Variedades

CURTAS DC MAIS | 13/07

CURTAS DC MAIS | 13/07
Crédito: Freepik

Filarmônica de Minas recebe o pianista Arnaldo Cohen

Um dos maiores pianistas brasileiros de todos os tempos, Arnaldo Cohen retorna a Belo Horizonte para executar, junto à Filarmônica de Minas Gerais, duas obras de absoluta diversidade: o “Primeiro Concerto” de Mendelssohn e as variações de Rachmaninov, escritas sobre o célebre tema de Paganini. A noite será também da estreia mundial da obra “Selãh”, encomenda da Filarmônica ao vencedor do Festival Tinta Fresca de 2019, Igor Maia; e da efervescência ibérica de Ravel, com a “Rapsódia Espanhola”. As apresentações serão realizadas amanhã e sexta-feira, às 20h30, na Sala Minas Gerais, com regência do maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais. Os ingressos estão à venda no site www.filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais. De acordo com as orientações da Prefeitura de Belo Horizonte para a prevenção da Covid-19 em ambientes fechados (Portaria nº 375/2022, publicada no dia 14 de junho de 2022), o uso de máscara é obrigatório na Sala Minas Gerais.

Saga do bandeirante Fernão Dias em Minas

A expedição do bandeirante Fernão Dias à procura de esmeraldas em Minas, no final do século 17, terminou sem a descoberta de sequer uma pedra do cobiçado mineral. No entanto, deixou um legado histórico e econômico para o País, com a formação de povoados que deram origem à Capitania de Minas Gerais, há mais de 300 anos. A saga do bandeirante inspirou Alexandre Pinheiro Neto a compor a ópera “Sobre as Montanhas – A Bandeira das Esmeraldas e a Origem de Minas Gerais”, cujo lançamento será realizado amanhã, a partir das 20 horas, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas (rua da Bahia, 2.244,Lourdes). A entrada é franca. “Com o espetáculo, pretendemos fazer uma homenagem justa, monumental e épica ao povo mineiro, ao Estado de Minas Gerais”, avisa Alexandre Pinheiro Neto. O teatro musicado será lançado em filme exibido na tela do Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas.

“Divas por Gabriela Pepino”

Gabriela Pepino, cantora e compositora mineira, faz única apresentação do show “Divas por Gabriela Pepino”, na próxima sexta-feira, às 20h30. A cantora leva para o público mineiro a visita à obra de divas da música norte-americana como Mariah Carey, Whitney Houston, Tina Turner, entre outras. Os ingressos, que podem ser comprados na bilheteria do Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas ou no site Eventim, custam R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia). Essas cantoras, diva norte-americanas, moldaram a carreira e o perfil vocal de Gabriela Pepino. Em “Divas por Gabriela Pepino”, será mostrado para o público a leitura e as formas como a cantora mineira entende e dá voz às canções imortalizadas por Mariah Carey, Whitney Houston, Tina Turner, entre outras. Gabriela tem dois álbuns autorais lançados e passagem por diversos festivais de prestígio no Brasil e no exterior.

Férias na Casa Fiat de Cultura

O papel é um conhecido aliado da arte, normalmente usado como suporte para abrigar diversas técnicas artísticas. Mas, no Ateliê Aberto de Férias “Desenho com papel, da prancheta para as paredes”, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura convida o público a experimentar uma nova forma de utilizá-lo. Por meio de colagens, sobreposições, cortes, recortes, rasgaduras e dobras, o papel será transformado em matéria-prima para a criação de desenhos autorais, como uma espécie de “lápis”, capaz de reproduzir diversas texturas e cores no desenvolvimento de imagens criativas. O ateliê será realizado no próximo sábado, às 10h30 e às 14h30. Crianças e adultos de todas as idades podem participar, sem necessidade de inscrição prévia. Já nos sábados seguintes, dias 23 e 30 de julho, o foco será a chamada nona arte, durante a Oficina de Férias “Quadrinhos: narrativa visual pop”. A narrativa visual dos quadrinhos contemporâneos ganhou o público por meio das tiras em jornais e revistas e hoje é um dos maiores mercados literários do mundo.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Bordando Memórias”

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, apresenta no Museu Casa Kubitschek, a exposição “Trama: processos educativos na Pampulha”, que reúne os projetos “Bordando Memórias” e “Lab Design”. A proposta é colocar em diálogo com a casa modernista bordados e protótipos de objetos de design inspirados no território Pampulha. Também integram a exposição dois videodocumentários que compartilham os processos criativos e as práticas educativas que vinculam os projetos à Pampulha e aos acervos da unidade museal. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada de quarta a domingo, das 10h às 18h, com entrada até as 17h30. O projeto “Bordando Memórias” é realizado pelo Museu Casa Kubitschek desde 2017 e já reuniu mais de cem participantes. O Museu Casa Kubitschek fica na avenida Otacílio Negrão de Lima, 4.188, no bairro Bandeirantes (Pampulha). Visitas mediadas devem ser agendadas pelo e-mail [email protected].

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas