Variedades

CURTAS DC MAIS | 17/12 a 19/12

CURTAS DC MAIS | 17/12 a 19/12
Crédito: Freepik

Cinco décadas do Clube da Esquina

O ano se encerra com uma última homenagem ao cinquentenário do Clube da Esquina, com um encontro de irmãos no palco. Neste sábado (17), às 18h, um dos fundadores do clube, Lô Borges, canta ao lado de seu irmão mais novo, Telo, a rapa do tacho do grupo. O show gratuito vai acontecer na Barragem Santa Lúcia e promete emocionar os amantes do Clube da Esquina, relembrando o início de tudo. “Finalizar o ano assim é um presente para o público, mas talvez ainda maior para nós. Reviver os grandes momentos ao lado de pessoas tão queridas e de Telo, que é essencial na minha vida musical, espiritual e afetiva, vai ser mais um grande êxito na nossa trajetória!” comenta Lô Borges emocionado. A abertura do show ficará por conta do grupo de pagode Grupo Achei Legal, com participação de Seu Domingos do Cavaco. A partir das 15h começam as atividades no palco, entre elas um Duelo de MCs.

Feira da Casa de Quadrinhos

Para os fãs da nona arte e da cultura geek, neste sábado (17) e domingo (18) ocorre a 5ª edição da Feira da Casa de Quadrinhos – CDQ CON, evento integralmente gratuito, reconhecido como uma tradição da cena cultural da capital mineira, que fecha a agenda do ano de quadrinistas e artistas gráficos, sendo uma ótima oportunidade para presentes de Natal. A feira é realizada em formato híbrido, com transmissões ao vivo e entrevistas on-line, e atividades presenciais na Escola de Design UEMG (rua Gonçalves Dias, 1.434, Lourdes) e na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21, Funcionários), marcando a reabertura do anexo da biblioteca (rua da Bahia, 1.889, Funcionários).No sábado, das 11h às 20h, e no domingo, das 10h às 18h, serão ministradas oficinas para todas as faixas etárias, bate-papos e painéis, cujas vagas são limitadas, e exibição de diversos curtas animados.

Samba de Aline Calixto

Os fãs da cantora Aline Calixto têm um encontro marcado neste domingo (18), às 18h: Aline participará da 6ª edição do Circuito Gastronômico de Vilas e Favelas, na Barragem Santa Lúcia, com um show que comemora os cinco anos do “Samba da Calixto”. O projeto, que promove uma grande roda de samba, vai contar com a participação de Júlia Rocha e Manu Dias. A entrada é gratuita. A cantora acaba de lançar, em todas as plataformas digitais, seu novo single: “Vento Bailarino” – uma regravação que faz parte do projeto Pontinhos de Amor (2021) que, nessa versão, conta com a participação especial de seu filho Maël, de três anos. “Estava pensando em fazer algo relacionado ao projeto Pontinhos e me ocorreu fazer a releitura de uma das faixas. Escolhi ‘Vento Bailarino’, música que homenageia a orixá Iansã”, conta Aline.

“Festejos na Lagoa”

A Prefeitura de Belo Horizonte e a Associação Cultural e Artística Ouro Negro realizam programação especial em comemoração aos 30 anos do primeiro equipamento cultural descentralizado da cidade, localizado dentro do parque Lagoa do Nado, no bairro Itapoã, na região Norte da Capital, que hoje abriga o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP.) Nesse domingo (18), de 10h às 16h30, o CRCP promove mais uma edição do “Festejos na Lagoa”, com roda de capoeira do Grupo Esporão (professor Peninha) e apresentação da Dóris, que canta clássicos da história do samba. A programação é gratuita e integra as comemorações dos 125 anos da capital mineira. Na década de 1980, a partir da mobilização da comunidade local, nasce o Centro Cultural Inter-Regional Lagoa do Nado (CCILN), atual CRCP Lagoa do Nado.

Mostra de cinema espanhol

Neste sábado (17) e domingo (18) o Instituto Cervantes, com o apoio da Fundação Clóvis Salgado, realiza a mostra de cinema espanhol contemporâneo. As sessões gratuitas e presenciais ocorrem a partir das 16h, no Cine Humberto Mauro (avenida Afonso Pena, 1,537, Centro). O cinema espanhol tem sido sempre um local de expressão e pesquisa para cineastas que procuram neste meio a sua melhor forma de expressão. “Desde o mundo incessante da curta-metragem até ao final das primeiras longas-metragens, há um excelente registo de histórias e personagens que descrevem a sociedade espanhola, com as suas alegrias, mas também com os seus problemas”, destaca o coordenador-geral do Instituto Cervantes de Belo Horizonte, Manuel Valenzuela. A mostra reúne quatro filmes produzidos por jovens que habitam a cena do cinema autoral da Espanha. Os interessados podem retirar os ingressos gratuitos na bilheteria do Cine Humberto Mauro uma hora antes das sessões.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas