Variedades

CURTAS DC MAIS | 16/02

CURTAS DC MAIS | 16/02
Crédito: Freepik

Mostra de design na Pampulha

A mostra “Lab Design”, que integra a programação do Pampulha Território Museus, foi prorrogada até 31 de março, ampliando o prazo para visitação aos trabalhos desenvolvidos por oito designers e dois coletivos de Belo Horizonte. Inspirados nas referências históricas, culturais, paisagísticas e urbanísticas da Pampulha, os protótipos de produtos de design também resgatam o contexto ambiental, artístico e arquitetônico do Conjunto Moderno da Pampulha e dos três museus municipais públicos da região – Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design e Museu Casa Kubitschek. Participam da mostra Camila Lacerda, Dane e Luisa Luz, Gabriel Nascimento, Gabriela Silva, Herculano Ferreira, Isabela Vecci, Rafael Quick, Ricardo Portilho, Thaís Mor e Virgínia Barros.A exposição é resultado de uma ação do Laboratório de Design, coordenado pelo artista visual Flávio Vignoli, e continua no Centro de Referência Turística Álvaro Hardy – Veveco (avenida Otacílio Negrão de Lima, 855,- São Luiz), de quarta-feira a domingo, de 11h às 18h, de forma gratuita.

Concurso de literatura infantil

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura republicaram no último sábado, o edital do “Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro – Literatura para Crianças e Jovens”, um dos mais tradicionais prêmios literários do país. Com a republicação do edital, uma nova janela de inscrições foi aberta, assim como também uma alteração na cláusula referente aos direitos patrimoniais das obras. A entrega dos envelopes contendo a obra e toda a documentação solicitada pode ser feita até 4 de abril de 2022, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos), das 10h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Fundação Municipal de Cultura (rua da Bahia, 888, 12º andar, sala 1205). Também serão aceitos envelopes postados nos Correios até a data limite para inscrição. As obras já recebidas, levando em conta o edital publicado em dezembro de 2021, serão consideradas como inscrições válidas e avaliadas pela Comissão Julgadora. O novo edital está disponível para consulta na íntegra no portal da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Mulheres na ciência

Os laboratórios do mundo estão cheios de homens. Quando se fala em pesquisa, as mulheres ocupam apenas 33% dos postos de trabalho, segundo relatório divulgado pela ONU referente a 2018. Mesmo em número bem menor, têm se destacado na ciência e na luta contra a Covid. No Brasil, foram elas as responsáveis por decodificar o genoma do coronavírus. O Brasil das Gerais, da Rede Minas, dedica um programa para falar sobre as mulheres na ciência. A jornalista Patrícia Pinho conversa com as doutoras em Bioquímica e professoras da UFMG Rafaela Ferreira e Santuza Teixeira. A atração também traz o depoimento da diretora do Centro de Desenvolvimento e Inovação do Instituto Butantan, Ana Marisa Chudzinski Tavassi. O Brasil das Gerais sobre mulheres na ciência vai ao ar amanhã, às 13h, pela Rede Minas, e, nesse mesmo horário, pelo site da emissora: redeminas.tv. Após a exibição, o público confere a atração pelo YouTube: youtube.com/brasildasgerais.

Jantar harmonizado

O Arnaldo Restaurante, tradicional espaço gastronômico aberto ao público e mantido pela Faculdade Arnaldo Janssen, recebe amanhã, das 19h às 22h, amantes e apreciadores da boa gastronomia, para um delicioso jantar harmonizado realizado por chefs renomados de Belo Horizonte, com direito a degustação de cervejas artesanais. Durante o jantar, serão servidos cinco pratos preparados exclusivamente para a noite. A degustação será comandada pela sommelier de cerveja e colunista do “Pão e Cerveja”, da Rádio CDL 102,9 FM, Fabiana Arreguy. Segundo ela, todas as cervejas artesanais oferecidas durante a degustação de harmonização são marcas produzidas pela Cervejaria Ouropretana, com sede em Ouro Preto. Já as refeições, serão assinadas pelo chef Fagner Rodrigues, professor de gastronomia da Faculdade Arnaldo e coordenador do Restaurante-Escola Arnaldo. Para participar do jantar de harmonização no Arnaldo Restaurante, os convites custam R$ 100 e podem ser adquiridos na plataforma de vendas on-line Sympla.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Pifano à moda mineira

Instrumento antigo, surgido na Europa medieval, o pífano ganhou uma adaptação nativa no Brasil, com forte influência indígena. Espécie de flauta, de tamanhos variados, passou a ser feita de madeira taboca ou bambu pelos caboclos nordestinos, que tocavam o instrumento em festejos religiosos. Com o passar das décadas, o pife brasileiro se popularizou, mesmo, no Nordeste, onde existem as tradicionais “bandas de pífano”, com destaque para Caruaru, no Pernambuco. Também ganhou foco com o Pife Muderno, grupo do flautista carioca Carlos Malta, nos anos 1990. Em Minas Gerais, o instrumento tem grandes entusiastas. É o caso do flautista André Siqueira, conhecido por seu trabalho no Duo Veracruz junto ao pianista Matheus Ribeiro, e em bandas e rodas de choro de Belo Horizonte. O instrumentista apresenta agora seu projeto solo, André Siqueira e o Trem de Doido, cuja proposta sonora inédita protagoniza o pífano em composições influenciadas pelas harmonias e ritmos mineiros, incluindo a viola caipira. O primeiro single do grupo, “Pife de Roda”, já está disponível nas plataformas digitais de streaming, e o respectivo videoclipe, no YouTube.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas