Variedades

CURTAS DC MAIS | 15/10

CURTAS DC MAIS | 15/10
Crédito: Freepik

Outubro Rosa

Outubro chegou e com ele a maior campanha de alerta, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo de tumor mais frequente em mulheres do mundo todo e que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. É também o tipo que mais mata a população feminina. A campanha Outubro Rosa tem como foco conscientizar mulheres da importância da prevenção e da realização do exame da mamografia como principal método de diagnóstico precoce. “A mamografia é a principal arma das mulheres na prevenção ao câncer de mama. Se diagnosticado precocemente o câncer de mama tem altas taxas de cura, superiores a 95%. A mamografia é o método mais eficaz para detectar pequenas células quando elas ainda são uma microcalcificação. O exame pode salvar muitas vidas”, comenta a mastologista da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Gisele Carvalho Vale.

Espetáculo do Afoito Teatro

Trabalho do grupo Afoito Teatro, formado em São João del-Rei, que circulou por Belo Horizonte e diferentes cidades mineiras antes da pandemia, ganha formato audiovisual inédito, junto a oficinas de criação e formação para o público na internet mais bate-papos com outros grupos de Minas. A família é o microcosmo de uma sociedade e reflete as mudanças da estrutura social ao longo do tempo. Este é o ponto de partida de “morada”: a urgência de se repensar a ideia de estrutura familiar. O espetáculo estreia hoje temporada on-line gratuita, que pode ser vista até 31 de outubro, no canal do YouTube da Afoita Teatro, que comemora cinco anos de fundação e oferece ainda oficinas criativas e formativas gratuitas para o público até o fim do mês. No elenco estão Alessandra Silva, Kaike Barto, Priscila Natany e Roger Xavier, e a direção é de Marcos Fonseca .

Mostra Curta Circuito

Cinema e música têm uma relação que vai além da trilha sonora. São duas manifestações artísticas intensas, carregadas de emoção, revolução e resistência. Por isso, em 2021, a Mostra Curta Circuito uniu essas duas paixões nacionais e traz sete filmes brasileiros que contam a história da música e dos músicos. Com direção de Daniela Fernandes e curadoria de Andrea e Carlos Ormond, o evento acontece on-line pelo site  www.curtacircuito.com.br, até o próximo domingo com filmes disponíveis a partir das 20h em cada dia e participação gratuita. A programação inclui “Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa” (1969), “Ritmo alucinante” (1975), “Corações a mil” (1981), “Para viver um grande amor” (1983), “Bete Balanço” (1984), “Um trem para as estrelas’ (1987) e  “Stelinha” (1990). Cada longa fica disponível por 24 horas para assistir a partir do horário de liberação previsto na programação, mas os outros conteúdos podem ser acessados sem limite.

Faixa de Cinema

Animações mineiras encerram a semana dedicada às crianças, na Rede Minas, hoje, às 23h. A Faixa de Cinema exibe filmes premiados que conquistaram a garotada, adultos e júris de importantes festivais. Uma das obras é “O quebra cabeça de Tarik”, de Maria Leite. O filme, gravado em stop-motion, tem no elenco personagens construídos em madeira e um cenário de arrepiar. O curta mostra a história de um cientista que está bem velho e tenta reconstruir as partes do seu corpo para se manter vivo. Tudo isso é feito com máquinas em um laboratório subterrâneo. O filme rodou o Brasil e o mundo, recebeu diversos prêmios e foi selecionado para estar no livro “Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais”, lançado pelo Canal Brasil. A programação apresenta a animação em 2D “O casamento da Ararinha-Azul”, de Marcelo Branco e F7 Comics. As animações também podem ser vistas, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

Retrospectiva Malva

A mostra “Mulheres com Cinema: Retrospectiva Malva” apresenta uma programação gratuita de filmes nacionais contemporâneos que se destacaram nas últimas edições da Mostra de Cinema Feminista realizada pela Coletiva Malva, coordenada por Daniela Pimentel e Rita Boechat. Serão exibidos 36 filmes programados a partir da sua relevância na formação do cinema nacional contemporâneo, salientando também suas contribuições às pautas dos feminismos em voga. Foram contempladas obras oriundas de 13 estados do País, proporcionando um leque de diversidade sobre as direções e composições. As sessões estão distribuídas na plataforma Cardume.tv a partir de hoje e até o próximo dia 24, e duas sessões de contrapartida durante a Virada Cultural via YouTube da Fundação Municipal de Cultura de BH. Cada filme ficará disponível por 24h e no dia próximo dia 22 de outubro acontecerá uma sessão com acessibilidade via legendagem descritiva. Todas as informações estão em www.coletivamalva.com.br.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas