CURTAS DC MAIS | 16/10 a 18/10

Sementes da Esperança
O Instituto Inhotim recebe, a partir deste sábado (16), a exposição Histórias do Vivido – Sementes da Esperança. A iniciativa reúne obras de 73 mulheres de Brumadinho que encontraram no bordado e na relação com outras mulheres caminhos para transformações individuais e coletivas. As artistas bordadeiras são alunas do projeto Semeando Esperança, iniciativa da Fundação Vale e do Instituto de Promoção Cultural Antônia Diniz Dumont (Icad) que, desde 2019, auxilia moradores locais, amigos e familiares de vítimas do rompimento da barragem B1 a ressignificarem sua dor por meio de conversas e técnicas de bordado livre. Com peças produzidas por alunas das três turmas do projeto, a exposição é composta por 16 painéis, 44 mandalas e 18 peças com formatos variados. Os painéis, bordados coletivamente em vivências psicopedagógicas, são relatos, traduzidos em linha e agulha, sobre suas trajetórias de vida, os territórios onde habitam e os pontos que as unem.
Concerto “Fora de Série”
Buzinas, apitos, violinofone? A modernidade introduz novos sons e efeitos que demonstram a infinita criatividade de compositores representativos de diferentes estéticas e linguagens. Da suavidade pastoral de Debussy às cordas de Villa-Lobos, o concerto da série “Fora de Série”, neste sábado (16), às 18h, na Sala Minas Gerais, revela a história da orquestra moderna, cada vez mais rica e viva. Ainda no repertório, composições de Ives, Satie e Stravinsky. A condução é do regente assistente da orquestra, José Soares. O concerto terá presença de público e a venda de ingressos está disponível no site www.filarmonica.art.brou na bilheteria da Sala Minas Gerais. O concerto também terá transmissão ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube e pela Rede Minas de Televisão. A Sala Minas Gerais está trabalhando com ocupação de 50% da sua capacidade, podendo receber até 749 pessoas em suas apresentações. A capacidade total da sala é de 1.493 lugares. O acesso à sala de concertos será encerrado cinco minutos antes do horário da apresentação; assim, as portas serão fechadas às 20h25.
Ópera Pitágoras de Samos
O compositor Andersen Viana, professor na Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, venceu o Concurso Internacional de Composição para Quarteto de Cordas Piero Farulli , na Itália. Concorreram à premiação 147 obras de compositores de cinco continentes, representadas por 39 nações. Andersen Viana e o italiano Eugenio Mininni foram os vencedores. Além de celebrar o prêmio internacional, o compositor comemora outra conquista. Em novembro, estreia no Youtube a Ópera Pitágoras de Samos, composta por Andersen Viana. O vídeo com as gravações da ópera é ilustrado com desenhos de João Guilherme Bufeti e editado pela Carabina Filmes (Carlos Canela). Trata-se da primeira ópera do mundo escrita, produzida e disponibilizada na internet sobre o filósofo, matemático e músico Pitágoras. A obra pode ser escutada gratuitamente no link: https://soundcloud.com/vianabr2005.
Academia de Ópera
O organista, compositor, maestro e diretor de ópera belga Bernard Foccroulle participa da série de lives da Academia de Ópera, promovida pela Fundação Clóvis Salgado (FCS) e pelo Instituto Unimed BH. O compositor será entrevistado pelo maestro Gabriel Rhein-Schirato e pela encenadora de ópera Livia Sabag, curadores da academia, neste sábado (16), de 15h às 16h30h, com transmissão ao vivo no site da FCS. A entrevista terá tradução simultânea para o português e também para libras, e abordará os desafios do campo da dramaturgia e suas interseções com outras áreas, como composição, encenação, programação artística e democratização do acesso à arte. O debate busca promover um aprofundamento de reflexões sobre o fazer artístico no campo da ópera e áreas afins, trazendo a perspectiva de Foccroulle em sua trajetória como diretor artístico do Teatro Real de la Monnaie, do Festival de Arte Lírica de Aix-en-Provence, e como fundador da Associação Cultura e Democracia.
Circo mambembe
Atriz e palhaça mineira, Lori Moreira apresenta o seu primeiro trabalho solo e on-line. A partir da história de uma cachorrinha de brinquedo que não cumpre o combinado na hora de apresentar o show comandando por sua dona, a palhaça Lorota, montagem propõe mostrar o espaço para a atuação feminina em uma linguagem majoritariamente masculina: a palhaçaria. Transmissão será ao vivo e gratuita, a partir desta segunda-feira (18) e até o próximo dia 24, sempre às 16h, pelo canal no Youtube da Cia. Caxangá. A atriz e palhaça Lori Moreira – idealizadora da Cia. Caxangá – se prepara para estreia o seu primeiro espetáculo solo, “Valente”, a história de uma cachorrinha de brinquedo (à pilha), e da sua dona Lorota, uma artista decadente que tenta reviver o glamour que já teve nos palcos de rua. A montagem, dirigida pelo premiado multiartista pernambucano, Ronaldo, resgata o circo mambembe e ambulante. O espetáculo tem duração de 45 minutos.
Ouça a rádio de Minas