais, os saberes que têm, como matriz, a cultura afro-brasileira. A obra será exibida na “Faixa de Cinema”, da Rede Minas, hoje, às 23h, que também apresenta entrevista com um dos diretores, Pedro Aspahan. A conotação gramatical não exagera ao nomear esses personagens da vida real de “mestres”. Dois deles, inclusive, receberam o título acadêmico de doutores por notório saber. Um deles é José Bonifácio da Luz, mais conhecido como Bengala. Líder do quilombo Arturos, comunidade de Contagem reconhecida como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais, é também capitão da Guarda de Congo do Reinado de Nossa Senhora do Rosário. O filme também pode ser visto, no mesmo horário, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas