CURTAS DC MAIS | 18/12

Aniversário da Rede Minas
A Rede Minas completa neste ano 35 anos. A história começou nas mãos do então governador Tancredo Neves, que ousou com a criação da primeira emissora pública do Estado. Criada em 14 de agosto de 1984, teve a sua primeira transmissão no dia 8 de dezembro daquele ano. Para comemorar a data, a Rede Minas apresenta a trajetória de mais de três décadas e sua relevância para o Estado na exposição “Rede Minas 35 anos: seu lugar, seu mundo”, com abertura oficial amanhã, às 19 horas no Museu Mineiro (avenida João Pinheiro, 342, Lourdes). Na exposição, o público confere instalações interativas, documentos e equipamentos históricos e conteúdos especialmente selecionados entre as mais de 50 mil horas que fazem parte do acervo produzido pela emissora.
Obra de Dario Fo
Especialista em Teatro de Revista e na obra do escritor, dramaturgo e Nobel de Literatura, Dario Fo, a diretora Neyde Veneziano vai ministrar a palestra: “A Cena de Dario Fo: o exercício da imaginação”, hoje, às 18 horas, no CCBB (Praça da Liberdade, 450, Funcionários), com entrada gratuita e vagas limitadas. O tema da palestra dá nome a um dos livros de Neyde Veneziano, sendo o único trabalho sobre o italiano Dario Fo escrito em língua portuguesa. Na conferência, a diretora traz um olhar brasileiro sobre a obra do italiano, que ela considera “a figura contemporânea mais emblemática de um tipo de teatro que não se esquece da plateia e das causas sociais”.
“Natal Espacial”
O caos se instala em um planeta. Em meio à guerra, um ET decide olhar para o céu pelo telescópio. Para sua surpresa, avista uma invasão vermelha na Terra. É a festividade de Natal, que toma conta de quase todo aquele mundo em dezembro. A partir daí, o personagem se aventura pelas curiosidades dessa tradição. Tudo isso acontece no teatro de sombras “Natal Espacial”, no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários). Com entrada gratuita e classificação livre, a atração terá duas apresentações, na próxima sexta-feira e sábado, às 19 horas. O público fará uma viagem intergaláctica, com o extraterrestre, até achar o Papai Noel.
Lugar de Criação
O Programa CCBB Educativo busca formas de interagir com o público de maneira criativa, com conhecimento e temas importantes para todos. Em dezembro, além de atividades envolvendo o patrimônio, o Lugar de Criação também conta com oficinas que dialogam com a exposição “Man Ray em Paris”. As atrações têm entrada gratuita e acontecem aos sábados domingos e feriados das 11h às 13h e das 15h às 17h. Todo mundo já escutou a frase “história sem pé nem cabeça”, mas quem realmente já criou uma? No próximo sábado e domingo, os participantes da oficina “Desde Pequeno”, na atração “Oficina de Historietas Malucas”, terão essa oportunidade. A entrada é gratuita. O endereço é Praça da Liberdade, 450, Funcionários.
Sucesso de “Nastácia”
Baseado em Nastácia Filíppovna – heroína do clássico O Idiota, de Fiódor Dostoiévski – o espetáculo mineiro “Nastácia” é destaque nas principais premiações do teatro brasileiro. No Prêmio Shell, do Rio de Janeiro, lidera o número de indicações: direção (Miwa Yanagizawa); cenário e figurino (Ronaldo Fraga). Já no Prêmio Cesgranrio de Teatro, concorre em cinco categorias – melhor atriz (Flávia Pyramo), melhor ator (Odilon Esteves), direção (Miwa Yanagizawa), cenário e figurino (Ronaldo Fraga). Com estreia nacional realizada no CCBB Belo Horizonte em 9 de agosto, o espetáculo permaneceu 30 dias em cartaz na capital mineira com sessões esgotadas. “Nastácia” está agora em exibição no CCBB Rio de Janeiro, de quarta a domingo, às 19h30. A peça e a instalação, assinada por Ronaldo Fraga, podem ser vistos até 22 de dezembro.
Ouça a rádio de Minas