CURTAS DC MAIS | 15/12

Filarmônica encerra temporada
Hoje e amanhã, às 20h30, na Sala Minas Gerais, em um encerramento grandiloquente da Temporada 2022, a Filarmônica de Minas Gerais vai dos trópicos aos Alpes, concluindo a celebração dos 125 anos de Francisco Mignone com a sua “Sinfonia Tropical” e executando pela primeira vez a monumental “Sinfonia Alpina”, de Richard Strauss. A regência é do maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais. Os ingressos estão à venda no site filarmonica.art.br e na bilheteria da Sala Minas Gerais. De acordo com as orientações da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para a prevenção da Covid-19 em ambientes fechados, o uso de máscara é recomendado na Sala Minas Gerais. Este projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais, Gerdau e Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.
Exposição “EntrePanos”
Para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, a Casa Fiat de Cultura realizará visitas acessíveis à exposição “EntrePanos: rupturas do moderno e contemporâneo”. O Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura conduzirá a experiência do público na galeria, que poderá manusear os parangolés de Hélio Oiticica e terá à disposição a audiodescrição de algumas obras e tradução em libras. As visitas acessíveis estão marcadas para hoje, em dois horários, das 10h30 às 12h e das 17h30 às 19h, ampliando o acesso de públicos com necessidades específicas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela Sympla (https://bit.ly/EntrePanosAcessivel). A exposição “EntrePanos: rupturas do moderno e contemporâneo”, com curadoria de Ricardo Ribenboim e Rachel Vallego, apresenta uma seleção de mais de 20 artistas de diversas gerações que se apropriam dos tecidos como experiências artísticas e composição de suas tramas poéticas. O acervo reúne obras, reproduções e referências estéticas de nomes como Tarsila do Amaral, Hélio Oiticica, Flávio de Carvalho, Ronaldo Fraga, Arthur Bispo do Rosário, Nazareth Pacheco, Lyz Parayzo, Claudia Andujar, Lídia Lisbôa, entre outros.
“Acarajé com Queijo”
De hoje a domingo, o projeto “Acarajé com Queijo” vai encurtar a distância entre Minas Gerais e Bahia com programação que propõe o diálogo entre as culturas dos estados a partir de uma perspectiva negra. Serão diversas atividades com artistas da música, poesia e da gastronomia mineiras e baianas. Toda a programação é gratuita e on-line e pode ser acompanhada pelo site napele.com.br/acarajecomqueijo e pelas redes da produtora cultural Napele (instagram.com/napeleproducoes). Idealizado pelo produtor e gestor cultural Rômulo Silva, a proposta do projeto é promover encontros que permitam conhecer e experimentar comidas, músicas, danças, performances, artesanato e histórias da cultura afro-brasileira. Abrindo as atividades vai ter Sérgio Pererê com participação de Silvia Gomes, representando Minas Gerais, com apresentação que estreia hojea, às 20 horas, além de uma participação da Casa Pai Jacob de Oriente, terreiro de Umbanda da Lagoinha, abrindo os caminhos. Irma Ferreira e Mateus Aleluia Filho representam a Bahia com shows amanhã e sábado, a partir das 20 horas.
“Beatles para Orquestra”
A Orquestra Musicoop apresenta hoje “Beatles para Orquestra – concertos didáticos”, com duas sessões, às 18h30 e 20h, no palco do Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, 640 , esquina com rua Gonçalves Dias). O concerto traz 11 canções que marcaram diferentes momentos da trajetória dos quatro garotos de Liverpool, entre elas “Yesterday”, “Michelle” e “Here comes the sun”. Entre uma música e outra, o maestro Felipe Magalhães e os 20 músicos da Musicoop apresentam, numa prosa descontraída e cheia de informação, curiosidades sobre o funcionamento de uma orquestra. A entrada é gratuita com retirada de ingressos uma hora antes de cada sessão (apenas um par por pessoa). É obrigatório o uso de máscara devido ao aumento dos casos de Covid-19. “A proposta deste concerto é convidar os espectadores a conhecer os bastidores e o modo de organização de um grupo de câmara como a Orquestra Musicoop, a partir de repertório fácil de ouvir”, explica Felipe Magalhães.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Fluido” e “Pierre Verger”
A dotART Galeria (rua Bernardo Guimarães, 911, Lourdes) apresentou, em 2022, uma extensa programação de exposições na capital mineira. Para encerrar o ano de sucesso, lança duas novas mostras: “Fluido”, do pintor Heleno Bernardi, que conta com pinturas inéditas em Belo Horizonte, e “Pierre Verger”, com fotografias do famoso artista franco-brasileiro pertencentes à Fundação Pierre Verger. As mostras ficam em cartaz até o dia 4 de março de 2023. Na exposição Fluido, Heleno Bernardi apresenta uma pesquisa pictórica que se estabelece dentro da abstração. E, mais precisamente, no interior de um programa de trabalho que tira partido da força da gravidade. As pinturas são realizadas com tinta em estado líquido, que escorrem pela superfície da tela de acordo com as movimentações que realizo com o chassi. Já a coleção de Pierre Verger, traz fotografias selecionadas do artista, com algumas das mais relevantes de sua prolífera carreira e que estamparam importantes espaços.
Ouça a rádio de Minas