CURTAS DC MAIS | 18/02

Escola Livre de Artes
A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura abriram as inscrições para as atividades da Escola Livre de Artes Arena da Cultura em 2021. Dando continuidade à proposta de formação artística “Escola Expandida”, iniciado no ano passado, a escola promove atividades formativas em artes e cultura exclusivamente no modelo virtual, neste período de necessário distanciamento social para o combate à pandemia da Covid-19. São oferecidas cerca de 2 mil vagas nas áreas de artes visuais, audiovisual, bastidores das artes, circo, dança, design popular, gestão e produção cultural, música, patrimônio cultural e teatro. As inscrições para as atividades virtuais são gratuitas e podem ser feitas até dois dias úteis antes da aula inaugural de cada curso. O link para inscrição e a relação de todas as atividades disponíveis, e suas respectivas datas, podem ser acessados no portal da PBH.
“Farol de Neblina”
A websérie “Farol de Neblina” terá seu terceiro episódio exibido amanhã, às 20 horas. Os episódios anteriores também estão disponíveis para ser assistidos. Na continuidade, Sofia, interpretada pela atriz Fafá Rennó, retorna à casa e, à medida que a noite avança, ela e Diego, interpretado por Leonardo Fernandes, vão deixando as resistências de lado e permitem que lembranças antigas venham à tona. Cenas difusas mostram que Sofia pode ter sofrido um grave acidente de carro. Na próxima segunda-feira, às 20h30, haverá bate-papo com o tema “Impermanência e luto”, com Bel César, psicoterapeuta da linha budista tibetana, autora de diversos livros, e Daniel Carfa, assistente de direção de Neblina. Mais um bate-papo está previsto no dia 1º de março.
“Faixa de Cinema”
O Dia Mundial da Justiça Social é comemorado no dia 20 de fevereiro. “A Faixa de Cinema”, da Rede Minas, chama a atenção para a importante data criada pelas Nações Unidas. Amanhã, às 23 horas, serão exibidos documentários que tratam de questões como habitação, dignidade e a luta da classe operária no País. São eles os curtas “A luta do povo”, do premiado diretor Renato Tapajós, e “À Margem das Torres”, de Ton Apolinário. O filme “A luta do povo” mostra os principais registros da classe operária brasileira entre 1978 a 1980. O documentário, um dos 30 títulos de Renato Tapajós, recebeu o prêmio Glauber Rocha, na Jornada Brasileira de Curta Metragem. . Os filmes também podem ser vistos, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.
“Desenho com Alimentos”
Entreter as crianças em casa pode ser um desafio. Mas, com o “Lugar de Criação”, do CCBB Educativo, fica mais fácil. Em formato digital, o público poderá acessar, a partir de amanhã, às 10 horas, a atividade “Desenho com Alimentos”. O acesso é gratuito e a atividade pode ser assistida pelo site. Inspirado no trabalho da artista Lygia Pape, que nos anos 60 desenvolveu embalagens de biscoitos que se tornaram clássicos do design brasileiro, a proposta desse Lugar de Criação é criar novos padrões de desenho, com os alimentos que são encontrados em casa. O “Lugar de Criação” busca sempre propor atividades que envolvam variadas linguagens artísticas com educação e conhecimento. Após o lançamento, a atividade permanece on-line, podendo ser acessada pelo público sempre que quiser.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Jogos de Arte”
O “Lugar de Criação”, do CCBB Educativo, traz de volta neste mês as oficinas presenciais. São diversas atividades lúdicas, voltadas para a família, envolvendo arte e educação, onde é possível se divertir e aprender. As atrações têm entrada gratuita e acontecem presencialmente aos sábados, às 15h, mediante agendamento pelo site. Os jogos são capazes de promover muito mais do que diversão, são também fonte de conhecimento. Pensando nisso, no próximo sábado, o Lugar de Criação traz a oficina “Jogos de Arte”, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.
Ouça a rádio de Minas