Variedades

CURTAS DC MAIS | 19/05

CURTAS DC MAIS | 19/05
Crédito: Freepik

Visita virtual mediada ao Inhotim

Espaço conhecido pelas experiências multissensoriais, o Instituto Inhotim não é apenas um local para se visitar, mas principalmente para sentir. Mas quem ainda não pode ou prefere aguardar um pouco mais para passear pelos jardins e galerias do museu a céu aberto pode aproveitar as visitas mediadas virtuais oferecidas pelo Instituto. A mais próxima visita ao Inhotim está marcada para hoje, às 16h, no Google Meet (http://inhotim.info/InhotimParaTodxs). Com o tema “Som e Sentido”, o encontro explora as possibilidades sonoras do acervo do Inhotim, seja nas obras onde o som exerce um papel fundamental para a composição dos trabalhos, ou nas paisagens naturais. Não é necessário se inscrever para a visita, mas salve o compromisso na agenda, pois as vagas são limitadas e a “sala” é bloqueada quando atinge um número máximo e confortável para o atendimento de todos os participantes.

“Desnorte”, de Bob Wolfenson

O Sempre Um Papo segue com a programação de 2021, ano de comemoração dos 35 anos do projeto, recebendo hoje, às 19h, o fotógrafo Bob Wolfenson para falar sobre o livro “Desnorte”, que reúne uma seleção de 128 fotos, incluindo retratos e registros de viagem até nus e cenas de família. O encontro terá mediação de Afonso Borges. Essa será mais uma edição do #SempreUmPapoEmCasa, com acesso gratuito e transmissão no Youtube, Instagram e Facebook do Sempre Um Papo. Desnorte” reúne uma seleção de trabalhos do artista e fotógrafo que completou, em 2021, 50 anos de carreira. Com projeto gráfico e coedição do designer Eduardo Hirama, a publicação abrange fotos de moda, polaroides, imagens extraídas de seus livros/exposições, fotos de viagens, anotações fotográficas, álbuns de família e nus femininos feitos para trabalhos comissionados.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Cinema árabe feminino

Enquanto a atenção do mundo se volta para a Palestina e Israel, no Brasil o conflito é lembrado através da arte e do olhar feminino da pernambucana Carol Almeida. A doutora em Comunicação é uma das curadoras da “Mostra de Cinema Árabe Feminino”, que acontece em versão on-line até o dia 27. Em entrevista à jornalista Bia Costa, do programa Agenda, da Rede Minas, ela fala sobre os filmes dirigidos por mulheres árabes que são exibidos no evento. No bate-papo, a programação da mostra que faz, ainda, um tributo à cineasta e repórter de guerra libanesa Jocelyne Saab, que faleceu em 2019. A “Mostra de Cinema Árabe Feminino” é uma dos destaques do programa “Agenda”, da Rede Minas. Apresentado por Mariana Lima, a atração vai ao ar hoje, às 19h10. O público também pode conferir a atração, nesse mesmo horário, através do site da emissoraredeminas.tv.

Fotografias na Casa  Fiat

Fotos antigas, camisas e bordados tecem uma ponte entre o passado e o presente na exposição virtual “Aqueles (In)visíveis”, do artista belo-horizontino Rodrigo Mogiz, selecionado no 4º Programa de Seleção da Piccola Galleria. A mostra, que tem curadoria de Marco Antonio Vieira, fica em cartaz nas plataformas digitais da Casa Fiat de Cultura até 4 de julho e integra a programação da 19ª Semana Nacional dos Museus. É composta de 19 obras, entre bordados, camisas com cores e ornamentações contemporâneas e fotografias que retratam pessoas LGBTQIA+. As fotos são trabalhadas a partir de intervenções poéticas, que  refletem sobre as relações entre palavra e imagem e propõem um olhar para a questão da visibilidade ou invisibilidade das diversidades afetivas e identidades sexuais e de gênero.

Mapas e plantas

Desenhar mapas e traçar plantas baixas são exercícios cartográficos muito presentes no processo de criação e documentação da artista Sara Lana. Ela vai abordar a técnica no projeto “Processos Compartilhados Mapas e Plantas: a cartografia como ferramenta auxiliar no processo artístico” do Programa CCBB Educativo. A transmissão ocorrerá ao vivo hoje, às 14h,  pela plataforma Zoom e é necessário se inscrever pelo site www.ccbbeducativo.com.br . A participação é gratuita. O pensamento especializado acompanha os trabalhos da artista, tendo eles como suporte final o desenho, o som ou uma instalação multimídia. Nesse encontro será compartilhado com os participantes como esse pensamento pode amparar um processo artístico e apresentar ferramentas para implementar mapas colaborativos virtualmente. Sara Lana é uma artista e desenvolvedora brasileira de 33 anos. Nascida em Belo Horizonte, estudou matemática e engenharia elétrica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas