Variedades

CURTAS DC MAIS | 16/07 a 18/07

CURTAS DC MAIS | 16/07 a 18/07
Crédito: Freepik

Valter Hugo Mãe na Capital

O “Sempre Um Papo” recebe o escritor português Valter Hugo Mãe para o debate e autógrafos de seu novo livro, “As Doenças do Brasil”. O encontro terá a mediação de Afonso Borges e acontece nesta segunda-feira (18), às 19h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. A entrada é gratuita, por ordem de chegada, sem necessidade de retirada de ingressos. Publicado em novembro de 2021 pela Biblioteca Azul, “As doenças do Brasil” marca o retorno de Valter Hugo Mãe ao gênero romance, após cinco anos. A obra, ambientada em solo brasileiro, faz uma homenagem às pessoas dessa terra: os que aqui já estavam e os que vieram forçados durante o período colonial. No centro da trama, encontram-se duas personagens principais: Honra, filho da violência de um branco com uma mãe indígena, e Meio da Noite, um negro que cai capturado pelos abaetés. A princípio, sua presença é vista com desconfiança, mas depois faz florescer a união contra a imensa sombra branca que avança contra eles.

Palestras sobre Jane Austen

Um dos maiores nomes da literatura mundial, com milhares de fãs, ganha um evento especial na Academia Mineira de Letras (AML). Jane Austen e sua obra serão debatidas em três palestras na AML nesta segunda-feira (18), a partir das 19h30.  Adriana Sales aborda “A permanência de Jane Austen”; Marcelle Salles ressalta as “Referências religiosas em Jane Austen” e Flávia Lima apresenta “Defendendo a perspectiva da Mrs. Bennet”. Jane Austen escreveu apenas seis livros durante sua breve vida. Entretanto, seus livros são considerados clássicos da literatura inglesa até os dias atuais. Por que ela se tornou tão presente no mercado editorial e suas obras contam com diversas adaptações para o cinema, televisão e teatro?  Adriana Sales aborda exatamente isso em “A permanência de Jane Austen”. Além do retrato de uma época, as tramas e construções de personagens traduzem um legado de grande importância literária. Esse legado é mantido pela sua legião de fãs ao redor do mundo.

Festival de Inverno UFMG

A partir desta segunda-feira (18) e até 23 de julho, a Pró-Reitoria de Cultura da UFMG promove o 54º Festival de Inverno UFMG. Nesta edição, o tema-manifesto “Por uma política de cultura na universidade” faz coro em defesa da universidade pública, da ciência e do papel central da cultura na missão das instituições. O festival, que terá a duração de seis dias, acontece de forma gratuita e aberta à população, a partir de apresentações artísticas, rodas de conversa, exposições e muito mais. A programação ocorre nos seguintes espaços de cultura da Universidade Federal de Minas Gerais: o Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro), o Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1.534, Centro) e o Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700,– Funcionários). Sessões de planetário, observação noturna dos astros, oficina de Libras e concerto do coral Ars Nova farão parte da programação do Espaço do Conhecimento, no dia 23 de julho.

Show de Marcos Rabello

Neste sábado (16), às 21h, o violinista Marcos Rabello tem um novo encontro com a música. Em show no Bar do Clube da Esquina (rua Paraisópolis, 738, Santa Teresa.), o compositor apresenta em seu repertório com músicas autorais. O pop rock vem com forte influência da música mineira transmitindo ao público uma energia vibrante, com a emoção das baladas românticas. O cantor e compositor não deixará de tocar algumas músicas de Didier Lookwood. Marcos comemora a volta dos shows e o lançamento de seus vídeos em suas plataformas digitais, e foram gravados em um show em abril deste ano. Marcos Rabello é violinista, compositor e intérprete. Sua trajetória passa por influências universais como pop, soul e jazz aliadas a um sotaque indiscutivelmente mineiro. Marcos descobriu sua vocação através da música erudita, mas a paixão pelo rock progressivo traçou um novo caminho em sua carreira, definindo a escolha pelo popular.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Feira do Memorial

Neste sábado (16) e domingo (17), acontecerá mais uma edição da Feira do Memorial, dessa vez especialmente para as férias, com produtos artesanais originais e criativos de empreendedores locais de Belo Horizonte e cidades do interior de Minas Gerais. Roupas, objetos de decoração, fotografia, bijuterias estão entre as peças que serão comercializadas. Além de adquirir produtos da feira, o visitante poderá conhecer o acervo permanente do Memorial Vale, com conta mais 12 salas expositivas que contam sobre a cultura, o povo e as cidades de Minas Gerais e seus personagens principais. O Memorial Vale fica na Praça da Liberdade, tem entrada gratuita e sábado funciona de 10h às 17h30 e no domingo de 10h às 15h30.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas