Variedades

CURTAS DC MAIS | 14/10

CURTAS DC MAIS | 14/10
Crédito: Freepik

Festival Cantos de Beagá

O Festival Cantos de Beagá chega à sua 6ª edição, com destaque para os shows de: Geraldo Azevedo, Zeca Baleiro e Vinícius Cantuária. E para a garotada terá atividades em comemoração à semana das crianças, passeios, feira de artesanato, gastronomia e tour virtual por BH. O evento, que ocorre em três datas – hoje, no próximo domingo e no próximo dia 21 de outubro. O festival começa hoje no Cine Theatro Brasil Vallourec. A partir das 19h haverá um tour virtual por Belo Horizonte, com óculos de realidade virtual, no hall de entrada. Essa atividade é gratuita. Na sequência, às 21h, será a vez do show “Voz & violão” de Geraldo Azevedo. Ele apresentará sucessos de sua carreira, como “Caravana”, além de canções do seu novo trabalho com Chico César, o show “Violivoz”. Os ingressos estão disponíveis no site
Eventim e na bilheteria do teatro. A abertura será feita pela cantora Danielle Bonfim. As apresentações contarão com intérprete de libras. Já no domingo, o festival acontecerá em parceria com o Mercado Charme Chique, feira de artesanato, na área externa do Museu Histórico Abílio Barreto, das 10h às 17h.

“Lacan na Academia”

O programa “Lacan na Academia – Conversando com a Literatura”, parceria da Academia Mineira de Letras (AML) com a Escola Brasileira de Psicanálise (EBP-MG), vem realizando importantes conversas sobre “Poesia e Tradução”. A próxima edição acontece amanhã, às 10h, na AML e conta com a presença do professor, escritor e tradutor Jacyntho Lins Brandão. O evento, que será transmitido ao vivo pelo YouTube da AML,também terá a participação das psicanalistas Lucíola Macêdo (coordenação e curadoria), Cristiane Grillo e Fernanda Costa. O encontro dá continuidade ao diálogo com a poesia, enfatizando as relações entre poesia e tradução. Dessa vez, algumas perguntas serão respondidas por Jacyntho Lins Brandão como: haveria o intraduzível em poesia? Como traduzir expressões, sentimentos, ou o que ressoa num verso quando este transmite algo peculiar a um idioma, tempo ou lugar?

“Concertos para a Juventude”

No próximo domingo, às 11h, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais apresenta a música da Itália na série “Concertos para a Juventude”, com obras de Vivaldi, Verdi, Puccini, Rossini e Monteverdi. A regência é de José Soares, regente associado da Filarmônica, e a obra Quatro Estações”, de Vivaldi, terá solos do violinista Gideôni Loamir, músico da orquestra. Ao longo de seis concertos gratuitos, sempre aos domingos, a série “Concertos para a Juventude” é dedicada às famílias e à formação de novos públicos e destaca, em 2022, a música de diferentes regiões do mundo. O concerto é gratuito, com presença de público e transmissão ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube. A distribuição de ingressos começará a ser feita hoje, após o meio-dia, pela internet, no site da Filarmônica (www.filarmonica.art.br), limitada a quatro ingressos por pessoa. Não haverá distribuição de ingressos na hora do concerto.

Exposição no Mercado Central

Até o próximo domingo, o Mercado Central de Belo Horizonte é palco da exposição “Cada esquina um horizonte”. Com entrada gratuita, o público tem acesso a obras que transitam entre o mundo físico e o mundo virtual por meio de diferentes suportes como: papel, vídeo e ambiente virtual 3D. A exposição é composta por desenhos, animações, NFTs e metaversos, produzidos entre os anos de 2019 e 2022, por Maurício Magalhães Cascemiro (Mau), artista belo-horizontino autodidata e independente. A exposição traz pontos de vista do artista sobre as relações humanas e o meio, principalmente as cidades e seus impactos na construção social. Ela permite que o público interaja com as obras por meio de uma interface que funciona como um jogo. Assim, unindo arte e tecnologia, o artista busca encantar e incitar a reflexão, através de experiências interativas e espaços imersivos, que compõem a narrativa de uma estória viva e em desdobramento, um folclore com olhar para o futuro.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Faixa de Cinema

A tecnologia audiovisual e o universo infantojuvenil se tornaram temas de debates recorrentes durante a pandemia. O assunto é apresentado para adultos e crianças de forma lúdica, divertida e criativa no filme “Em busca das telas amigáveis”. O documentário dirigido pelo cineasta e educador audiovisual Igor Amin mostra a nova realidade tecnológica a partir da experiência de professores, estudantes e do próprio cineasta, que se torna um personagem importante dessa narrativa que é exibida na Faixa de Cinema, da Rede Minas, em uma homenagem à semana das crianças. Para fazer o documentário, Igor transformou sua casa no Serro, no Vale do Jequitinhonha, em um estúdio. Educadores e alunos de escolas de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, Acre e Paraíba também estão no centro da tela. Com apresentação de Samuel Guimarães, a Faixa de Cinema vai ao ar hoje, às 23h, pela Rede Minas, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas