Variedades

CURTAS DC MAIS | 18/05

CURTAS DC MAIS | 18/05
Crédito: Freepik

XIV BH Soul Blues Festival

A programação do XIV BH Soul Blues Festival prossegue a todo vapor nesta semana. Hoje, a partir das 19h, o palco do festival será o XBK Rock Pub (rua Vitório Marçola, 184, Anchieta). O espaço vai sediar uma jam session com a Little Butter. A banda mineira, idealizada pelo gaitista Eduardo Sanna, tem influências nas raízes do blues e se destaca na cena musical. Além de músicas autorais, o show expõe todas as variações do blues dando ênfase ao boogie-woogie e jump blues, ritmos que deram origem ao rock’n’roll da década de 50. Na ocasião, o XBK irá criar o burguer especial, “Blues burguer” em homenagem ao festival que ficará à venda no estabelecimento durante todo o mês de maio. O BH Soul Blues Festival também vai movimentar o Museu de Artes e Ofícios (Praça Rui Barbosa, 600, Centro) em comemoração aos 100 anos do Edifício da Estação Ferroviária. Será a noite do “Winne & Beer Soul Jazz Station”. A celebração, que acontece no próximo sábado, às 19h, ficará à cargo das bandas Happy Feet Jazz Band e Thunder Blues, além do dançarino de soul Machado Brown e do DJ Alex C.

“Digitaliza Minas”

O governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo / Empresa Mineira de Comunicação (EMC) e da Secretaria de Estado da Educação, já deu a largada no “Digitaliza Minas”. O projeto garante a cobertura digital em cidades mineiras que, hoje, contam apenas com a tecnologia analógica e que não foram contempladas no programa do governo federal “Digitaliza Brasil”. A ação ainda traz inovações e reafirma o conceito de televisão pública e educativa, permitindo à Rede Minas uma multiprogramação, agregando novos canais dedicados à educação e ao conhecimento. Com isso, a programação da Rede Minas vai chegar em todos os 853 municípios do Estado apresentando novidades. O lançamento oficial do “Digitaliza Minas” será em Leopoldina, na Zona da Mata, hoje, às 18h, no Centro Cultural de Leopoldina. Nas semanas seguintes, o evento se estende para outras regiões do Estado. Neste mês, o lançamento acontece em Congonhas do Norte, na região Central, no dia 255; e Salinas, no Norte de Minas, no dia 31.

“Museus e Poder”

Como parte da Semana de Museus, o Memorial Vale oferece até 31 de maio, durante o horário de funcionamento do espaço, a ação educativa “Museus e Poder” em que o visitante é convidado a registrar as suas impressões sobre o Memorial Vale com o uso de post its, os quais posteriormente ajudarão a compor a instalação “SuperPoder dos Museus”. Pensando no museu enquanto um espaço de construção social, para inspirar os visitantes a participarem da proposta, serão utilizadas as seguintes provocações: o que significa o museu para você? Com o que mais se identificou no Memorial? Que emoções ou reflexões este museu trouxe a você? Qual o poder dos museus em sua opinião?

“Arte na Maternidade”

O Memorial Minas Gerais Vale recebe a exposição “Arte na Maternidade” como parte da programação da Semana de Museus. A mostra traz obras de três artistas visuais, mães, e de suas respectivas filhas – Luciana Brandão e Teresa, Iaci Carneiro e Cora, Lorena Barros e Flora, e resulta de uma residência artística vivida por elas, durante três meses da pandemia. Nesse período, entre agosto e outubro de 2021, foram produzidas dez obras de cada artista e cinco de cada artista filha, totalizando 45 obras, que agora vão ocupar as galerias do Memorial Vale, até o dia 3 de julho. A exposição integra o Movimento Arte na Maternidade (MAM) que surgiu a partir de questionamentos artísticos, socioeconômicos e políticos sobre o exercício da maternidade no campo artístico.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Palavra Cruzada”

Ele é um dos músicos mais queridos do País. Quando adolescente, munido de um acordeon, descobriu sua veia musical. A partir daí, Flávio Venturini revelou-se um dos mais talentosos e inquietos artistas brasileiros, trafegando com personalidade por diversos estilos musicais. Uma carreira promissora que ele mesmo é quem conta no “Palavra Cruzada”, da Rede Minas, hoje, às 20h. No programa, o público também vai saber as curiosidades da infância e juventude do artista, que antes do sucesso nos palcos se embrenhou no campo de futebol atrás do sonho de ser jogador e serviu ao Exército. A jornalista Daniela Murad conversa com o artista e faz um passeio pela vida e trajetória do belo-horizontino que integrou os grupos O Terço e 14 Bis, fez parte do movimento Clube da Esquina e segue nos palcos em carreira solo de sucesso. Também participa do bate-papo o jornalista e crítico de cinema Fábio Leite. O Palavra Cruzada com Flávio Venturini pode ser visto no mesmo horário no site da emissora redeminas.tv.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas