Variedades

CURTAS DC MAIS | 14/04

Palestras da AML

As palestras da Academia Mineira de Letras (AML) sempre permitiram ao público uma imersão única no universo da literatura. Mesmo com a programação suspensa por tempo indeterminado e muitas pessoas em isolamento social, o público tem a oportunidade de levar para dentro de casa a literatura, além dos livros. Isso porque a instituição conta com cerca de 200 vídeos em seu acervo digital, todos disponíveis gratuitamente em seu canal no YouTube, com tradução em libras.

Além disso, há poemas, artigos e outros textos de escritores e membros da academia no blog oficial. Nos vídeos, é possível conferir escritores como Conceição Evaristo, Caio Boschi, Olavo Romano, entre tantos, e ainda aprofundar na obra de Guimarães Rosa Sallinger, Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros autores. As palestras e conteúdos on-line estão disponíveis em academiamineiradeletras.org.br/ e academiamineiradeletras.org.br/blog

Salas de cinema

A história real de quem frequentava as salas de cinema espalhadas pela cidade daria um filme. Hoje, esses locais estão em extinção, mas são muitas as recordações de quem passou por essas poltronas. O filme “Entre uma pipoca, um beijo e um drops Dulcora”, de Alfredo Alves, apresenta a memória afetiva de personalidades e anônimos que viviam diante, e por trás, da telona. O documentário vai ao ar hoje, às 20 horas na Faixa de Cinema Especial, na Rede Minas. Como cinema é um trabalho e uma paixão, o diretor usa as salas como protagonistas do filme.

O documentário traz a história desses espaços de exibição de Belo Horizonte. Uma história que começa 1898, contada a partir de alegres e tristes momentos vividos em cinemas que deixaram de existir ou aqueles que resistem às exigências do tempo. Diversas personalidades dão depoimentos, como Ronaldo Fraga, Chico Pelúcio, Antônio Luciano Pereira e Cris Guerra. O filme também pode ser visto, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

Clássicos nacionais

O CineCentro dá continuidade a programação do cinema propondo uma mostra de filmes clássicos nacionais que podem ser assistidos em casa neste período de isolamento social. Na seleção do CineClássico Quarentena serão indicadas películas consagradas pelo público e crítica, que são encontradas na íntegra pelo YouTube. Neste mês foram selecionados oito clássicos de diferentes diretores, épocas e gêneros, com o objetivo de convidar o público para conhecer ou rever importantes filmes que marcaram o cinema brasileiro.

O cinema nacional, embora não muito valorizado, oferece produções e conteúdos que favorecem reflexões sempre necessárias, principalmente no momento que estamos vivendo. A atração de hoje é “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, clássico dirigido por Glauber Rocha em 1964, com Othon Bastos, Maurício do Valle, Geraldo Del Rey e Yoná Magalhães. O filme pode ser visto pelo YouTube.

Lives do Senac

Em abril, o Senac continua com a programação de lives para profissionais e empresários do comércio. Hoje, a analista comportamental Camila Alves aborda o tema “Inteligência Emocional aplicada aos negócios”. Já na próxima quinta-feira, o assunto será “PLN aplicada aos processos empresarias”, com o CEO do Instituto de Neurolinguística Empresarial, Marco Túlio Costa. E, no próximo dia 20, o professor e empreendedor Bruno Lacerda fala sobre “A transformação digital nos negócios”. Todas as atividades serão realizadas ás 15 horas pelo @senacminas.

Cursos gratuitos

Aproveitar oportunidades de capacitação nesse período de isolamento social para combater o novo coronavirus é uma excelente forma de se manter produtivo e se preparar para o retorno ao mercado de trabalho. O Ietec, instituto com mais de 30 anos de atuação, oferece cursos à distância e gratuitos para profissionais se desenvolverem sem sair de casa. São diversas opções que vão desde o setor de recursos humanos e gestão de projetos, até cursos no setor de mineração e prospecção de vendas. Inscrições e mais detalhes no site

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas