CURTAS DC MAIS | 16/02

Festival Rede Literária
Para aqueles que fazem parte do grupo de “foliões literários”, o Minas Shopping recebe o festival Rede Literária, nos próximos dias 18, 19, 25 e 26, das 12h às 18h. O evento conta com extensa programação artística e cultural, que inclui mesas de debate, palestras e rodas de conversa com escritores mineiros. O encontro, totalmente gratuito e aberto ao público, será realizado no Piso 2, próximo ao Cinema. A iniciativa busca incentivar o hábito da leitura entre os mais jovens. Entre os convidados estão nomes influentes da literatura infantojuvenil, como Mariamma Fonseca, ganhadora do prêmio Jabuti com o livro “Amigas que se encontram na história”, e Marismar Borém, escritora com mais de 60 publicações. O festival também abre espaço para os fãs de literatura em quadrinhos e traz convidados especiais, como os artistas visuais Pedro Handam, Nami Vianna e Val Armanelli. A programação também tem oficinas de desenhos para as crianças, em parceria com a Casa dos Quadrinhos, tradicional escola técnica de artes visuais de Belo Horizonte. O festival, que conta com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, terá, ainda, um espaço dedicado aos artistas independentes com uma exposição de arte.
Festival de Cinema de Berlim
O Festival Internacional de Cinema de Berlim deste ano, conhecido como Berlinale, marca um ressurgimento da indústria cinematográfica global após anos de estagnação devido à pandemia de Covid-19, disse o especialista do setor Scott Roxborough na véspera do festival. Embora os ícones que estarão no tapete vermelho este ano — incluindo Fan Bingbing, Sean Penn, Steven Spielberg e Anne Hathaway — atraiam grande parte da atenção, é a disputa por escolhas no mercado cinematográfico europeu paralelo que faz do Berlinale uma fixação do calendário cinematográfico global, com 827 filmes de 121 países buscando 1.168 compradores, de acordo com a Reuters. Criado em uma cidade dividida na linha de frente da Guerra Fria, o Festival de Cinema de Berlim sempre teve um foco político, e isso é ainda mais importante neste ano, quando coincide com o primeiro aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia e os contínuos protestos contra o governo no Irã. Embora os filmes apoiados pelos governos iraniano e russo sejam proibidos, vários filmes com foco na Ucrânia e no Irã estão na programação, incluindo “Superpower”, o perfil de Sean Penn e Aaron Kaufman do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, que foi filmado enquanto tanques russos avançavam para a Ucrânia há um ano.
Projetos Arena da Cultura e Integrarte
A Prefeitura de Belo Horizonte publicou na última terça-feira (14) edital para a seleção de uma organização da sociedade civil (OSC) que irá atuar como parceira do poder público na continuidade da realização das ações formativas dos projetos Arena da Cultura e Integrarte, em consonância com as diretrizes e disposições constantes do Plano Político Artístico – Pedagógico da Escola Livre de Artes Arena da Cultura, uma das mais importantes escolas públicas e gratuitas de formação artística e cultural do país. A entidade selecionada atuará no período de julho de 2023 a dezembro de 2025. O edital prevê o investimento de R$12,2 milhões para a realização dos projetos. As propostas técnicas podem ser entregues pelas organizações interessadas entre os dias 20 e 22 de março de 2023, de segunda a quarta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 18h, na sede da Fundação Municipal de Cultura (avenida Augusto de Lima, 30, Centro, 4º andar, Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais – DPDC), ou postada via Correios dentro deste prazo. O edital completo, bem como os anexos estão disponíveis para consulta no Portal das Parcerias da PBH (Chamamentos públicos, Dispensas e Inexigibilidades).
Cursos de arte e cultura
O Sesc em Minas está com inscrições abertas para cursos de arte e cultura nas unidades de Almenara, Araxá, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Paracatu, Pouso Alegre e Uberlândia. Em Belo Horizonte, os cursos são oferecidos no Sesc Palladium e Sesc Santa Quitéria.Voltados para a iniciação artística e formação cultural, os cursos contemplam conhecimentos básicos sobre arte, cultura e técnicas artísticas, além de atividades práticas que permitirão aos alunos desenvolverem habilidades, autonomia e sensibilidade estética.São aulas de canto, dança, teatro, música, desenho, pintura, fotografia e linguagem audiovisual disponíveis para pessoas de diversas idades. Os interessados devem contatar a Central de Relacionamento de cada unidade, para verificar disponibilidade, valores e realizar sua inscrição. As vagas são destinadas a todos os públicos e os preços são acessíveis. Há, também, condições especiais para trabalhadores do comércio e seus dependentes. Mais informações em https://mais.sescmg.com.br/cursos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas