Variedades

CURTAS DC MAIS | 17/05

CURTAS DC MAIS | 17/05
Crédito: Freepik

Patricia Melo no Sempre Um Papo

O Sempre Um Papo recebe Patrícia Melo, uma das mais premiadas e consagradas autoras da literatura nacional contemporânea, para o debate e lançamento de seu novo romance “Menos que um” (Ed. LeYa Brasil). Na obra, a autora escancara um Brasil invisível, assombrado pela sua história recorrente, transecular, de descaso, desigualdade e violência social. A conversa será medida por Afonso Borges e acontece hoje, às 19h, de forma on-line, com transmissão pelo YouTube do projeto. Neste romance cuja potência se agita como um tanque de um líquido inflamável submetido a grande pressão, Patrícia Melo encontrou o cerne do que somos, como indivíduos e como sociedade. E, com seu talento inquieto, sempre em transformação, tentou responder à pergunta mais humana de todas: o que existe quando o que há é menos que um?

Como ler Lygia Fagundes Telles

O “Letra em Cena. Como ler…”, programa literário do Centro Cultural Unimed-BH Minas, apresenta na edição de maio a análise da obra de Lygia Fagundes Telles (1918-2022). O curador do programa, o jornalista José Eduardo Gonçalves, conversa com escritor pernambucano Marcelino Freire, hoje, às 20h, no canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube. A leitura de textos de Lygia será feita pelo ator Odilon Esteves. Dama da literatura brasileira e a maior escritora nacional, eram alcunhas de Lygia. Advogada, romancista e contista, Lygia foi presidente da Cinemateca Brasileira e em 1977 fez parte da comissão que entregou ao ministro da Justiça o Manifesto dos intelectuais, abaixo-assinado contra a censura imposta pelo regime militar vigente no Brasil de 1964 a 1985. Lygia ocupou a cadeira nº 16 da Academia Brasileira de Letras por 35 anos, venceu os prêmios Jabuti e Camões e faz parte da terceira geração dos escritores modernistas.

Transformação digital

 Os impactos da transformação digital e o panorama e perspectivas sobre a diversidade e inclusão no mundo empresarial são alguns dos temas que a Fundação Dom Cabral (FDC) abordará em seu eixo sobre negócios, durante a Bienal Mineira do Livro, até o próximo dia 22, no BH Shopping. A programação é focada em temas como: Os impactos da transformação digital e inovação; Panorama e perspectivas acerca da diversidade e inclusão no mundo dos negócios; O motor do ESG com Heiko Spitzeck, Dalton Sardenberg e Carlos Penteado Braga; Mudanças e tendências de comportamento do consumidor e Liderança Humanizada: Qual tipo de líder fará diferença nesses momentos de incertezas, entre outros temas e convidados. A FDC convidou especialistas para debates de atualização e enriquecimento da prática empresarial entre gestores da cadeia econômica do livro: editoras, livrarias, distribuidoras e fornecedores.

Semana dos Museus

Como parte da Semana de Museus, o educativo do Memorial Vale participa do encontro “A Força dos Educativos dos Museus”, hoje, das 19h às 21h, no Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, 600, Centro. O evento é realizado entre os educativos dos museus de Belo Horizonte – Memorial Minas Gerais Vale, Muquifu, Sesi Museu de Artes e Ofícios, MM Gerdau e Espaço do Conhecimento da UFMG. O objetivo é a discussão sobre as vivências de cada espaço em tempos de pandemia e, principalmente, sobre o que faz deste setor uma força que impulsiona o Poder dos Museus. É necessário fazer inscrição prévia para ter acesso ao evento. As vagas são limitadas.

Lançamentos na área hospitalar

A Celer Biotecnologia já está com tudo pronto para a sua participação na 27ª edição da Hospitalar com estande na feira (D142), a partir de hoje e até o próximo dia 20, e talkshow gratuito amanhã para os participantes (I-62) na programação de eventos técnicos na São Paulo Expo (SP). Com 20 anos de atuação nacional, a empresa mineira atua no desenvolvimento de soluções para o setor de diagnóstico clínico humano e veterinário, e de sistemas de instrumentação e de automação laboratorial. Um dos lançamentos que estarão no estande é o Finecare Plus SE, um analisador de imunoensaio de fluorescência que permite a realização de diversos exames. Seu uso é indicado para laboratórios, prontos-socorros, ambulâncias, clínicas e UTIs. Em formato compacto, portátil e com bateria acoplada, oferece mais de 25 testes como marcadores cardíacos, inflamatórios, de coagulação metabólicos, de doenças infecciosas, renais, tumorais e ósseo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas