CURTAS DC MAIS | 13/08 a 16/08

Poesia de Paulo Leminski
Um dos escritores mais populares das últimas décadas é tema de palestra na Academia Mineira de Letras (AML). A professora Renata Moreira apresenta “Paulo Leminski, um caprichoso relaxado”, oferecendo uma abordagem diferenciada sobre o autor. O público pode conferir o vídeo a partir das 11h desta terça-feira (16), no canal do Youtube da AML. A palestra irá abordar parte do percurso de Paulo Leminski, especialmente relacionando sua mais conhecida veia de poeta rápido ao lado de ensaísta, tradutor e estudioso dos processos poéticos. Pretende-se dar a ver ao público outras facetas menos célebres de sua produção poético-intelectual. A palestrante ressalta que durante a apresentação, embora se detenha sobre os versos mais conhecidos do autor, o público também vai conhecer outros aspectos menos triviais de sua produção.
Espetáculo de dança flamenca
O que a música e a dança flamencas têm a ver com a cultura de Minas Gerais? Esse é o mote do espetáculo “Alumiar – Sou Flamenco, Sou Minas Gerais”, que a Cia Luna Flamenco apresenta no Teatro Sesiminas (rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia), neste sábado (13), às 20h, e domingo (14), às 19h. O espetáculo fala sobre a cultura mineira, contando suas histórias através da dança e música flamencas, mescladas pela poesia e musicalidade de Minas. “O flamenco é uma arte universal, intensa e rica de possibilidades. Em ‘Alumiar’, une-se à cultura mineira, cheia de afeto e expressividade. Esse encontro será emocionante e inesquecível”, comenta a diretora do espetáculo e da Cia Luna Flamenco, Anita Pires. Os ingressos custam R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia entrada).
Primeiro Ato celebra 40 anos
O grupo de dança Primeiro Ato comemora 40 anos, em 2022, com a estreia do espetáculo “Primeiro Ato 40 anos ‘Tecidos na pele”, uma obra concebida a partir do contato com o acervo das quatro décadas de história e criação de espetáculos do grupo, onde os bailarinos construíram releituras das coreografias inspiradas na materialidade e na história por trás de cada figurino. Serão quatro apresentações, de 16 a 19 de agosto, terça a sexta-feira, sempre às 15h, sendo em diferentes pontos da cidade e com acesso gratuito: Estação Central do Metrô (16/8), Estação de Metrô Gameleira (17/8), Estação de Metrô Vilarinho (18/8) e O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (19/08). A diretora do Grupo de Dança Primeiro Ato, Suely Machado, diz que a escolha dos locais leva em conta a importância de se levar a arte e dança contemporâneas a pontos periféricos.
Projeto arquitetônico arrojado
Em meio aos desafios da vida urbana, como poluição do ar e falta de tempo até para momentos de lazer, principalmente em áreas verdes, nada melhor que chegar ao lar, contemplar a beleza do ambiente cercado por plantas e ter o privilégio de ter o contato com a natureza. Essa é a proposta das incorporadoras Pentagna e Trena, que se uniram em um projeto arquitetônico arrojado, pioneiro e de alto padrão na capital mineira. Trata-se do edifício Petra 1275, cujas obras estão em andamento e a entrega está prevista para 2024. Nos tempos atuais, quando estudos comprovam, cada vez mais, que a moradia em locais onde o verde é predominante traz inúmeros benefícios para a saúde, o Petra 1275 desponta como excelente opção para quem busca a qualidade de vida. Com localização privilegiada no Lourdes, bairro nobre, o edifício se destacará pelo design contemporâneo e pela exuberância de variadas espécies nativas da Mata Atlântica e do Cerrado.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Sustentabilidade no MECAInhotim
Usando a música como fio condutor dentro da plataforma de entretenimento e sustentabilidade Green Your City, a Heineken, patrocinadora oficial do MECAInhotim, instalou uma miniusina sustentável no maior museu a céu aberto do mundo, possibilitando que as ativações da cervejaria no evento sejam movidas à energia verde. O festival começou na sexta-feira (12) e vai até 14 de agosto, em Brumadinho. A estrutura, desenvolvida em parceria com a M.O.E., consiste em 28 placas fotovoltaicas que ocupam o espaço de 70m² na entrada do museu. Juntas, elas formam a usina que vai captar energia limpa e será conectada a geradores, abastecendo as ativações da marca, desenvolvida em conjunto com Atenas: o Heineken Stage, palco onde DJs se apresentarão durante os dias do festival. O espaço também conta com placas solares que geram energia e abastecem a instalação artística formada por plantas e luzes, fazendo com que o público sinta o movimento pulsante e vivo da natureza. Além do Heineken Stage, o Greener Bar também será totalmente abastecido por energia verde. O evento multicultural da plataforma MECA em parceria com o Instituto Inhotim tem a proposta de explorar os universos de música, arte, moda, tecnologia e conhecimento.
Ouça a rádio de Minas