CURTAS DC MAIS | 17/09
Resgate no Pantanal
O Brasil acompanha com extrema comoção a destruição que o fogo tem causado na região Centro-Oeste, sobretudo, no Pantanal. De janeiro a setembro, quase 2,5 milhões de hectares foram destruídos pelas chamas, vitimando a fauna silvestre daquele bioma. O País não conta com programas federal e estaduais para o resgate de animais em incêndios florestais e essa iniciativa de salvamento e cuidado acaba ficando nas mãos de voluntários, que se mobilizam para minimizar os efeitos devastadores desse tipo de evento. O UniBH enviou no último dia 9 ao Pantanal três membros de seu Grupo de Resgate Animal, composto pelo professor do curso de medicina veterinária Aldair Woyames e por duas alunas recém-formadas pela instituição, Daniele Cristine de Oliveira Freitas e Paloma Ambrosio de Almeida.
Minas Arte em Casa
O vídeo “Os Carmins e as outras cores vivem” é uma homenagem ao poeta Oscar José Medeiros Jr feita pelo grupo Forno harmônico. Sua escrita conduz a apresentação, permeada por imagens do escritor na cidade que adotou nos últimos anos de sua vida: São João del-Rei. O poeta Oscar deixou um legado em forma de poemas escritos e áudios gravados, porém existem poucas imagens e vídeos dele, o que dá um valor ainda maior à apresentação. O Forno Harmônico é uma incubadora de projetos dedicada a auxiliar artistas, gestores, produtores culturais e agentes criativos a tirar suas ideias do papel, seus sonhos da cabeça e seus projetos “do forno”. O vídeo será exibido hoje, às 19 horas, pelo Instagram do Assembleia Cultural, pela TV Assembleia e pelo YouTube da ALMG, no projeto Minas Arte em Casa. Depois das estreias, as apresentações continuam disponíveis nas redes sociais da Casa.
Dança livre
Devido à pandemia da Covid-19, o Grupo Contemporâneo de Dança Livre precisou adequar, para a versão on-line, a realização dos encontros para exibição das vídeos dança selecionadas pela mostra “Move Concreto! Vídeo dança pela cidade”, que antes ocorreria presencialmente, em cinco Centros Culturais de Belo Horizonte. Até 4 de outubro, sempre às quintas-feiras e sábados, às 18 horas, vão acontecer bate-papos com os artistas dos trabalhos selecionados pela convocatória. Serão cinco encontros virtuais onde serão discutidos os processos de criação das obras e suas relações entre corpo, vídeo e espaço público. As conversas serão exibidas ao vivo pelo canal do youtube do grupo, com acesso em libras. Toda a programação é gratuita.
Cultura virtual
Criado para apoiar a classe artística, tão afetada pelo distanciamento social, o “Viva! Festival Sesc de Cultura Virtual 2020” chega à sua segunda edição nesta semana. As apresentações dos músicos Makely kA e Marcelo Veronez serão exibidas hoje a partir das 20 horas, no Youtube do Sesc em Minas e nos perfis de Youtube dos artistas. Além de contribuir para que a classe artística continue atuando, o “Viva!” também busca promover o encontro de linguagens e gerações por meio de apresentações e performances inéditas, valorizando todo o poder da cultura para trazer vida, principalmente no momento que vivemos. As atrações se apresentam no Sesc Palladium, observando sempre todos os protocolos de prevenção contra o novo coronavírus.
Televisão brasileira
No dia em que a televisão brasileira completa 70 anos, o Opinião Minas traz entrevista com o jornalista e professor Eugênio Bucci. Na gravação, ele fala como a pandemia da Covid-19 provocou transformações nessa importante mídia e o futuro da televisão no Brasil. O programa, comandado pela jornalista Érica Vieira, vai ao ar amanhã, às 20h15, pela Rede Minas. O público também pode conferir a atração, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.
Ouça a rádio de Minas