Variedades

CURTAS DC MAIS | 17/01

CURTAS DC MAIS | 17/01
Crédito: Freepik

Teuda Bara no Sempre Um Papo

Teuda Bara, atriz e uma das fundadoras do Grupo Galpão, participa do Sempre Um Papo ao lado do também ator, dramaturgo e escritor, João Santos. A conversa vai ser norteada pela biografia “Teuda Bara: Comunista demais para ser Chacrete” (Ed. Javali), escrita por João Santos. O bate-papo, com mediação da jornalista Jozane Faleiro, vai ao ar amanhã, às 19h, de forma on-line, através do YouTube do Sempre Um Papo, com tradução simultânea em libras. O acesso é gratuito. Livro de estreia de João Santos, “Teuda Bara: Comunista demais para ser Chacrete” foi lançado pela Editora Javali em 2015 e está em sua terceira edição. Com 230 páginas, a obra é mais que um perfil biográfico: é um tributo a uma mulher e a uma geração que teve (e tem) a coragem de romper com paradigmas, preconceitos e padrões. O livro convoca a voz da própria Teuda, exímia contadora de casos, para tentar capturar a essência de sua transgressão colorida e alegre. Teuda Bara atuou na maior parte dos espetáculos do Grupo Galpão. No início dos anos 2000 viveu entre o Montreal e Las Vegas para, a convite do renomado diretor Robert Lepage, participar do espetáculo “K.Á.”, do Cirque Du Soleil.

“Desdobra” no Museu Mineiro

O Museu Mineiro abriu as portas para a exposição “Desdobra”. A mostra é o resultado dos encontros da “Desdobra”, uma plataforma de acompanhamento e desenvolvimento de projetos em artes visuais, coordenada por Bruno Rios, que visa aprimorar a troca coletiva através da partilha de processos, desenvolvimento de trabalhos e leituras críticas e reflexivas sobre o fazer artístico como um todo. A mostra apresenta dez obras, em formatos e linguagens variadas, dos dez artistas que participaram dos 30 encontros ao longo de cinco meses: Arthur Monteiro, Cavi Brandão, Drey Melo, Flora Próspero, Izabella Coelho, Luiz Lemos, Mateus Santos de Oliveira, Murilo Caliari, Sarah Coeli e Thatiane Mendes. “Os trabalhos aqui apresentados são, assim, uma tentativa de revelar algumas arestas, pontos de contatos e linhas que conformam a pesquisa de cada artista e a malha costurada nesse tempo”, diz Bruno Rios no texto curatorial da exposição. “Desdobra” pode ser vista até 19 de fevereiro, de terça à sexta-feira, de 12h às 19h, e aos sábado, domingo e feriados, de 11h às 17h.

“Distopia Amazônica”

O Memorial Vale recebe no projeto Foto em Pauta, na próxima quinta-feira, às 19 horas, o fotojornalista paulista Lalo de Almeida, que vem desenvolvendo narrativas multimídias premiadas internacionalmente. Ele vai apresentar o projeto “Distopia Amazônica”, vencedor mundial da categoria Projeto de Longa Duração do World Press Photo em 2022. A conversa, mediada pelo coordenador do Foto em Pauta, Eugênio Sávio, começa às 19h e o público pode participar e comentar ao vivo, nas redes sociais do projeto (Foto em Pauta), ou acessar o conteúdo após sua realização. A retirada de ingressos pode ser feia uma hora antes do evento, com o máximo de um par de ingressos por pessoa. Os lugares são limitados. O evento terá tradução em libras e transmissão pelas redes do projeto. Lalo de Almeida estudou fotografia no Instituto Europeo di Design em Milão, Itália. Há 28 anos trabalha na Folha de S.Paulo, onde vem desenvolvendo narrativas multimídias premiadas internacionalmente.

Atividades nos museus municipais

Os seis museus públicos municipais irão promover atividades especiais para a criançada neste período de férias. O Museu Casa Kubitschek preparou uma oficina de Carimbaria Botânica, na qual os participantes terão a oportunidade de conhecer os jardins do Museu Casa Kubitschek por meio de carimbos de espécies botânicas e poderão realizar diversas composições, criando seus próprios jardins. A atividade acontece de 19 a 21 de janeiro e é voltada ao público de 4 a 10 anos. As inscrições devem ser feitas pelo email: [email protected].   A Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design promove o “Tardes Líquidas – Brincadeiras de Jardim”, com brincadeiras de rodas, brincadeiras aquáticas, oficinas de desenho de plantas e atividades lúdicas que proporcionam uma vivência sensorial com a paisagem da Pampulha. A ação acontece nos dias 17, 24 e 31, das 14h às 17h. As inscrições devem ser feitas em [email protected]. Público para crianças de até 10 anos. O Museu de Arte da Pampulha promove o “Ateliê aberto no Jardim do MAP”. Crianças a partir de quatro anos são convidadas a participar de oficinas criativas baseadas nas obras em exposição permanente e no paisagismo do museu.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas