CURTAS DC MAIS | 15/07

Filarmônica de Minas
Para celebrar o centenário de morte do francês Saint-Saëns, o violinista brasileiro Cármelo de los Santos traz sua concepção do concerto mais famoso do compositor, o “Concerto para violino nº 3 em si menor, op. 61”, hoje e amanha, na Sala Minas Gerais, às 20h30. Com regência do maestro Fabio Mechetti, a Filarmônica de Minas Gerais também apresenta quatro obras de Rossini: “La Gazza Ladra: Abertura”, “Cinderela: Abertura”, “O Senhor Bruschino: Abertura” e “Semiramide”. As apresentações terão presença de público, sendo que a venda de ingressos estará disponível somente para a apresentação de amanhã, a partir das 15h de hoje, no site www.filarmonica.art.brou na bilheteria da Sala Minas Gerais. O concerto de hoje terá transmissão ao vivo aberta a todo o público pelo canal da Filarmônica no YouTube. Em função das medidas de segurança, o acesso à sala será encerrado cinco minutos antes do horário do concerto, nas duas apresentações; assim, as portas serão fechadas às 20h25.
Maria Lúcia Alvim
A escritora mineira Maria Lúcia Alvim foi uma das perdas para a Covid-19 neste ano. Para relembrar sua vida e obra, a Academia Mineira de Letras (AML) realiza a palestra “Maria Lúcia Alvim: reverberações”. Quem presta a homenagem é a professora Kelen Benfenatti, em vídeo disponível no YouTube da AML a partir de hoje, às 11h. A professora Kelen Benfenatti abordará dados sobre a poeta e sua poética que evidenciam a necessidade de reconhecimento de seu nome nas letras nacionais. Sua poesia se configura como reverberações de uma vida, em que se ouvem memórias afetivas e literárias. Recentemente foi lançado o livro Batendo Pasto, que havia sido confiado ao poeta e amigo Paulo Henriques Brito para ser publicado postumamente. O livro foi lançado após 40 anos de silêncio e recolhimento e parece ter sido a despedida de Maria Lúcia, que faleceu de Covid-19 pouquíssimo tempo depois do lançamento e de receber homenagens.
Cadeira nº 9 da AML
Na última segunda-feira (12), na sede da Academia Mineira de Letras (AML), foi realizada a sessão de apuração dos votos da eleição para a cadeira de número 9, cujo fundador foi Bento Ernesto e o patrono Josaphat Bello. A professora e escritora Antonieta Cunha foi a candidata eleita com 35 votos. A cadeira nº 9 já foi ocupada pelo jornalista, contista e poeta João Alphonsus de Guimarães, pelo jornalista e escritor Djalma Andrade, pelo escritor Ildeu Brandão e também pelo advogado, professor, jornalista e ex-secretário de Estado Márcio Garcia Vilela, falecido em abril deste ano. Formada em Letras Neolatinas, com mestrado e doutorado em Letras pela UFMG, Maria Antonieta Antunes Cunha nasceu em 1939 e dedicou sua vida ao ensino e à literatura. Para o presidente da AML, Rogério Faria Tavares, a eleição de Antonieta Cunha reitera o compromisso da Academia Mineira de Letras com a educação e a cultura.
“Experimenta Senac”
O Senac realizará a partir de hoje e até 12 de agosto mais uma edição do “Experimenta Senac”, uma série de palestras gratuitas, de forma on-line, em que serão discutidos temas sobre atuação profissional, carreira e o mercado de trabalho. Tendências e consumo pós-pandemia são alguns dos temas abordados nos debates. “O nosso objetivo é proporcionar aos participantes um conhecimento amplo sobre carreira e mercado de trabalho, além de realizar um debate que apresente os cursos técnicos como possibilidades para quem quer ingressar no mercado, pois, certamente, há muitas oportunidades disponíveis”, afirma Fabíola Martineli, supervisora pedagógica do Senac em BH. Os encontros serão conduzidos por docentes e especialistas de mercado em áreas como administração, saúde e tecnologia da informação (TI). As inscrições podem ser feitas no site do Sympla e as transmissões serão por meio do Teams.
“Brasil das Gerais”
Minas Gerais se prepara para abrigar o maior centro astronômico da América Latina, em Catas Altas, na região Central. Esse é apenas um dos assuntos debatidos no programa “Brasil das Gerais”, da Rede Minas, hoje, às 17h30. A jornalista Daniela Vargas recebe os astrônomos e professores da UFMG Renato Las Casas e Eduardo Campos Valadares. O público vai viajar pelo universo neste bate-papo, que ainda promete experiências físicas curiosas. O programa ainda conta com a participação do assessor de Comunicação de Catas Altas, Weldell Lopes Pereira. Ele fala sobre o centro astronômico que será construído na cidade e que promete beneficiar os estudos e o turismo. Tudo isso diante da Capela de Santa Quitéria, do século XVIII, patrimônio do município. O público pode conferir o programa, no mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv.
Ouça a rádio de Minas