CURTAS DC MAIS 14/11 a 16/11
Mercado audiovisual
Diálogos sobre o panorama pós-pandemia e a busca de soluções efetivas para o mercado audiovisual são as principais temáticas da MAX 2020 – Minas Gerais Audiovisual Expo, que será realizada a partir desta segunda-feira (16) e até a próxima sexta-feira. O evento será totalmente virtual e gratuito e contará com a presença de players e convidados nacionais e internacionais. Todas as palestras são abertas ao público e os interessados podem se inscrever no site do evento: max2020.com.br. Neste ano, o foco é a busca de soluções para alavancar o setor audiovisual no País, de parcerias e de fundos de investimento internacionais para a viabilização de projetos e discussões sobre os rumos que o mercado vai tomar em um mundo pós-pandemia.
Atualização tecnológica
Um dos responsáveis pelo maior edifício do mundo, o arquiteto Luke Leung, diretamente de Hong Kong, é destaque do XVII SAT – Seminário de Atualização Tecnológica, que acontece nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17), totalmente on-line. O convidado traz aos participantes do encontro detalhes sobre a tecnologia empregada no projeto do Burj Khalifa, arranha-céu localizado em Dubai com 828 metros de altura e 160 andares. Promovido pela Abrasip-MG, em parceria com a Ashrae Chapter Brasil e a Regional Abrava-MG, o SAT reúne autoridades da engenharia civil para apresentar as últimas novidades em tecnologia para o setor. O evento é integrado ao Minascon, por isso, a inscrição acontece pelo mesmo link.
Folclore japonês
A realidade aumentada tem a capacidade de incorporar elementos virtuais ao mundo real de maneira impressionante. E Belo Horizonte vai vivenciar um amplo circuito pela cidade como parte da programação do Novembro Digital, da Aliança Francesa. A partir desta segunda-feira (16), a atração “Uramado Ar” vai levar o público a conhecer personagens do folclore japonês em equipamentos culturais da Universidade Federal de Minas Gerais, do Circuito Liberdade, Palácio das Artes e no prédio da Aliança Francesa em Belo Horizonte. Adesivos instalados em centros culturais darão vida a diversas figuras inspiradas no folclore japonês. Elas contam a história dos Tanukis que são espíritos da floresta que acordam na cidade.
“Tambor na Praça”
Neste sábado (14), às 20 horas, Maurício Tizumba se apresenta com o multi-instrumentista Philippe Lobo tocando música popular brasileira, pop e rock. Eles se apresentam no projeto “Tambor na Praça”, que está de volta, agora em novo formato, on-line, adequado aos tempos de pandemia. O show inédito e totalmente instrumental será realizado ao vivo, com transmissão gratuita pelo canal https://www.youtube.com/ciaburlantins. O show não contará com a participação dos blocos Saúde e Tambor Mineiro, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), para não aglomerar. Philippe Lobo é multi-instrumentista, compositor, professor e produtor musical.
“BH Primeira Luz”
Até o próximo dia 30, o Memorial Vale mostra no seu site a exposição “BH Primeira Luz”, do fotógrafo Pedro Prates. “BH Primeira Luz” é um recorte sobre como a verticalização do grande centro de Belo Horizonte altera a forma como a luz interage com a paisagem, as pessoas, os lugares e as cenas, assim refletindo sobre como se forma a interação cotidiana dos transeuntes com o espaço/luz. A exposição integra o projeto Mostra de Fotografia do Memorial Vale. Pedro Prates é fotógrafo de rua há quatro anos. Foi membro do coletivo Co-fluir, pioneiro festival de fotografia de rua no Brasil; membro do coletivo de fotografia autoral Sô Fotocoletivo; professor integral da Escola Metrópole e fotógrafo free lancer há cinco anos.
Ouça a rádio de Minas