Variedades

CURTAS DC MAIS | 18/02 a 23/02

CURTAS DC MAIS | 18/02 a 23/02
Crédito: Freepik

Carnaval da Liberdade

Pela primeira vez, a Praça da Liberdade terá espaço para momentos de descanso, recuperação e convívio durante o Carnaval. Trata-se do Atrium da Liberdade, iniciativa que integra o programa Carnaval da Liberdade, realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado (FCS). Grupos afro são destaque da programação, ensinando consciência corporal, samba, amarração de turbante, maquiagem e pintura corporal. Mestre Jackson Nunes, um dos fundadores do Olodum, vem de Salvador mostrar a força e a história do tambor. Cozinha show com pratos da culinária mineira serão preparados ao vivo e distribuídos aos foliões. Para as crianças, o Bloquim Du Bem vai propor diversas ações  e, em parceria com o LuGar de Brincar, academia especializada em atendimento a crianças autistas, com síndrome de down, paralisia cerebral, hidrocefalia e neurotípicas ,  o Atrium da Liberdade propõe um espaço de inclusão e acolhimento para que os pequenos possam curtir o carnaval. Redes, pufes, cangas e água fresca estarão à disposição do público. Desfiles de pets fantasiados, de carros de bebê alegóricos, de pessoas da melhor idade, de drag queens e muitas outras atividades prometem alegrar os quatro dias de festa, de sábado ( 18) a terça-feira (21), com acesso gratuito, a partir das 8h.

“Me Deixe no País das Maravilhas”

Após dois anos sem folia, o bloco Me Deixe! volta a ocupar as ruas da Savassi para arrastar o público em um cortejo que promete uma experiência única de cores, dança e alegria. Com o tema “Me Deixe no País das Maravilhas”, o bloco sai da avenida Getúlio Vargas, na segunda-feira (20), a partir das 14h, para um momento fantástico na capital mineira, com direito a presença dos personagens: Alice, Chapeleiro Maluco e o exército da Rainha de Copas. O bloco, que foi criado há seis anos de uma brincadeira entre amigos, foi ganhando outras proporções, e entrou para o calendário do pré-Carnaval da cidade. Em 2023, o bloco faz seu primeiro desfile na semana oficial da festa popular. O tema, em homenagem a obra do escritor inglês Lewis Carroll, que há anos vem conquistando leitores de todas as gerações, é uma forma de levar o mundo de sonhos para a rua. “Queremos proporcionar aos foliões a alegria e a espontaneidade do Carnaval de rua, mas com muito profissionalismo e a garantia de um desfile vibrante”, comenta um dos idealizadores, João Vasques, que é um baiano de Salvador, radicado em Belo Horizonte.

Canto da Alvorada homenageia a FCS

Com o samba enredo “A saga da cultura nos 50 anos de história dessa casa que é do povo, sempre regada de memórias”, a Escola de Samba Canto da Alvorada homenageia as cinco décadas da Fundação Clóvis Salgado (FCS) no desfile de Carnaval deste ano. A agremiação leva para a avenida Afonso Pena, no centro de Belo Horizonte, um pouco da memória de um dos equipamentos culturais mais importantes do país e terá a Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA) como Comissão de Frente. O desfile acontece na terça-feira (21), a partir das 21h. A CDPA preparou uma coreografia especial para o momento, que traduz a história da companhia e incorpora a magia da dança por meio de sua criação. Além disso, o trabalho da companhia vai representar o momento em que artistas mineiros procuraram o presidente Juscelino Kubitschek, que governou o Brasil de 1956 a 1961, para que desenvolvesse um teatro que abrangesse a necessidade da arte mineira. Para atender aos apelos da classe artística, Kubitschek convidou o arquiteto Oscar Niemeyer para projetar todo o complexo.

Desfile da banda Bartucada

Criada em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, a banda Bartucada desfila na capital mineira desde 2017. Neste ano, o desfile vai acontecer na terça-feira (21). Com trio elétrico premium e banda formada por bateria de escola de samba, metais, instrumentos de corda e vocalistas, a Bartucada terá a concentração às 14h, na avenida Brasil, 1.145. A saída do bloco será às 15h, rumo ao icônico prédio do Colégio e Faculdade Arnaldo Janssen, no bairro Funcionários.  A irreverência e a versatilidade são marcas registradas da Bartucada que neste ano vai contar com Rafael Guinó, Lara Lacerda, Álvaro Ferr e Rayane Boldrini entre os vocalistas para animar a multidão. Na avenida, dezenas de instrumentistas vão levar ao público folião o som energizado das principais vertentes da musicalidade: axé, rock, pop, MPB, sertanejo, dentre outros, em ritmo de samba. No entanto, o repertório também ofertará as mais consagradas marchinhas que projetaram o Carnaval brasileiro para os quatro cantos do mundo. O desfile ainda contará com uma homenagem especial ao ícone, Mandruvá, sambista de expoente talento que faleceu em janeiro deste ano.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas