CURTAS DC MAIS | 16/09
Concerto da Filarmônica
Hoje e amanhã, às 20h30, na Sala Minas Gerais, o maestro convidado Roberto Minczuk introduz a rica “Serenata nº 1”, de Brahms, executada pela primeira vez pela Filarmônica de Minas Gerais. Dois dos mais talentosos músicos da orquestra, os violoncelistas Robson Fonseca e Lucas Barros exploram a instigante obra “Duplum”, de João Guilherme Ripper. Ainda no repertório das duas noites, a obra “O Morcego: Abertura”, de J. Strauss Jr. As apresentações terão presença de público, sendo que a venda de ingressos estará disponível no site www.filarmonica.art.br ou na bilheteria da Sala Minas Gerais. O concerto de hoje terá transmissão ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube. Em função das medidas de segurança, o acesso à Sala Minas Gerais será encerrado cinco minutos antes do horário do concerto, nas duas apresentações; assim, as portas serão fechadas às 20h25. A Sala Minas Gerais está com ocupação reduzida a 393 pessoas, o equivalente a 26% da sua lotação completa (1.493 lugares).
Sempre Um Papo
O #SempreUmPapoEmCasa de hoje às 19h, contará com a presença dos escritores Ana Medina, para falar sobre seu livro “Pelas Veias do Tempo”, e José Maria Medina, para falar sobre “O Anel de Veneno e Outras Histórias”. A conversa, que acontece sob a mediação do jornalista Afonso Borges, será transmitida ao vivo no YouTube, Instagram e Facebook do Sempre Um Papo, com tradução simultânea em libras.“Pelas Veias Do Tempo”a é um romance histórico que se passa em Minas Gerais após o curto ciclo do ouro, quando a extração do minério entra em decadência e a região parece parar no tempo. Já “O Anel de Veneno e Outras Histórias” une experiências, histórias de família, testemunhos e lembranças de situações vividas entre a Argentina e o Brasil, aparentemente sem ligação entre si. A obra propõe desmistificar imagens sobre o peronismo, Evita Perón e Carlos Gardel.
Trajetória de Pedro Aleixo
A trajetória pessoal e profissional de Pedro Aleixo será relembrada em palestra da Academia Mineira de Letras. O padre José Carlos Brandi Aleixo e o advogado Maurício Brandi Aleixo apresentam “Nos 120 anos do acadêmico Pedro Aleixo”, que conta com entrevista do presidente da AML, Rogério Faria Tavares. O conteúdo pode ser assistido no canal de Youtube da AML a partir de hoje, às 11h. José Carlos e Maurício Brandi Aleixo, filhos de Pedro Aleixo, relembram a trajetória do pai, desde seus anos de formação, entre Mariana e Ouro Preto. A mudança para Belo Horizonte e o ingresso na Faculdade de Direito são contados em detalhes, bem como o começo de Pedro Aleixo na advocacia, no escritório de Abílio Machado. A eleição para vereador em Belo Horizonte, em 1927, e o engajamento de Pedro Aleixo na Revolução de 30 são igualmente descritos, assim como sua chegada à Câmara dos Deputados, para participar da Constituinte de 1934.
Show do Coladera
O grupo encabeçado pelo brasileiro Vitor Santana e o português João Pires, o Coladera, celebra a ponte cultural entre Brasil, Portugal e Cabo Verde num diálogo baseado em violões, percussões e vozes. Ouvem-se ecos da África, do candomblé, do fado e do flamenco, do samba, da rumba e do mambo, um português com sotaques diferentes, a eletrônica nascida do acústico. Com oito anos de estrada, o Coladera já se apresentou em palcos importantes do mundo, como Summerstage (NY), Atlantica Music Expo (Cabo Verde), FMM Sines (Portugal), Bimhuis (Holanda), Casa da Música (Porto) e Global Copenhagen (Dinamarca). Hoje, às 20h, no Teatro Sesiminas, o Coladera depois de um longo período sem se apresentar presencialmente, fará um show com sua formação original buscando trazer ao público de Belo Horizonte a música lusófona com ritmos cabo-verdianos mesclando o que há de melhor na música mineira e internacional. O show terá como convidado especial o cantor e compositor carioca Pedro Luís. Ingressos podem ser comprados em https://bileto.sympla.com.br/event/68679.
Exposição na Casa Fiat
A exposição virtual “Na boca da mata Ah”, da artista plástica Carolina Botura chega às suas últimas semanas na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura. A mostra propõe uma atmosfera de encantamento com a natureza, convidando o público a sentir essa conexão universal e reforçando que uma das questões mais importantes a ser considerada, atualmente, é a nossa relação com o meio ambiente. Um grande portal de sementes, cinco pinturas, e uma instalação 3D compõem a experiência, que pode ser apreciada até o 26 de setembro no site da Casa Fiat de Cultura, onde é possível contemplar a galeria em um tour virtual 3D e navegar pela obra digital. Para quem quiser aprofundar-se ainda mais, as visitas virtuais com mediação on-line do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura acontecerão hoje e nos próximos dias 22 e 23, com inscrição gratuita pela Sympla.
Ouça a rádio de Minas