Variedades

CURTAS DC MAIS | 16/03

CURTAS DC MAIS | 16/03
Crédito: Freepik

Ponto Cultural CDL é aberto

O Circuito Cultural Liberdade ganhou ontem o Ponto Cultural CDL. Localizado na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), na avenida João Pinheiro, 495, próximo à Praça da Liberdade e com entrada gratuita, o espaço expositivo trata da relação entre Belo Horizonte e o setor do comércio sob várias perspectivas. Nas instalações do Ponto Cultural CDL é apresentada a história da capital mineira, desde sua fundação até os dias atuais, as experiências e a sinergia entre comércio e o turismo, suas relações construídas ao longo do tempo e os aspectos culturais da cidade. “Ter o Ponto Cultural CDL integrado ao Circuito Liberdade é uma grande conquista, não só para a CDL/BH, mas principalmente para a cidade. O comércio é parte fundamental de nossa história, por muitas vezes ele foi e é mecanismo de luta e transformação de nossa sociedade. Fazer parte do circuito é conceder ao setor sua importância histórica e cultural”, celebra o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Vozes Poéticas de Minas

A Academia Mineira de Letras, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), lançou ontem a 2ª temporada do podcast Vozes Poéticas de Minas. O projeto, que dá voz a diversos poemas de autores mineiros, tem episódios mensais e o público pode conferir o primeiro, com obras do acadêmico Alphonsus de Guimaraens Filho no site da Ejef. Nessa segunda temporada do Vozes Poéticas de Minas serão destacados oito poetas, sendo quatro mulheres e quatro homens, com 20 poemas de cada um por episódio. Além dos versos de Alphonsus de Guimaraens Filho, também serão divulgados os poemas de Emílio Moura, Belmiro Braga, Édison Moreira, Elizabeth Rennó, Yeda Prates Bernis, Maria José de Queiroz e Maria Esther Maciel.

“Cardápio de Negócios”

Belo Horizonte vai sediar o “Cardápio de Negócios”, hoje, das 14h às 22h, na avenida Barbacena, 33. Trata-se de um evento gratuito e exclusivo para o setor de bares, restaurantes, boates e produtores de eventos. Serão mais de 25 empresas apresentando seus produtos e serviços, a fim de fazer negócios com o setor de alimentação e bebidas. Marcas como Chandon, 1883 Maison Routin, Drink B, Mafra Informática, Água Mineral Ingá, Casa Geraldo, terão presença confirmada no evento. “Como a pandemia da Covid-19 deixou o mercado, principalmente de eventos e festas bastante retraído, estudamos uma forma de alavancar o setor e ajudar de alguma maneira. Como atuo na maior casa LGBT do Estado e uma das maiores do Brasil, percebemos que existe um desencontro entre fornecedores e casas noturnas, daí nossa idéia de criar esse evento”, afirma a produtora Simone Santos. O objetivo do Cardápio de Negócios é criar uma roda de negócios, onde donos de bares, restaurantes, boates e produtores de eventos vão conhecer e trocar experiências com empresas de produtos e serviços, podendo firmar grandes parcerias.

Palavra Cruzada

A luta contra a violência e o preconceito e a defesa pelos direitos das pessoas LGBTQIA+ ganham, cada vez mais, defensores. Entretanto, alguns foram precursores, levantaram a bandeira e conquistaram espaço para, hoje, colocar em pauta o debate por direitos e dignidade. Entre as personalidades que assumiram a batalha pelo respeito e contra a injustiça está a mineira Walkiria La Roche. Eleita coordenadora do Centro de Referência Homossexual de Minas Gerais, tornou-se a primeira transexual a ocupar um cargo executivo no governo mineiro. Walkiria é a convidada do Palavra Cruzada, da Rede Minas, que também conta com a participação do jornalista e radialista Paulo Proença. Com apresentação de Daniela Murad, o programa vai ao ar hoje, às 20h, pela Rede Minas e no site da emissora: redeminas.tv.

“Melhor Exemplo em Água”

Recriar características e processos ecológicos naturais nos trechos do rio Gualaxo do Norte, um dos principais afluentes do rio Doce. Esse é o objetivo da Fundação Renova ao adotar a solução ReNaturalize desenvolvida pela empresa capixaba Aplysia Soluções Ambientais. A iniciativa foi reconhecida como o Melhor Exemplo em Água pela 12ª edição do Prêmio Hugo Werneck, de referência nacional e considerado o Oscar da ecologia no país. Implantada em 2019 no rio Gualaxo do Norte, a solução ReNaturalize visa a aceleração do restabelecimento das condições ambientais do rio e integra o projeto-piloto de renaturalização para a reparação ambiental da bacia do rio Doce, atingida pelo rejeito oriundo do rompimento da barragem de Fundão. Biólogos, ecólogos e engenheiros da Aplysia, juntamente com a Renova, instalaram às margens do Gualaxo do Norte estruturas de madeira como árvores, troncos e capins para auxiliar no controle do fluxo das águas.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas