CURTAS DC MAIS | 17/03

Projeto Portinari
O escritor e professor João Candido Portinari, criador do Projeto Portinari, que tem o propósito de resgatar e difundir a obra de seu pai, o artista plástico Candido Portinari (1903-1962), é o convidado do Sempre Um Papo. O bate-papo, que tem como tema “Candido Portinari: Do Cafezal à ONU”, acontece virtualmente hoje, com transmissão às 19h, pelo YouTube do Sempre Um Papo, com mediação do jornalista Afonso Borges e tradução simultânea em libras. João Candido fala sobre duas exposições em cartaz que são fruto do trabalho do Projeto Portinari. A primeira delas, “Portinari para Todos”, é resultado de 40 anos de resgate, pesquisa e organização da obra de Candido Portinari. Com mais de 150 obras, esta é a maior exposição já feita sobre o pintor modernista. Amostra foi aberta em 5 de março e fica em cartaz até 10 de julho no MIS Experience, em São Paulo. A segunda exposição, “Portinari Ilustrador”, apresenta obras originais que revelam uma faceta pouco conhecida do artista: a de ilustrador. A exposição reúne 28 gravuras originais, de diferentes técnicas e fases da vida do artista.
“Revista Verde, de Cataguases”
No ano que o modernismo brasileiro comemora 100 anos, a Academia Mineira de Letras volta os olhares para o modernismo que aconteceu no interior de Minas Gerais. Em entrevista com o presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, o escritor Luiz Ruffato fala sobre “A Revista Verde, de Cataguases”, abordando seus integrantes, características e muito mais. O público pode conferir o evento, a partir das 11h de hoje, no canal de YouTube da AML. Luiz Ruffato compartilha com o público como foi possível que a revista Verde surgisse em Cataguases, na Zona da Mata, em 1927. Ele relembrou que a cidade, à época, já era um núcleo industrial desenvolvido, dotado de boa infraestrutura urbana e ótimas escolas. Na conversa, o escritor também aborda a relação entre os fundadores da revista e o cineasta Humberto Mauro, pioneiro do cinema brasileiro. Outro tema é a relação entre a equipe de Verde com os modernistas de Belo Horizonte, como Carlos Drummond de Andrade, e os de São Paulo, como Mário de Andrade e Alcântara Machado.
Futebol e arte
Futebol é uma das paixões da maioria dos brasileiros. E não são raras as discussões nas rodas de conversa sobre o gol mais bonito da partida. Aliás, programas especializados em esporte costumam fazer matérias com os destaques dos jogos. Sabendo disso, a campanha publicitária e de redes sociais do Sicoob para o Campeonato Mineiro 2022 envolve futebol e arte. Todo texto da campanha foi trabalhado com jargões e expressões do futebol. Com o mote “Saia do banco, venha pro Sicoob”, a ação destaca, por meio de uma landing page (https://www.sicoob.com.br/diretorio/campeonatomineiro/), os 11 motivos para fazer parte do time Sicoob. A escolha do número tem relação com os 11 jogadores que entram em campo numa partida de futebol. Para ilustrar os destaques de cada rodada, o Sicoob convidou Daniel Resende (@Daniarte). A campanha vem obtendo bons resultados, com muitas curtidas e compartilhamento das imagens produzidas pelo artista, inclusive pelos jogadores autores dos gols mais bonitos de cada rodada, que contempla seis jogos. O primeiro post da campanha atual no Instagram (@mineirosicoob) teve quase 28 mil visualizações.
Festa da Francofonia
Para celebrar a riqueza e a diversidade da língua francesa, de hoje a domingo, a Aliança Francesa leva para o Sesc Palladium a 12ª edição da Festa da Francofonia. A programação do evento é gratuita, mediante a doação de 1 litro de leite, e a retirada dos ingressos deve ser feita pelo Sympla. Neste ano, a programação foi dividida em quatro mostras de cinema compostas por curtas-metragens: My French Film Festival 22, Festival de Cinema de Animação, Mostra Sem Palavras e Contos da África. Para as mostras My French Film Festival, Festival de Cinema de Animação e Contos da África, a classificação etária é de 12 anos. Já a programação da Mostra sem Palavras é livre para todas as idades. A duração dos curtas-metragens exibidos varia de 5 a 27 minutos. A celebração da francofonia – comunidade linguística que envolve todas as pessoas que têm em comum a língua francesa – é realizada em diversos países, no mês de março.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Rosca da rainha”
A cozinha mineira é feita de afetos e memória e um bom exemplo disso é a rosca caseira. A quitanda se espalhou pelo Brasil depois que Dom Pedro II e a esposa Teresa Cristina estiveram em Minas Gerais e provaram a delícia, que ganhou o nome de “rosca da rainha”. O programa Sabor & Afeto vai longe para mostrar uma receita especial. No episódio de hoje, a cidade de Unaí, na região Noroeste de Minas, é o destaque da programação. Já em Belo Horizonte, chef Esperança ensina o preparo direto da sua cozinha. O programa ainda traz depoimentos de chefs que falam sobre o valor da culinária mineira. O Sabor & Afeto vai ao ar hoje, às 20h, pela Rede Minas e pelo site da emissora: redeminas.tv. O programa Sabor & Afeto faz parte do “Gerais+Minas”, da Rede Minas.
Ouça a rádio de Minas