CURTAS DC MAIS | 15/05 a 17/05

Semana dos Museus
A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), integra a 19ª Semana Nacional dos Museus, temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em celebração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). O evento ocorre a partir desta segunda-feira (17) e até o próximo dia 23, com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, propondo a reflexão sobre o futuro dos museus e reforçando o compromisso criativo das instituições culturais com o presente. Neste ano, a Fundação Clóvis Salgado participa da programação por meio do Programa Educativo FCS, que reúne atividades on-line e gratuitas através da Gerência de Extensão e da Escola de Artes Visuais do Cefart.
“Acervo do Museu”
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) participa da 19ª Semana Nacional de Museus com uma série de atividades on-line. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece a partir desta segunda-feira (17) e até o próximo dia 23, com o objetivo de chamar a comunidade para refletir, discutir e trocar experiências sobre temas ligados ao universo dos museus. Os museus da Secult promoverão a ação “(Re)Imaginando o Acervo do Museu”, em que os seguidores das instituições nas redes sociais serão convidados a Recuperar e (Re)Imaginar os nomes e usos de objetos que compõem os acervos dos museus. Os museus coordenados pela secretaria publicarão, em suas redes sociais, desafios onde os seguidores terão que desvendar os nomes e usos de objetos do acervo previamente selecionados.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Demasiado Humano”
A partir desta segunda-feira (17), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza a 19ª Semana Nacional de Museus, abrangendo instituições de todo o País. O Espaço do Conhecimento UFMG participa do evento com uma extensa programação, totalmente gratuita e virtual: uma série de vídeos sobre a exposição “Demasiado Humano”, um vídeo de contação de histórias em Libras, um texto que discute a acessibilidade em tempos remotos e lives de literatura e astronomia. Você sabe como surgiu o mundo? Como se dá a evolução humana? E como eram os grandes mamíferos? Na série de vídeos “Janela Digital”, mediadores do museu abordam temas curiosos tratados na exposição “Demasiado Humano”, a partir desta segunda-feira (17) e até o próximo dia 23,, às 15h, no youtube.com/espacoufmg e IGTV @espacoufmg.
“Vidas que seguem”
“Vidas que seguem” é o mote da campanha institucional de 2021 do Cetus Oncologia. O hospital especializado em tratamentos oncológicos, com sede em Betim e unidades em Belo Horizonte e Contagem, está completando 15 anos. A proposta da nova ação, idealizada pela equipe de marketing da empresa em parceria com a agência de publicidade Brasil 84, é mostrar, por meio de vídeos e peças para veículos de comunicação da capital mineira e região metropolitana, histórias de pacientes da unidade de saúde que passaram pelo tratamento de câncer e seguiram suas vidas. A campanha está sendo veiculada também em ambiente on-line, nas redes sociais do Cetus Oncologia até junho.
Domésticas na pandemia
Mais de 6 milhões de brasileiros são trabalhadores domésticos, de acordo com o IBGE. O número é maior do que a população de países como a Dinamarca. No período de pandemia, muitos estão sendo demitidos e, outros, enfrentam alto risco de contágio diário. O “Brasil das Gerais”, da Rede Minas, dedica um programa para tratar do tema. Nesta segunda-feira (17), às 17h30, a jornalista Daniela Vargas conversa com o presidente da Comissão de Direito Trabalhista da OAB-MG, Dimer Azalim do Vale, e com a diretora do Sindoméstica-SP, Janaína Mariano de Souza. No bate-papo, desde os direitos, a rotina e os desafios desses trabalhadores. O programa ainda conta com a participação da doméstica e youtuber Gilda Cypriano. A atração também pode ser conferida, no mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.
Ouça a rádio de Minas