CURTAS DC MAIS | 16/12

“Toca de Tatu – 10 anos”
O Memorial Vale recebe hoje no auditório, às 19h, o espetáculo musical “Toca de Tatu – 10 anos”, para uma apresentação instrumental de choro e de música brasileira, com composições autorais. O grupo é formado por Lucas Ladeia no cavaquinho, Abel Borges na percussão, Luísa Mitre no piano e Lucas Telles no violão. O grupo faz interpretações que valorizam a coletividade, equilibrando suingue, versatilidade e delicadeza. O show integra o projeto Memorial Instrumental, com curadoria de Juliana Nogueira. A retirada de ingressos pode ser feita uma hora antes do evento, sendo no máximo um par de ingressos por pessoa. Os lugares são limitados e a entrada é gratuita. Este é o primeiro trabalho totalmente autoral do grupo, com composições dos quatro integrantes. As faixas revelam a riqueza das experiências musicais do grupo através de suas vivências e encontros, traduzidas em música instrumental brasileira variada que passa pela influência do choro, baião, xote, congado mineiro, dentre outros, com a roupagem camerística característica dos arranjos do Toca de Tatu.
Aniversário de Jane Austen
O 8º Encontro Nacional da Jane Austen Sociedade do Brasil, realizado em celebração ao aniversário da escritora que é um dos maiores fenômenos da literatura mundial, acontece na Academia Mineira de Letras, hoje e amanhã. Nove especialistas na obra da autora se reúnem para trazer olhares diversos sobre livros, personagens e temáticas do universo de Jane Austen. Hoje, as palestras têm início às 19h. No sábado, o encontro começará às 9h, sempre com entrada gratuita. Hoje, a partir das 19h, Adriana Sales apresenta a palestra “Jane Austen no Brasil” e fala sobre a recepção de Austen em nosso país, que é formada por um fandom digital muito variado, constituído por leitores das mais variadas formações e idades. Em “Austen e os efeitos amorosos do ouro”, Maria Clara Biajoli faz uma análise de relações matrimoniais em seus aspectos financeiros, em romances de Austen, para entender os casamentos mercenários, prudentes e os ideais. Já em “Técnicas narrativas em Jane Austen”, a mestre Marcelle Salles tratará das técnicas narrativas em Jane Austen, especialmente no que tange ao ponto de vista dos personagens, meio pelo qual o leitor acessa as obras austenianas.
Fábrica de Graffiti em Vespasiano
A Fábrica de Graffiti realiza a última edição do ano, com um time de grafiteiros de várias partes do Brasil pintando o muro da principal quadra esportiva de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que tem aproximadamente 800 m². O projeto será realizado hoje e amanhã. Com o patrocínio da Belgo Bekaert Arames e Fundação ArcelorMittal, o grupo de artistas da Fábrica de Graffiti é formada por Fênix e Mariana Marinato, de Belo Horizonte (MG), Felipe Talu, de Macaé (RJ), Mimura Rodriguez, de Guarulhos (SP), Martokos, de São José da Lapa (MG), Nativa, de Salvador (BA), Pedro Stryper, de Governador Valadares (MG), Thiago Moska, de Ipatinga (MG) e Saulo Metria, de Barra do Una (SP). As artistas desta edição retratam o empoderamento feminino. Desde 2019, a Fábrica de Graffiti viaja pelo interior do Brasil levando arte para comunidades de distritos industriais que têm menor acesso à fruição e formação artística por meio de leis de Incentivo municipais e estaduais.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ouça a rádio de Minas