Variedades

CURTAS DC MAIS | 15/01/2021

CURTAS DC MAIS | 15/01/2021
Crédito: Freepik

Linguagem teatral

O Circuito Municipal de Cultura celebra amanhã a obra do cenógrafo, arquiteto e figurinista mineiro Raul Belém Machado (1942-2012), em uma edição especial do programa “Teatralidades em Cena”, iniciativa que celebra a linguagem teatral através do encontro entre artistas referência na área. O Circuito Municipal de Cultura é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Fundação Municipal de Cultura (FMC), em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC). A exibição acontece às 18 horas, no YouTube da Fundação Municipal de Cultura, trazendo uma conversa sobre a vida e a obra de Raul Belém Machado. Na abertura do programa, participam Pedro Paulo Cava, contemporâneo de Raul, e Letícia Belém Machado, sobrinha do cenógrafo.

Festa do Divino

Até 31 de janeiro o Memorial Vale exibe a exposição “Entramos nesta casa com a Bandeira na frente”, de Bárbara Mançanares. Em sua pesquisa de mestrado, Bárbara estudou a Festa do Divino de São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto. O estudo foi documentado em fotografias e outros materiais que mostram a Festa do Divino e suas diversas leituras possíveis, articulando religiosidade e manifestações do sagrado com patrimônio e museu, colocando o distrito de São Bartolomeu como um museu à céu aberto, e a Festa do Divino, como acervo performático. A exposição integra o projeto Novos Pesquisadores do Educativo do Memorial Vale; tem curadoria de Mário Cleber Lanna, professor do Departamento de História da PUC Minas e estará em exibição no site www.memorialvale.com.br.

Oficina Carrancudas

No próximo dia 23, às 10 horas, a artista Júlia Mendes vai ensinar a fazer carrancas com a oficina Carrancudas, personagens inspiradas nas carrancas de Minas Gerais, no site do Memorial Vale. Usando massinha caseira e objetos diversos encontrados pela casa, cada um poderá cria sua carrancuda, personagem-objeto com poder de proteção. Cria-se primeiro a base de massinha caseira. Modela-se uma esfera, e então é hora de enfeitar com o que se tem: botões, folhas, galhinhos, trecos, miudezas, pedaço de coisa, macarrão, flor seca, tampinha, brinco sem par… “Vinda das águas do São Francisco, essa prima das carrancas é poderosa. Com sua esquisitice, afasta de casa os maus espíritos, os pesadelos e olho gordo”, diz Júlia Mendes.

Homenagem à dança

O Múltiplo Ancestral De janeiro é musical. A canção inédita “Dançar, dançar”, produzida para o CCBB Educativo por Fernando Leme e Guilherme Fogagnoli, será apresentada ao público em vídeo no site do programa amanhã, às 10 horas. “Dançar, dançar” é uma homenagem a uma das maiores expressões culturais do Brasil: a dança. Com toda a sua diversidade e pluralidade, em ritmos propriamente brasileiros como o samba, o forró, o maracatu, a dança é uma manifestação democrática independente de raça e presentes em todas as regiões do País. Fernando Leme é graduado no curso de artes cênicas pela Unicamp. Ator e diretor de teatro com mais de 20 peças no currículo. Guilherme Fogagnoli é videomaker e artista visual.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Mural Gentileza

O Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego, conhecido como Parque Ecológico da Pampulha, segue fechado ao público, como medida preventiva contra a Covid-19. Porém, as pessoas que passam pelo entorno dele, na avenida Otacílio Negrão de Lima, 6.061, vêm se surpreendendo com um novo colorido que destoa do verde que lhe é característico. A fachada lateral de sua portaria principal, que possui 90 metros quadrados, se transformou em uma grande empena artística. A tinta branca dá lugar a pássaros, flores e jardins, em uma pintura assinada pela mineira Denise Sobrinho, a Dninja. A ação, que integra o projeto Mural Gentileza, é uma iniciativa do Movimento Gentileza.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas